Relatório de química

Relatório de química

Padronização de Solução Aquosa de NaOH

Proceder a padronização de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) através da neutralização de outra solução de biftalato de potássio (C8H5KO4) diluída em água e verificar o pH da solução final através da adição de fenolftaleína.

Objetivos

•Treinar as técnicas de pesagem;

•ilustrar as técnicas de preparação de aquosa de hidróxido de sódio 0,1mol/L;

•Preparar uma solução de HCl 0,1N;

• Padronizar e determinar o fator de correção da solução preparada;

Resultados e Discussões

Massa de NaOH

-

Fator de correção

1,92

Massa de HKC6H4 (COO)2 (g)

0,56

Molaridade real (mol/L)

0, 192

Volume gasto (ml)

26

A titulação das soluções de hidróxido de sódio e biftalato de potássio atingiram o esperado, pois a fenolftaleína presente na solução de biftalato mudou a sua coloração, indicando que a neutralização ocorreu entre as substâncias. Este indicador, na presença das duas substâncias, ficou com uma coloração rósea, mostrando macroscopicamente que a solução final se tornou básica. Uma solução considerada básica é aquela que apresenta PH acima de 7. Analisando a neutralização, a fenolftaleína, indicador ácido-base, foi usado, pois sua mudança de coloração de incolor para rósea é intensa. Além dos tópicos citados, vale ressaltar que foram usados 26 ml de biftalato para a neutralização. O experimento teve êxito, e nos mostrou a neutralização das soluções com sucesso. 

Conclusões

 A diluição de biftalato de potássio auxiliado com a presença de fenolftaleína na solução pode constatar a padronização de uma solução de hidróxido de sódio, pois a titulação das duas soluções causou a coloração rósea na solução final, o que confirma a padronização da solução de NaOH. 

Questionário

1-Qual a importância de se preparar soluções?

A importância de se preparar soluções esta na determinação da quantidade exata de solutos e solventes.

2- Escreva as equações químicas das reações que ocorrem nos processos de titulação.

HKC6 H4(COO)2 aq+ NaOH = H2O+C2H4(COO)2+k+Na

3- Qual a função da fenolftaleína? Poderia ser utilizada outra substância?

Basicamente a fenolftaleína é um indicador de PH com a fórmula C20H14O4. Sim poderiam ser utilizados outros indicadores como azul de bromotimol entre outros.

4- Calcule a massa necessária para se preparar 250 ml de solução 0,1 mol/L de hidróxido de sódio. Calcule a massa de biftalato de potássio necessária para reagir com 25 ml desta solução. Dado: massa do biftalato de potássio= 204g/mol.

1mol de bilftalato_______________204g [NaOH]= n/v

X_______________0,56g 0,1= 2,7x10-3

X=~2,7x10-3 mol v= 27,45

5- Por que a solução de hidróxido de sódio necessita ser padronizada?

Necessitamos de padronizar as soluções de hidróxido de sódio pois este reagente não é padrão primário, porque é higroscópio e sempre contem uma quantidade indeterminada de água e carbonato de sódio adsorvida no- solido.Assim o hidróxido de sódio deve ser padronizado para poder determinar a concentração real da solução.

Referências Bibliográficas

P. Atkins e L Jones, “Chemical Principles”, W.H. Freeman & Co., New York,

1999. Caps. 10-11.

Comentários