(Parte 1 de 4)

VITÓRIA DA CONQUISTA - BA. MAIO - 2010.

Trabalho de Conclusão de Curso

apresentado à Faculdade Independente do Nordeste – Fainor como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração.

Prof. orientador: Francisco dos Santos Carvalho.

VITÓRIA DA CONQUISTA - BA. MAIO - 2010.

Dedico este artigo a duas pessoas: Ariosvaldo (in memorian) e Rosalina, pois em momento algum mediram esforços para a concretização do meu sonho, me guiaram pelo caminho correto, ensinou optar dentre as alternativas por aquela que fosse a melhor, mostrando que a honestidade e o respeito são essenciais à sobrevivência humana e que viver é também está preparado para situações difíceis. A Vocês, exemplos de amor, coragem, garra, determinação e persistência, que tenho a honra de chamá-los de PAI e MÃE, meu Obrigado.

A Deus nosso pai criador pelo dom da vida renovado a cada provação que se apresenta e nos sonhos concretizados, pela constante presença em minha vida iluminando e ajudando a nunca desistir diante das dificuldades.

Aos meus pais, por todo amor, dedicação, educação, confiança e paciência nesta etapa crucial de minha vida, minha eterna gratidão.

Aos meus irmãos Arievalter e Graciene, mostrando que ser irmão significa, além da convivência mútua, é também estarmos unidos pelos eternos laços de amor.

Aos meus Avós, que também fazem parte dessa trajetória, obrigado pelo apoio carinho e incentivo ao longo desses anos.

À Sandy, minha namorada, pelo amor , carinho, companheirismo, compreensão e por ser uma verdadeira amiga em todos os momentos que passamos juntos.

Aos amigos e colegas, pouco tempo talvez para escrever uma história, mas muito para preencher mais um capítulo da minha existência, a vocês em especial (Nilson, Mary e Vastí), pelos vários momentos de discussões e debates que proporcionaram aprendizagem e crescimento e também pelos momentos de resenhas.

Ao meu orientador professor Francisco Carvalho, que me acompanhou nesta trajetória e esteve sempre disponível e disposto em ajudar.

A todos os professores da Fainor, pela sabedoria e conhecimentos que foram elucidados ao longo do curso e por serem verdadeiros facilitadores do conhecimento.

Enfim a todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram na concretização deste trabalho, dedico com carinho meus sinceros e profundos agradecimentos.

Logística no segmento de transportes: O caso da Transportadora Central

Adalberto Rodrigues Meira1

Francisco dos Santos Carvalho 2 RESUMO

As investigações sobre o processo de logística tem sido motivo de inúmeras pesquisas no cenário nacional, abrangendo principalmente as grandes e médias empresas. Este artigo teve como objetivo estudar como a Transportadora Central desenvolve práticas de logística na unidade de Vitória da Conquista. Foi realizado um estudo de caso com abordagem qualitativa e quantitativa, mediante utilizada de pesquisa exploratória. Os principais instrumentos para coleta de dados foram as entrevistas, as observações diretas e indiretas, as análises de documentos e processos de trabalho no período de fevereiro a maio do ano de 2010. Os resultados da investigação mostram que a organização vem desenvolvendo esforços continuados melhoria dos processos de logística. A pesquisa mostrou uma série de atributos e variáveis positivas e evidenciando a importância de planejar as funções e tarefas, de trabalhar com foco no cliente, no aperfeiçoamento dos recursos humanos, financeiros, tecnológicos visando a maximização dos resultados para todos aqueles que direta ou indiretamente necessita das transportadoras.

Palavras-chave: Administração de materiais. Distribuição. Qualidade em serviços. Processos de trabalhos. Transporte de cargas.

Investigations on the logistics process has been the subject of numerous studies on the national scene, comprising mainly medium and large enterprises. This article aims to study how the practice develops Carrier central logistics unit in Vitória da Conquista. We conducted a case study with qualitative and quantitative approach, used by exploratory research. The main instruments for data collection were interviews, direct observations and indirect, the analysis of documents and work processes in the period from February to May of 2010. Research results show that the organization has been making efforts continued improvement of logistics processes. The survey showed a number of positive attributes and variables and highlighting the importance of planning functions and tasks, working with customer focus, improving human resources, financial, technological order to maximize results for all those who directly or indirectly needs the carrier.

Key words: Materials management. Distribution. Service work processes. Cargo transportation.

_ 1 Graduando em Administração pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). E- mail: adalberto.admf@gmail.com 2 Professor-orientador, Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). E-mail: franciscoscarvalho@yahoo.com.br

1 INTRODUÇÃO7
2 REVISÃO DA LITERATURA9
3 METODOLOGIA14

SUMÁRIO 4 LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO DA TRASNPORTADORA CENTRAL 15 5 RESULTADOS E DISCUSSÕES 20 6 CONCLUSÃO 25 REFERÊNCIAS 26

APÊNDICE 27

1 INTRODUÇÃO

Atualmente a logística é um setor a ser considerado e tão importante tanto quanto as áreas de marketing, finanças e produção. Pois, é através da logística que os produtos e serviços chegam até os clientes finais, sendo o transporte responsável por fazer um elo entre toda a cadeia de valor de uma organização, interligando o fornecedor do fornecedor à empresa e o cliente do cliente da organização. O conceito de logística perpassa a movimentação e armazenagem de mercadorias uma vez que é de grande necessidade um gerenciamento coordenado das atividades relacionadas, em vez de praticadas separadamente, pois a logística agrega valor aos produtos e aos serviços tornando a organização mais competitiva no mercado onde atua.

Com o advento da globalização, a concorrência deixa de ser local e passa a ser global. Isso significa que as empresas transportadoras devem repensar suas práticas e processos logísticos com a finalidade de buscar sempre a melhoria, no entanto, somente a busca por melhorias não vai dar garantias de torná-la uma organização competitiva. Faz-se necessário adotar o diferencial competitivo através da fidelização do cliente interno e externo, sob a perspectiva de desenvolver e manter um relacionamento duradouro reinventando e inovando sempre a forma de coletar, armazenar, movimentar e distribuir os produtos e serviços da melhor maneira possível.

A logística é capaz de entregar satisfação e comodidade aos clientes na hora certa e no momento certo, pois já existem diversas ferramentas de gerenciamento baseadas em Tecnologias de Informações que proporcionam para as empresas a otimização de contratos, planejamentos das rotas e das cargas, consolidação de fretes e a escolha da modalidade.

A problematização do artigo gira em torno do questionamento, qual a importância do gerenciamento logístico da empresa e suas conseqüências em termos de competitividade?

O objetivo geral do artigo é estudar o processo de logística da empresa

Transportadora Central e sua importância no contexto da organização. Os objetivos específicos são compreender a logística e processos praticados pela transportadora, relatando a importância de um gerenciamento eficiente e suas conseqüências, enfatizando os benefícios que a empresa e seus clientes adquirem quando a administração de matérias é realizada de forma eficiente eficaz e efetiva.

Estudos mostram que empresas de sucesso são as que distribuem as mercadorias de maneira que satisfaz seus clientes. Uma vez que a transportadora realiza suas atividades de forma eficiente, os consumidores percebem a qualidade nos serviços prestados e os preços quando mal praticados gera insatisfação aos clientes.

É de fundamental importância enfatizar a logística e mostrar a necessidade que as organizações possuem em realizar um gerenciamento de forma adequada da cadeia de suprimentos e principalmente da área de logística. A efetividade da logística tem grande impacto tanto sobre a satisfação do cliente quanto sobre os custos da empresa.

O que enfoca com mais veemência a importância desse projeto, como forma de alavancar o desenvolvimento da empresa em estudo.

A escolha em elaborar essa pesquisa se deve ao fato de as empresas estarem dando ênfase à logística por diversas razões, como por exemplo: O atendimento e a satisfação do cliente se tornar fundamental na estratégia de mercado; a distribuição ser um elemento importante no atendimento ao cliente onde cada vez mais as empresas estão descobrindo que podem atrair e manter clientes oferecendo a eles melhor atendimento ou preços mais baixos por meio da eficiência do gerenciamento da logística.

A logística empresarial investiga como a administração pode propiciar um melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos consumidores e clientes, através de planejamento, organização e controles efetivos das atividades de coleta, armazenamento, movimentação e expedição de forma que facilite o fluxo dos produtos e proporcione agilidades nas demais atividades pertinentes à logística.

Os motivos que foram levados em consideração na realização deste artigo foram, dentre outros diversos, a sua importância e a afinidade com o tema, uma vez que o mesmo trará grande relevância e benefícios para a organização em estudo. Considerando-se o acima exposto, justifica-se a realização deste trabalho que vai agregar valor e melhorias para a empresa.

Dada a sua relevância e importância é necessário ressaltar os benefícios que serão proporcionados para a sociedade, pois sendo a empresa uma prestadora de serviços à sociedade e obtendo melhorias em seus processos, também a comunidade será beneficiada com serviços eficientes, baratos e de qualidade, justificando assim a sua elaboração. Este artigo encontra-se estruturado em outras quatro seções, onde serão tratadas a revisão da literatura, metodologia, logística e distribuição da transportadora e resultados e discussões, para uma melhor elucidação do tema em estudo.

2 REVISÃO DA LITERATURA

Esta seção trata da revisão da literatura abordando diversos autores e assuntos que falam da logística de trasnporte de mercadorias, dando corpo ao trabalho e enfatizando os aspectos mais relevantes do estudo em questão, onde será dividida em tópicos.

2.1 A missão do gerenciamento logístico

Para Christopher (2007), a missão do gerenciamento logístico é “planejar e coordenar todas as atividades necessárias para atingir os níveis desejados de qualidade e de serviços prestados ao menor custo possível”. Dessa forma a logística deve ser vista como processo de grande importância para a organização e procurar integrar essa área com as demais.

No ambiente de competitividade, há uma grande necessidade das empresas realizarem um gerenciamento de logística adequado, quando uma organização possui eficiência e eficácia na gestão das suas atividades, obtém resultados favoráveis na conquista dos objetivos oferecendo produtos e serviços de qualidade para a sociedade a um preço acessível a todos.

O gerenciamento logístico, do ponto de vista sistêmico, é o meio pelo qual as necessidades dos clientes são satisfeitas mediante a coordenação dos fluxos de materias e de informações que se estendem do mercado, passando pela empresa e suas operações até os fornecedores. (CHRISTOPHER, 2007, p. 14).

Com a integração da cadeia de suprimentos a empresa terá grandes possibilidades de alavancar suas vendas de produtos e serviços. Assim, a logística é basicamente um conceito integrativo que procura desenvolver uma visão da empresa como amplo sistema que interage com o meio criando uma estrutura na qual as necessidades do mercado consumidor são traduzidos em estratégias competitivas. No contexto organizacional, as empresas estão sempre em busca de novas ferramentas que possam contribuir e auxiliar os administradores no gerenciamento das atividades organizacionais.

2.2 Logística como diferencial competitivo

Para atender as necessidades do mercado consumidor, o marketing vem ampliando suas expectativas e buscando novas respostas frente a um mercado consumidor em crescimento. Dentre as várias alternativas, a logística vêm se mostrando como fator vital para a competitividade e diferenciação entre as empresas que buscam sucesso, visando sempre o bom atendimento aos seus consumidores.

Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes (CARVALHO, 2002, p. 31).

Unruh (1998) preconiza que "o serviço ao cliente tornou-se um fator de diferenciação competitiva tão importante que deixou de ser responsabilidade exclusiva de um pequeno grupo de pessoas para ser uma responsabilidade de toda a empresa". Esse também é um conceito utilizado em qualidade, pois é de responsabilidade de toda a organização oferecer qualidade dos produtos e serviços aos clientes e não apenas de um único departamento, devendo haver sempre uma interação com todos os outros setores. Assim há uma necessidade de interatividade entre todos os setores e pessoas da empresa, já que as partes isoladas não apresentariam resultados positivos, uma vez que a soma das partes forma um todo comum em busca de um mesmo objetivo, assumindo dessa forma o conceito de sistema.

Muitas das organizações bem-sucedidas oferecem valor e custo baixo aos seus clientes através de uma excelente política de logística.

(Parte 1 de 4)

Comentários