Introdução à bioética

Introdução à bioética

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INTRODUÇÃO À BIOÉTICA An Introduction to bioethics

Volnei Garrafa 1

GARRAFA, Volnei . Introdução à Bioética - An Introduction to bioethics. Revista do Hospital Universitário Ufma, São Luís - MA, v. 6, n. 2, p. 9-13, 2005.

RESUMO: O artigo apresenta uma visão geral da bioética, incluindo breve histórico crítico do seu desenvolvimento até o início do século XXI. Interpreta a bioética como ética aplicada, introduzindo os referenciais epistemológicos da disciplina e relacionados com as situações ou problemas concretos constatados nos países periféricos do mundo, especialmente da América Latina e Caribe. Sistematiza a temática bioética em dois grandes campos historicamente considerados: bioética das situações emergentes (novas) e bioética das situações persistentes (antigas, recorrentes). Reforça a crítica à não universalização dos princípios tradicionais da bioética, defendendo a contextualização das diferentes situações ou conflitos a serem estudados, às suas respectivas realidades culturais, sociais, políticas, religiosas, de preferência sexual, etc.

Situações Emergentes e Situações Persistentes

Descritores: Bioética, Histórico, Ética Aplicada, Estatuto Epistemológico,

ABSTRACT: The article presents a general vision of bioethics, including brief critical historical aspects of its development up to the beginning of the 21st .

century. It interprets bioethics as applied ethics, introducing the epistemological references of the subject and those related to concrete situations or problems that are verified in peripheral countries of the world, especially of Latin America and Caribbean. It systematizes bioethical issues in two great fields that are historically considered: bioethics of emergent situations (new ones) and bioethics of persistent situations (old, recurrent ones). The paper reinforces the criticism to the non universality of bioethical traditional principles, defending that the different situations or conflicts to be analyzed must be considered according to their respective context, in terms of cultural, social, political, religious, sexual realities, etc.

Key words: Bioethics, Historical Aspects, Applied Ethics, Epistemological Statute, Emergent Situations and Persistent Situations.

Introdução 1 Professor titular e coordenador da Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília.

Todo conhecimento novo - seja ele científico, filosófico, jurídico ou social - gera grandes discussões com relação à definição dos seus limites teóricos, objetivos, linhas de trabalho e ação. Com a bioética as coisas não aconteceram de modo diferente. Apesar de significar um estímulo ao pluralismo e à tolerância, a definição de normas e comportamentos válidos para sua prática requer o confronto das variadas tendências e exigências.

A bioética surgiu concretamente no início dos anos 1970, a partir dos

Estados Unidos, tendo imediatamente se irradiado para a Europa e, em seguida, para o restante do mundo. Sua conotação original se relacionava com uma questão de ética global, ou seja, com a preocupação ética de preservação futura do planeta, a partir da constatação de que algumas novas descobertas e suas aplicações, ao invés de trazer benefícios para a espécie humana e para o futuro da humanidade, passaram a originar preocupações e até mesmo destruição do meio ambiente, da biodiversidade e do próprio ecossistema terrestre, podendo ocasionar danos irreparáveis ao planeta e às formas de vida nele existentes.

Breve histórico

O neologismo bioética tornou-se internacionalmente reconhecido a partir de uma publicação do cancerologista estadunidense Van Rensselaer Potter1. Anteriormente, no início do século X, essa mesma palavra já havia sido mencionada por outros autores, mas pela sua imprecisão conceitual inicial fora vítima de críticas e comentários pouco lisonjeiros.

O filósofo e bioeticista italiano Maurizio Mori considera que o renascimento da ética aplicada, aliado ao novo interesse pela moralidade do tratamento dispensado aos animais e pelos problemas da ética normativa em geral, constitui um dos aspectos mais significativos da reflexão cultural dos últimos anos: “Nesse sentido, os anos 70 parecem constituir um daqueles períodos históricos nos quais nasce alguma coisa de novo e a história se encontra diante de uma encruzilhada que pode levar a mudanças significativas” 2 .

Segundo a Encyclopedia of Bioethics, a bioética abarca a ética médica, mas não se limita a ela, estendendo-se muito além dos limites tradicionais que tratam dos problemas deontológicos que decorrem das relações entre os profissionais de saúde e seus pacientes 3 . Apesar da conceitualização da jovem bioética ainda estar

exemplo

em constante evolução, está claro que ela não significa apenas uma moral do bem e do mal ou um saber universitário a ser transmitido e aplicado diretamente na realidade concreta, como as ciências biomédicas, jurídicas ou sociais, por

O desenvolvimento histórico da bioética pode ser estabelecido com base em quatro “etapas” ou “momentos” bem determinados: 1. A etapa de fundação, relacionada com os anos 1970, quando os primeiros autores que sobre ela se debruçaram, estabeleceram suas bases conceituais; 2. A etapa de expansão e consolidação, relacionada com a década de 80, quando se expandiu por todos os continentes por meio de eventos, livros e revistas científicas especializadas, principalmente a partir do estabelecimento dos quatro princípios bioéticos básicos, sobre os quais falarei mais adiante; 3. A etapa de revisão crítica e que compreende o período posterior aos anos 1990 até o início de 2005, e que se caracteriza por dois movimentos: a) o surgimento de críticas ao “principialismo” (ou seja, a corrente estadunidense baseada em “princípios” pretensamente universais), com conseqüente ampliação do seu campo de atuação a partir da constatação da existência de “diferenças” entre os diversos atores sociais e culturas, espaço onde movimentos emergentes como o feminismo e de defesa dos negros e homossexuais, entre outros, adquiriram grande importância; b) a necessidade de se enfrentar de modo ético e concreto as questões sanitárias mais básicas, como a eqüidade no atendimento sanitário e a universalidade do acesso das pessoas aos benefícios do desenvolvimento científico e tecnológico. Esta última questão, extremamente atual, diz respeito à ética da responsabilidade pública do Estado frente aos cidadãos, no que se refere à priorização, alocação, distribuição e controle de recursos financeiros direcionados às ações de saúde; 4. A etapa de ampliação conceitual, que se caracteriza após a homologação, em 10 de outubro de 2005, em Paris, da Declaração Universal de Bioética e Direitos

Humanos da UNESCO, a qual, além de confirmar o caráter pluralista e multi-intertransdisciplinar da bioética, amplia definitivamente sua agenda para além da temática biomédica-biotecnológica, para os campos social e ambiental 4.

O pluralismo dos valores, a responsabilidade individual e pública, assim como o tema da tolerância - entre outros indicadores essenciais para uma nova abordagem ética, além do que chamo de “os quatro ‘P’s necessários a uma prática ética responsável” (prevenção, proteção, precaução e prudência) - são necessários, mas não suficientes, pois podem favorecer procedimentos que respeitem todos os pontos de vista, porém, com relação ao conteúdo, torna-se indispensável a introdução de outros referenciais, critérios e princípios. Neste sentido, embora recebendo críticas, principalmente de pesquisadores latino-americanos e de alguns europeus, os investigadores estadunidenses vêm trabalhando a bioética a partir exclusivamente dos quatro princípios tradicionais: autonomia, beneficência, não maleficência e justiça. A teoria principialista, criada por Tom Beauchamp e James Childress a partir do conhecido “Relatório Belmont” e explicitada no livro Principles of Biomedical Ethics, publicado inicialmente em 1979, tomou como fundamento esses quatro princípios básicos 5 , os quais seriam uma espécie de mantra, um instrumento acessível e prático para análise dos conflitos surgidos no campo bioético. Como este contexto foi produzido a partir da visão anglo-saxônica do mundo, o tema da autonomia foi maximizado hierarquicamente com relação aos outros três, tornando-se uma espécie de super-princípio; este fato contribuiu para que a visão individual dos conflitos passasse a ser aceita como vertente decisiva para a resolução dos mesmos, o que nem sempre acontece 6 .

Em diversas nações indígenas, por exemplo, ou mesmo em algumas culturas orientais, o tema da autonomia é praticamente desconhecido. O perigo na utilização maximalista da autonomia está em cairmos no extremo do individualismo exacerbado, que pode sufocar qualquer direcionamento no sentido da visão inversa, coletiva, indispensável para o enfrentamento das tremendas injustiças sociais relacionadas com a exclusão social e, mais do que nunca, hoje constatadas em nosso planeta.

É necessário ressalvar, como já foi dito, que existem outras categorias ou referenciais - como a responsabilidade, a proteção, a prudência, a libertação, a tolerância e a solidariedade, entre tantas outras - que podem auxiliar na busca de diretrizes e na formulação de normas mais ampliadas, mas sempre de interesse bioético, embora, da mesma forma, sob o ponto de vista do rigor acadêmico também necessitem ser constantemente reavaliadas e reinterpretadas.

A bioética como ética aplicada

pesquisa com relação à humanidadeTendo descartado em nome da objetividade
não pode - sozinha estabelecer os fundamentos da bioéticaAlém da honestidade,

Atualmente, a bioética se apresenta como “a procura de um comportamento responsável de parte daquelas pessoas que devem decidir tipos de tratamento e de qualquer forma de subjetividade, sentimentos ou mitos, a racionalidade científica do rigor científico ou da procura da verdade - pré-requisitos de uma boa formação científica - a reflexão bioética pressupõe algumas questões humanas que não estão incluídas nos currículos universitários” 7 .

No sentido amplo do conceito que se pretende dar à bioética, seus verdadeiros fundamentos somente podem ser encontrados por meio de uma ação multi-inter-transdisciplinar que inclua, além das ciências médicas e biológicas, também a filosofia, o direito, a teologia, a antropologia, a ciência política, a comunicação, a sociologia, a economia 8 . Autores como Schramm vão ainda mais

elaboração secundária de algo que de fato pertence à biologia humanaPodemos

longe ao concluir que, na sua gênese, a ética (que ele chama de “ética natural”) tem um fundamento biológico: “A legitimação do agir ético só seria uma afirmar, portanto, que toda ética é, antes e fundamentalmente, uma bioética” 9 .

A propósito, embora o objetivo do presente texto seja apresentar um breve panorama introdutório e geral da bioética para os profissionais de saúde e de outras áreas menos familiarizados com a disciplina, é indispensável reforçar que incorre em grave equívoco conceitual aquele que reduzir a bioética exclusivamente aos quatro princípios já mencionados. Com 35 anos de vida, a especialidade já tem seu estatuto epistemológico solidamente assentado em bases teóricas de indispensável conhecimento e domínio por parte dos estudiosos interessados no seu estudo. De acordo com publicação recente da Rede Latino-

Americana e do Caribe de Bioética da UNESCO – REDBIOÉTICA 8 , os

diferenciadas)

referenciais epistemológicos de uma bioética comprometida com a realidade concreta dos países periféricos, especialmente da região, seriam: 1. A não universalidade das diferentes situações, com necessidade de contextualização dos problemas específicos sob exame aos respectivos referenciais culturais, religiosos, políticos, de preferência sexual, etc.; 2. O respeito ao pluralismo moral, a partir das visões morais diferenciadas sobre os mesmos assuntos e constatadas nas sociedades plurais e democráticas do século XXI; 3. Sua inequívoca aptidão para constituir um novo núcleo de conhecimento necessariamente multi-intertransdisciplinar; 4. Sua característica de ser uma “ética aplicada”, ou seja, originária da filosofia e comprometida em proporcionar respostas concretas aos conflitos que se apresentam; 5. A análise concreta dos fatos a partir do referencial do pensamento complexo (na visão de Edgar Morin) ou da totalidade concreta (na visão de Karel Kosik), que não significa a soma das partes de uma determinada questão, mas sua interpretação estruturada onde todos conceitos e elementos se iluminam mutuamente, proporcionando uma noção mais palpável e harmônica de realidade; 6. A necessidade de estruturação do discurso bioético, que deve ter como base a comunicação e a linguagem (para se manifestar), a argumentação (que deve primar pela homogeneidade e lógica), a coerência (na exposição das idéias) e a tolerância (relativa ao convívio pacífico frente a visões morais

Uma das bases de sustentação da bioética, como já foi dito, é a “ética prática” ou “ética aplicada”. Atualmente, este campo específico da filosofia (ainda contestado por muitos filósofos...) tem sua utilização mais aperfeiçoada, mais acabada, exatamente através da bioética. Isso é até certo ponto natural, uma vez que os grandes dilemas que passaram a se apresentar às pessoas e coletividades, na suas vidas cotidiana e prática, principalmente dos últimos 50 anos, começaram a exigir respostas ou decisões muitas vezes imediatas e sempre concretas. Neste contexto, encontram-se temas como as novas tecnologias reprodutivas, os transplantes de órgãos e tecidos humanos, as terapias gênicas e tantas outras situações que atingem, de certo modo, os limites, os confins da vida, e que dizem respeito ao mais íntimo da espécie humana e seu bem-estar e desenvolvimento futuro.

A rapidez dos avanços científicos e tecnológicos exigiu que as diversas áreas de conhecimento envolvidas com os fenômenos relacionados ao nascimento, vida e morte das pessoas se adequassem à nova realidade. A filosofia, por exemplo, viu-se repentinamente obrigada a caminhar com agilidade compatível à evolução dos conceitos e das descobertas e com as conseqüentes mudanças que passaram a se verificar no cotidiano das pessoas e coletividades. Parâmetros morais secularmente estagnados passaram a ser questionados e transformados, gerando a necessidade do estabelecimento de novos referenciais éticos que, por sua vez, requerem da sociedade também ordenamentos jurídicos pertinentes à nova realidade.

Bioética das situações emergentes e bioética das situações persistentes

No sentido até aqui exposto, estão se tornando cada dia mais freqüentes e delicados os conflitos gerados entre o progresso biomédico e os direitos humanos. Em alguns momentos já tem sido rompido, até de forma inescrupulosa, o frágil limite que separa as duas situações. Com tudo isso, cria-se uma série de distorções, como nas questões relacionadas com a mercantilização de óvulos, esperma e úteros nas fecundações assistidas e a compra-venda de órgãos humanos em casos de transplantes. Nestes casos, invariavelmente, cidadãos pobres são os vendedores e pessoas com poder aquisitivo são as compradoras. Incontáveis exemplos também acontecem no campo da saúde pública, onde recursos financeiros indispensáveis de projetos que visam a sobrevivência de milhares de pessoas são freqüentemente desviados por políticos ou técnicos, para atividades de importância secundária, que não guardam nenhuma relação com as finalidades originais dos referidos projetos 10 .

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