O Concito do Lixo e sua coleta

O Concito do Lixo e sua coleta

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VOCÊ SABIA Para incentivar, facilitar e expandir a reciclagem de resíduos no País, o Conama estabeleceu um Código de Cores para os Diferentes Tipos de Resíduos. Esse código tem validade nacional e foi inspirado em formas de codificação adotadas internacionalmente. De acordo com o artigo 2º, parágrafo 1º, da Resolução Conama n.º 275, de abril de 2001, fica recomendada a adoção do referido código de cores para programas de coleta seletiva estabelecidos pela iniciativa privada, cooperativas, escolas, igrejas, organizações não governamentais e demais entidades interessadas.

•Os copos descartáveis que utilizam são reciclados? •Quanto material descartável é gerado a cada semana?

•Qual é o custo desse material?

•Estariam dispostos a coletar seletivamente esse material e encaminhá-lo para reciclagem? e) Classificação dos resíduos sólidos em relação à fonte geradora

Os alunos deverão pesquisar que tipo de resíduo é gerado nos seguintes lugares: •Um supermercado

•Um hospital

•Uma escola

•Um prédio de apartamentos. Em cada um desses locais, os alunos devem perguntar para as pessoas responsáveis: •Que tipos de resíduo geram e em que quantidade?

•Realiza-se algum tipo de separação dos resíduos na fonte?

•Faz-se reutilização ou reciclagem?

•Como se poderia reduzir a quantidade de resíduos? f) Encerramento das pesquisas

Ao final dos trabalhos, os alunos deverão expor para seus colegas de classe a informação recolhida e as conclusões alcançadas. Depois, resolverão a forma de divulgar os resultados e encaminhar as soluções propostas.

4. Conclusões

Divididos em grupos, nesta etapa os alunos deverão elaborar uma exposição sobre: •ações para reduzir a quantidade de lixo gerada na escola e em casa

•reutilização de materiais

• materiais recicláveis

•produtos produzidos a partir de material reciclado

•realização de coleta seletiva

•importância de manter limpos os espaços públicos, ruas, praças e outros

5. O que podemos fazer?

Os professores podem propor uma reflexão de todos, orientada pelas seguintes questões: •O que eu posso mudar em meus hábitos para contribuir para um consumo sustentável e diminuir a quantidade de lixo gerado por mim e por minha família? Pode ser colado um cartaz na sala de aula para registrar as idéias de todos. Esse cartaz pode ser alimentado permanentemente por novas idéias e pode servir de base para discussões periódicas, comparando o que foi proposto e o que realmente tem sido realizado. •Que soluções coletivas podemos encontrar na comunidade para diminuir a geração de lixo?

•Que mudanças podemos sugerir às autoridades para diminuir o lixo? Discutir com os alunos como dar encaminhamento às sugestões.

Código de cores para os diferentes tipos de resíduos

6. Difusão da informação obtida

Convide pais e responsáveis, alunos, professores, representante de universidades, da Secretaria de

Meio Ambiente e da Prefeitura, moradores da comunidade, autoridades e empresários locais, organizações de consumidores e, eventualmente, políticos, para apresentar-lhes os resultados das investigações.

Os alunos podem preparar uma pequena exposição que mostre os dados mais importantes sobre o tema. Caso tenham identificado um problema real na comunidade relacionado com o lixo, podem apresentá-lo nessa ocasião.

A idéia é aproveitar a oportunidade para comprometer as autoridades e a comunidade num trabalho conjunto, a fim de encontrar soluções para as questões relacionadas ao lixo.

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