Introdução a informatica 2

Introdução a informatica 2

(Parte 2 de 3)

Alterando tamanho da coluna ou da linha

Para alterar o tamanho da linha ou da coluna é bem simples. Para aumentar o tamanho de uma linha basta colocar o cursor do mouse sobre a linha que faz a divisória entre uma linha e outra, espera o cursor do mouse ficar no formato de uma cruz preta, depois é só arrasta-la para o lado que for conveniente. Para as colunas é a mesma coisa, coloque o cursor do mouse sobre a linha que divide as colunas, quando ele ficar no formato de uma cruz preta clique e araste para aumentar ou diminuir a coluna. Figura ao lado.

linhas desejadas e vá ao menu formatar, colunas, clique eme depois digite a largura desejada.
Para a linha o mesmo procedimento, menu formatar, linhas, clique eme depois digite a altura

Para alterar a largura de várias colunas ou altura de várias linhas simultaneamente, selecione as colunas ou desejada.

CAPITULO IV - Banco de Dados

É uma tipo de abordagem especial das pastas onde podemos gerenciar dados. Simples, porém com muitos recursos. Podemos pesquisar dados, colocá-los em uma certa ordem, extraí-los, excluí-los, fazer cálculos estatísticos entre outras.

Classificando dados da planilha

de classificaçãoPara deixar os dados da planilha em ordem crescente ou

Para classificar de uma maneira simples e rápida basta utilizar as ferramentas decrescente.

Se preferir uma classificação mais detalhada, selecione todos os dados que serão classificados, vá ao menu dados e classificar. Na janela que aparece (figura ao lado) você escolhe como vai ser feita a classificação, por qual colunas o Excel vai classificar os dados.

AutoFiltro

Quando o Excel filtra as linhas, a planilha é colocada no modo de filtro.

No modo de filtro, é possível editar, formatar, criar gráficos e imprimir uma parte da lista, sem reorganizá-la ou movê-la. Clique numa célula qualquer que faça parte dos títulos das colunas. O título da coluna, neste caso, é a primeira linha do seu banco de dados. Vá ao menu dados, filtro e autofiltro.

Nas setas que aparecem em cada célula que contém um título da coluna, especifique o valor a ser procurado. O autofiltro torna muito mais rápida a procura por dados na planilha, principalmente em planilhas muito grande.

Opções de filtragem

Opção Descrição Tudo Encontra todos os registros.

10 Primeiros Localiza os 10 primeiros ou 10 últimos dados e sua tabela, mas este recurso só vale se a coluna no qual ele for aplicado for numérica.

Personalizar Permite a especificação de um critério mais detalhado.

CAPITULO V - Gráficos

estejam selecionados, depois disso você vai ao menu inserir e gráfico ou clica na ferramentaassistente de

Os gráficos são a apresentação dos dados da planilha na forma de figura facilitando a compreensão da mesma. Para a criação de um gráfico é necessário que os dados da planilha que você vai representar no gráfico gráfico. Ambas as opções vai abrir a janela ao lado. 1- ETAPA = Na janela (da esquerda) você escolhe o tipo e o modelo do gráfico que você vai usar, e pode escolher entre os tipos padrão e o personalizado. Após feita a escolha clique em avançar. 2 – ETAPA = Na janela (da direita) você escolhe como os dados serão organizados no gráfico se por linha ou por coluna. Feito isso clique em avançar.

. 3 – ETAPA = Na janela (da esquerda) você pode fazer várias modificações no gráfico para personaliza-lo. Veja: Guia Título; aqui você digita o titulo do gráfico e dar nomes aos dados que ficam abaixo e a esquerda do gráfico. Eixos; você escolhe se vai aparecer alguma informação abaixo ou ao lado do gráfico. Linhas de grade; aqui você escolhe quantas linhas vão aparecer na parede (na parte cinza) do gráfico. Legenda; aqui você escolhe a posição da legenda e se ela vai aparecer. Rótulos de Dados; aqui você pode colocar ou não os dados que estão digitados na planilha para aparecerem no gráfico. Tabela de Dados; aqui você pode colocar a planilha acoplada ao gráfico em forma de tabela. Obs: todas essas opções são opcional, você muda se quiser, se não mudar nada o gráfico é feito do mesmo jeito. Após cumprida essa etapa clique em avançar novamente. 4 – ETAPA = Na quarta e última etapa você vai escolher como o gráfico vai ficar na folha, se como uma nova planilha, onde o gráfico será colocado numa folha a parte, separado dos dados que fora digitados para formar o gráfico. Ou como objeto em, onde o gráfico será colocado junto dos dados que foram digitados para formar o gráfico, ou seja, na mesma folha.

Depois de feito essas escolha clique em OK e o gráfico está pronto.

Personalizando o Gráfico

ferramentas da barra de ferramentas de formataçãoAgora se a

Sempre que é feito um gráfico ele vem sempre com a mesmo aparência (cor, fonte, tamanho, etc.), mas se não gostou da aparência do gráfico você pode mudar e deixar o gráfico com a aparência que você quiser. Para mudar a aparência do gráfico basta clicar sobre a parte do gráfico que vai ser modificada e fazer as modificações usando as modificação que deseja fazer no gráfico não é na aparência ai você deve clicar sobre o gráfico com o botão direito para aparecer as opções;

Formatar área do gráfico; é a mesma coisa de usar a barra de ferramentas de formatação. Tipo de gráfico; serve para mudar o tipo do gráfico escolhido por outro. Dados de origem; serve para você trocar os dados que foram selecionados e que estão no gráfico. Opções de gráfico; aqui vai aparecer a mesma janela da terceira etapa. Local; aqui vai aparecer a mesma janela da quarta etapa. Limpar; serve para excluir (apagar) o gráfico, mesma coisa que pressionar a tecla delete. Obs: essas opções vão mudar de acordo com o local do gráfico que você clicar.

CAPITULO VI - Imprimir

Para imprimir uma planilha no Excel é a mesma coisa que em qualquer outro programa, vá ao menu arquivo e imprimir.

na ferramenta imprimir

Intervalo de impressão; aqui você escolhe quantas e quais páginas você vai imprimir, se todas ou alguma página especifica. Cópias; você escolhe a quantidade de cópias que você vai fazer de cada página. Propriedades; é as propriedades da impressora, onde você pode escolher a qualidade da impressão. Obs: se for imprimir tudo que estiver digitado, basta clicar

Visualizando a Impressão

visualizar a impressão basta clicar na ferramenta visualizar impressãoOu ir ao menu arquivo e clicar em

Esse é um procedimento muito importante quando você for imprimir uma planilha grande. Como o Excel não mostra as quebra de páginas (divisão entre uma página e outra) devido o formato da planilha, você tem que visualizar a impressão para ver o que é que está em cada página para que não seja impressa de maneira errada. Para visualizar impressão.

Obs: depois que você clica na ferramenta visualizar impressão, aparece na planilha duas linha pontilhada que ficam mostrando as quebras de paginas (divisão entre uma página e outra). Figura ao lado. Se os dados ultrapassarem a linha, esses dados irão ficar na próxima folha.

CAPITULO VII - Função SE

Esta função consegue comparar grandezas e, a partir desta comparação, tornar uma decisão a respeito de qual caminho seguir. Verifique a sintaxe descrita: =SE(CONDIÇÃO; VERDADEIRO; FALSO)

Se a condição for satisfeito, então, ela executará o que está no argumento “Verdadeiro”; caso contrário o que está em “Falso”. Veja o exemplo:

Na planilha ao lado, usouse a função SE para saber a situação final dos alunos de acordo com sua média final, considerando que a média do colégio era seis (6). Para isso usou-se a seguinte sintaxe: =Se(F6>=6;”aprovado”;reprovado”)

Obs: essa situação foi feita apenas com dois argumentos, mas pode ser usado quantos quiser. Vejamos outro exemplo:

Nesta mesma planilha você quer saber quais os alunos que passaram, os que ficaram em recuperação e os que foram reprovados, para isso basta acrescentar o argumento “recuperação” a sintaxe. Desse jeito:

O raciocínio que a função usou foi o seguinte; no primeiro exemplo. Se a média do aluno (F6) for maior ou igual a seis (>=6;) o aluno está aprovado se for menor que seis ele está reprovado (“aprovado”;”reprovado”). Obs: o =SE( ) são obrigatórios para que o Excel possa dar o resultado.

No segundo exemplo o raciocínio é o mesmo a diferença é que foi usado mais um argumento, ficou assim: se a média do aluno fosse maior ou igual a seis média da escola (F6>=6) ele estaria aprovado, se a média fosse maior ou igual a cinco (F6>=5) ele estaria em recuperação e se fosse menor que cinco (F6<5) ele estaria reprovado. Obs: os argumentos (palavras que são usadas na fórmula, ex: aprovado, recuperação e reprovado) devem ficar sempre entre aspas e separados por ponto e vírgula (;). Todos os parênteses que forem abertos no decorrer da fórmula deverão ser fechados no final.

13 Anotações

CAPITULO I – Introdução ao Microsoft Power Point 2003

No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa – uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material a ser distribuído à platéia, e até mesmo as anotações do apresentador. Você pode utilizar o PowerPoint para planejar todos os aspectos de uma apresentação bem sucedida. O Microsoft PowerPoint 2003 ajuda a organizar as idéias da apresentação.

Para iniciar o Power Point, vá ao menu iniciar, programas, Microsoft Office e Microsoft

Office Power Point 2003, ai vai aparecer a tela inicial:

Barra de Título; barra aonde vem o nome do programa e o nome da apresentação que está sendo usada no momento e onde estão também os botões de controle.

Barra de ferramentas padrão; barra aonde vem os principais comandos usados no Power Point. Barra de Formatação; barra aonde vem as ferramentas para formatar o texto da apresentação. Barra de desenho; barra aonde vem as ferramentas de desenhos do Power

Point. Painel de tarefas; local aonde vem as opções para se iniciar uma apresentação. Painel de exibição de slides; aqui você escolhe como os Slides vão aparecer nesse painel. Obs: Slide (lê-se Islaider) é o nome que recebe o modelo da folha do Power Point.

CAPITULO I - Iniciando uma Apresentação

Para iniciar uma apresentação no PowerPoint, você pode usar um design básico, escolher um layout e modificar o design do slide, se desejar, alterando o esquema de cores ou aplicando diferentes modelos de estrutura ao iniciar sua apresentação.

Quando você abrir o Power Point ele vem sempre com um Slide (modelo de folha) pré-selecionado chamado de “slide de titulo” aonde vem local pra digitar apenas o titulo e o subtítulo da apresentação. A maioria das apresentações feitas no Power Point inicia-se sempre por esse Slide, mas se você quiser pode iniciar sua apresentação usando um Slide diferente. Para isso vá até o menu formatar e clique em Layout de Slide: (figura a esquerda) nele você pode escolher o novo modelo para a sua apresentação.

Para escolher outro modelo de

Slide, basta clicar em cima do Slide desejado que ele será aplicado a folha imediatamente, ficando assim pronto

Barra de Título

Barra de ferramentas padrão

Barra de formatação

Painel de Tarefas

Barra de desenho

Painel de Exibição de Slides

para ser usado.

Quando você escolhe o Slide, na folha aparece sempre dois campos (retângulos pontilhados) reservados para você digitar as informações da apresentação. Para digitar dentro desses campos basta clicar dentro dele e digitar o que deseja; (figura a direita). Obs: se você quiser utilizar apenas um dos dois campos mostrados no Slide, basta clicar sobre a linha pontilhado do campo que não vai utilizar e pressionar a tecla delete, que ele será apagado.

Inserindo um Novo Slide

menu inserir e novo Slide ou clicando na ferramenta novo Slideque fica na barra de

Normalmente todas as apresentações do Power Point são compostas por vários Slides, quantos você quiser e não existem limites para a quantidade de Slides numa apresentação. Para inserir um novo Slide para você continuar sua apresentação é bem simples, pode ser indo ao formatação.

Usando qualquer uma dessas duas opções vão aparecer no lado direito da tela uma janela com todos os modelos de Slides disponíveis no Power Point (figura a esquerda). Aonde você vai escolher qual o modelo de Slide vai usar. Para que o modelo de Slide escolhido seja aplicado a folha basta dar um clique sobre ele.

Sempre que você insere um novo slide por padrão, o Power Point coloca sempre o Slide “titulo e texto”. Por isso se você for usar esse Slide “titulo e texto” não precisa clicar sobre ele na lista de Slide, pois ele já foi escolhido. (figura a direita)

Obs: Isso vai acontecer sempre que você inserir um novo Slide.

CAPITULO I - Formatando a Apresentação

Formatar a apresentação significa; modificar sua aparência, como mudar a cor do texto, formato da letra, o tamanho, a cor da folha, etc. Para fazer isso existem várias maneiras; vamos pelas mais simples. Para formatar o texto da apresentação pode ser pela barra de ferramentas de formatação ou através do menu formatar e fonte. Por essas duas opções você pode escolher, tipo de fonte, cor da fonte, tamanho da fonte, etc. Obs: antes de usar uma dessas duas opções, primeiro o texto tem que estar selecionado.

Para formatar a folha existem duas opções: 1 – Plano de Fundo: através do plano de fundo você formata a folha de sua

apresentação escolhendo exatamente os tipos de cores que deseja colocar na folha, para isso, vá ao menu formatar e clique em plano de fundo; (figura a esquerda) clique na seta que está destacada de vermelho para escolher as cores, ao clicar na seta aparecerá outra tela (figura da direita) nela você escolherá entre os estilos de preenchimentos de sua apresentação, mais cores ou efeitos de preenchimentos.

Se escolher mais cores você vai ter as opções das cores personalizadas e padrão (figura a esquerda). Ai é só escolher a cor e clicar em OK.

Se escolher efeitos de preenchimento você vai ter mais opções de cores para colocar na apresentação, deixando assim a apresentação com a sua cara.

Ao clicar nessa opção aparecerá essa janela (figura a direita) onde você tem quatro opções de preenchimento diferentes. Guia Gradiente: Cores; aqui você escolher qual cor vai colocar na folha da apresentação, sendo apenas uma cor, duas cores ou predefinidas, onde você escolhe entre várias combinações de cores já predefinidas pelo programa. Sombreamento e variações; aqui você escolhe pequenos efeitos para colocar nas cores que foram escolhidas. Guia Textura: Aqui você vai escolher uma textura para o plano de fundo (folha) da apresentação, essa textura é uma imagem texturizada com aparência de cerâmica, tecidos, papel entre outros.

Guia Padrão: Aqui você escolhe um tipo de plano de fundo meio diferente, em forma de listas, em vários formatos e ainda dá para escolher as duas cores que serão colocadas nas listas.

Guia Imagem:

Aqui você pode escolher uma imagem (foto ou desenho) que esteja no seu computador e colocar como plano de fundo na sua apresentação. É só clicar em “selecionar imagem” e escolher a imagem.

Depois que escolher o plano de fundo desejado é só clicar em

OK. Quando você clicar em OK você vai voltar para a primeira janela, (figura a esquerda) e agora você vai escolher se vai aplicar o plano de fundo escolhido em toda a apresentação ou apenas ao Slide atual (o que está aparecendo na tela). Se for colocar o plano de fundo apenas no Slide atual clique em “aplicar”, já se for para colocar em toda a apresentação o mesmo plano de fundo clique em “aplicar a tudo”. Obs: você pode ter acesso a essas opções clicando com o botão direito no Slide e depois em plano de fundo. 2 – Design do Slide: Essa opção também serve para formatar o plano de fundo da apresentação, mas com modelos já prontos. Para usar o design do Slide basta ir ao menu formatar e clicar em

clicar na ferramenta design do Slideque também vai aparecer o painel de design com

design do Slide vai aparecer o painel de design do Slide (figura a esquerda). Se preferir poder os modelos de design para você escolher. Para aplicar um design a sua apresentação basta clicar sobre o modelo escolhido que ele será colocado na apresentação imediatamente. Por padrão o Power Point aplica o design em todos os Slides da apresentação, mas se preferir você pode aplicar um design diferente para cada Slide. Para fazer isso clique na seta que aparece ao lado do design e clique em aplicar aos Slides selecionados que o design fica apenas no Slide que estiver aparecendo na tela no momento. (figura a direita).

(Parte 2 de 3)

Comentários