Trava Elétrica na Tampa Traseira

Custo aproximado: 45 reais.Material necessário:1) Marca do produto: DNICódigo do produto: 2020Nome do produto: Motor para trava-elétricaCaracterísticas: Motor para trava elétrica de portas com 2 fios (escravas) + ferragens.2) Capa de fio: 4.00 mm²Origem: Fio para áudio polarizado 2x4.00mm²3) EsponjasOrigem: protetora de placa-mãe (computador cor-de-rosa), ou outra mais fácil de encontrar.4) Fio polarizado: 5 metros5) Fita isolante6) Serra7) Silicone em spray8) Chave de fenda e/ou Philips9) Alicate de corte10) EstiletePASSOS:1°) Identificar fios da trava:Se você já sabe quais são, passe para o próximo passo.Primeiro, você abre a lateral da porta do motorista, mais precisamente a parte aonde vai o alto-falante, vulgo porta-mapas. Após retirado, levante o plástico de proteção contra poeira que existe no interior da porta, e procure pela trava da porta (figura 01). Após isso ache os fios dela (figuras 02 e 03).

 

A figura 03 representa uma trava elétrica escrava, apenas com 2 fios, e a figura 02, conseqüentemente representa uma trava elétrica mestre com 5 fios, divididos em dois terminais. O terminal que nos interessa, é o menor, que não está marcado. Nele é que vamos ligar os dois fios da trava escrava.Após identificar os fios, com suas respectivas cores (muito importante), temos que achar aonde vão os fios (algo perto da caixa de fusíveis). Daí só depende de você, é de seu interesse.Quem é quem nos dois fios não importa no momento, pois se estiverem invertidos a trava escrava vai funcionar ao contrário das outras, ou seja, quando travar as portas ela ficará estática (se estiver encolhida como a da figura 03), ou no caso da ligação correta, ela vai funcionar corretamente e igualmente como as das portas.2°) Abrir a proteção da tampa do porta-malas:Dica: Nesta proteção, tem apenas dois parafusos. Eles estão localizados nas presilhas aonde se encaixa os elásticos da tampa. Os outros são todos de pressão.3°) Verificar e identificar o sistema de fechamento da maçaneta do porta-malas:Dica: Com a tampa aberta, se posicione abaixo da mesma, e com uma mão, acione o botão da fechadura, repare no seu funcionamento. Agora trave o botão como se fosse fechar a tampa. Repare novamente no seu funcionamento. Se você tiver boa percepção, o conjunto tem um formato igual ao de uma pizza sem um ou dois pedaços, ou melhor do mesmo tipo do come-come (pacman para quem se lembra). Esse disco (pacman), quando acionamos o botão de aberta, se desloca para cima e para baixo. Ele passa por um orifício (figura 04).

Neste ponto, é de fundamental importância você ter se dado conta, e principalmente ter achado esse orifício, pois é ele que vamos usar para instalar a trava elétrica.4°) Adaptando a trava:Aqui começa a se concretizar a adaptação.

Na figura 05 temos o “kit” da trava elétrica escrava. Nele podemos notar, o motor escravo, uma haste em forma de arame, uma haste chata e cheia de orifícios ovalados e um pacote cheio de parafusos e afins.Na haste cheia de orifícios, eu, passei fita isolante para evitar contato ferro com ferro. Após isso, passar o estilete, rompendo os orifícios ovalados aonde vão passar os parafusos. Feito isso, prendemos ela nos dois orifícios abertos (original) à direita da fechadura. Fixe-as fortemente, para isso utilizei parafusos, arruelas de pressão e afins. Agora é hora de medir e verificar a posição do motor escravo. Introduza a haste fina na ponta do motor escravo, e olhe que vai faltar espaço para instalar o motor. Para isso devemos efetuar um corte na haste. Mais ou menos como mostrado na figura 05. O motor escravo tem que estar no seu estado travado, ou seja, sua coifa encolhida.Você pode colocar a haste do orifício, e efetuar o primeiro corte do tamanho que passa completamente para a onde passa o “canhão” da fechadura. O próximo corte você deve utilizar seu bom senso, o olhometro, e fazer com que a haste fique quase entrando dentro desse espaço do “canhão” (figura 06).

Dica importante: após cortar tente lixar e alisar a parte cortada.Agora devemos fazer com que ela não fique ocasionando baralhos indesejados. Então pegamos um pedaço do fio de 4mm² (figura 07) e com o uso de um silicone em spray (passado é claro na haste) e encapamos a haste. Fica muito bom, se feito direito.

Após a haste cortada e encapada, devemos prender o motor escravo. Faça como achar melhor. Depois de preso, é necessário colocar algumas esponjas para que ele não fique “balançando” dentro da tampa. É conveniente colocar esponja no motor do lado da lata da tampa, e do lado que fica para o lado de acabamento. Utilize fita isolante ou outro material que ajude a prender as esponjas.5°) Passando o fio:É agora que o bixo pega!Desencaixe (dos dois lados) a “coifa” por onde passa o chicote da tampa. Pegue um fio polarizado, medindo 5 metros (peça na hora de comprar a trava escrava, o vendedor vai lhe vender um apropriado para o caso), passe dentro tampa. Tentei se cima para baixo (com a tampa aberta). Não fui feliz. Então, coloque aonde vai a “coifa”, empurre bastante, e cuide quando sair na parte superior. Depois puxe, o tamanho necessário para ir até o motor escravo.A outra ponta, você passa por dentro da coifa, e depois seguindo em direção para o interior do carro. Retire a proteção que dá acesso à sinaleira, retire até as lâmpadas do lugar. Pois fica mais fácil o acesso por onde o fio vai passar. Achado o fio, agora é só um passando por dentro do carro. Faça do seu jeito! Fica melhor do que qualquer dica! A única coisa que será necessária é a retirada, da parte inferior, da borracha da porta. Passe o fio, e chegue até aonde você encontrou os dois fios da sua trava de porta. 6°) Unindo os fios:Una os fios, sem medo. Primeiro os da sua trava de porta, e depois os da trava escrava na mala.Teste para ver se estão funcionando perfeitamente. Pode ocorrer que quando travar as portas, a trava escrava não funcione, e quando destravar ela funcione. Cuide para ver se ela estava com a sua coifa encolhida. Se isso tudo acontecer é porque os fios ficaram invertidos. Mas, não se desespere!!! É fácil! Basta inverter os fios na trava escrava, ou aonde na outra ponta que você uniu os fios. Não inverta nos dois casos!!! É um ou outro! Se inverter os dois, vai continuar do mesmo jeito que estava! 7°) Fechando tudo:Neste passo tem que estar tudo sendo travado. Se você não conseguiu, tente novamente, ou procure alguém que entenda de trava, e leve este pequeno manual de instalação.Escrito por Julio Borba

Comentários