MISSÃO , VISÃO E VALORES 1

1-CONSIDERAÇÕES GERAIS:

Acompanhando essas premissas utilizadas que de certa forma poderiam em muito serem melhoradas estrategicamente, pois determinadas vezes não possuem qualquer estabelecimento com os objetivos. Portanto por vezes nada implementa com tais objetivos com as missões e visões propostos pelas empresas, muitos empresários não compreendem sua real importância para a organização. Seus funcionários e os próprios proprietários não sabem para onde e como a organização está indo. Estabelecer esses fatores em uma organização é direcionar um caminho a seguir e uma aspiração a alcançar.

1-CONCEITUAÇÕES:

Segundo Porto (2008), as maiorias das organizações ainda tratam de missão e visão como palavras sinônimas. Neste contexto ainda vimos que as organizações confundem o sentido de cada uma dessas premissas.

É uma afirmação de desígnios amplos e duradouros , que individualiza e distingue a RAZÃO de SER da empresa em relação as outras.

Caracterização de algumas perguntas que podemos fazer para realizar o texto da Missão :

•Onde estamos/O que somos?/Qual é o nosso negócio? •Onde queremos chegar/O que desejamos vir a ser? /Para onde caminhamos? •O que é preciso fazer para chegar lá?

Para Andrade (2002) a missão de uma organização dever definida para satisfazer alguma necessidade do ambiente externo e não simplesmente em oferecer um serviço ou produto. Isso mostra a importância de responder as perguntas que direcionam o que queremos na missão Empresarial.

Andrade (2002), também define que visão de uma organização dever ser a situação futura desejada a longo prazo, dever ser uma meta ambiciosa, e servir como um guia para a definição dos objetivos e a realização da missão. O futuro deve ser repensado a todo o momento em uma visão, devido aos avanços tecnológicos.

1.3- DEFINIÇÃO DA VISÃO

Para Porto (2008), visão deve estar alinhada como os valores centrais da organização. Ou seja, são os princípios essenciais e duradouros da organização. A organização precisa voltar seus olhos para dentro da própria organização para definir a visão, portanto um observador externo não pode considerar como certo ou errado a visão desta organização respondida. A definição da visão deve ser algo indicador do que realmente queremos alinhadas aos objetivos estratégicos da empresa.

1.4- IDENTIFICAÇÃO DA MISSÃO

Para Andrade (2002), antes de definir a missão da empresa é necessário analisar as necessidades dos consumidores, seus desejos, e os produtos que serão oferecidos para satisfazer essas necessidades. A missão dever estar orientada para o exterior da organização, nas necessidades da sociedade e dos seus indivíduos.

2-VALORES

O aspecto mais diretivo e o que mais orienta como as pessoas devem se comportar na organização. É um aspecto da liderança, muito contestado e explanado, quase nunca tem a compreensão dos colaboradores e o mais fatal, raramente aplicado com propriedade.

2,1- Valores

Valores são princípios, ou crenças, que servem de direcionamento ou critério, para os comportamentos, atitudes e deliberação de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e no afã dos seus objetivos, estejam em união com a execução da Missão, na direção da Visão.

2.2- Os valores também podem ser vistos como um conjunto de crenças, ou princípios, que:

- Direcionem o entendimento e a participação das pessoas no desenvolvimento da Missão, Visão e dos próprios Valores; - definem e facilitam a articulação da Missão, Visão e Valores;

- Promovem o comprometimento entre os colaboradores;

- facilitam o comprometimento dos empregados com o mercado competitivo, e.

- facilitam o comprometimento dos colaboradores com a comunidade e a sociedade.

A orientação de cada valor frente aos funcionários sucinta. Os valores são inegociáveis, e os mais perenes de uma empresa.

A união de valores deve conceituar o correto da regra do jogo, em relação a comportamentos e atitudes.

- Como os empregados devem se portar, quando estão sozinhos? - Como ocorre o relacionamento humano na organização?

- Como os empregados se relacionam com os clientes?

- Como a empresa trata seus clientes?

- Como a empresa faz negócios?

- Como nos relacionamos com a comunidade?

- Qual seria a responsabilidade frente à sociedade?

- Quais os valores, crenças ou princípios são importantes para a empresa?

2.3-Objetivos dos Valores

- Definir as normas básicas que dirigem os comportamentos e atitudes de todos empregados. - São alternativas para que, executando a Missão, alcancemos a Visão.

- São o arcabouço, o estofo moral e ético da organização.

As formulações de Visão, Missão e Valores, em relação ao objetivo estratégico empresarial e de suma importância. Cabe a nós como Administradores repensar que esses elementos não são somente necessários para falarmos que existem na empresa, e sim fazer o uso correto dos mesmos e avaliarmos continuamente o direcionamento que a nossa organização dispõe dentro do mercado competitivo e atitude devemos tomar frente ao entendimento de nossos colaboradores.

Muitos gestores pensam será que a minha empresa precisa realmente dessas metas, porém essas premissas podem ajudar os funcionários a direcionarem melhores seus caminhos além de começarem a entender o que realmente a empresa precisa e o que os mesmos podem realizar para a construção de uma dinâmica de trabalho com excelência.

ANDRADE, Arnaldo Rosa. Planejamento Estratégico: Formulação, Implementação e Controle. Blumenau, 2002. 30 f. Trabalho de Administração – Curso Administração, Fundação Universitária de Blumenau (FURB).

PORTO, Marcelo Antoniazzi. Missão e Visão organizacional: orientação para a sua concepção.

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