Relatório - Teste de chamas

Relatório - Teste de chamas

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

TECNOLOGIA EM PROCESSOS AMBIENTAIS

 

 

 

MARIANA LOPES KRAMAR

 

 

 

 

 

 

QUÍMICA FUNDAMENTAL:

TESTE DE CHAMAS 

 

 

RELATÓRIO

 

 

 

 

 

 

 

CURITIBA

2010

INTRODUÇÃO

Para se identificar as diversas substâncias existentes utilizam-se vários métodos, tanto por via seca, quanto por via úmida. Um dos métodos mais conhecidos de se reconhecer a substância por via seca é o teste de chama.

O teste de chama é feito com uma amostra sólida, e é utilizado na identificação de elementos metálicos constituintes de sais, que são identificados pela cor que as chamas produzem, como explicam os autores A. Pereira e F. Camões no livro Ciências Físico-Químicas, e os autores L. Mendonça, Mª C. Dantas e Mª D. Ramalho no livro Jogo de Partículas. Segundo os autores, quando os sólidos são aquecidos, eles passam para o estado gasoso e absorvem energia, e essa energia torna-se em seguida emissora de radiações visíveis, e essas radiações dão uma cor para a chama.

A realização deste experimento só permite uma primeira identificação, e sua observação tem algumas limitações. Uma das limitações mais conhecidas é a possibilidade de existir resíduos de sódio, o que dá a chama uma cor amarelada e pode mascarar algumas colorações. Para um melhor resultado costuma-se utilizar um filtro de vidro azul cobalto. Este vidro absorve a luz amarela, sendo então, possível se observar as outras cores na chama.

Para se ter um melhor resultado no teste de chama, pode-se ainda usar o espectroscópio (instrumento destinado a separar os diferentes componentes de um espectro óptico) para comparar os espectros obtidos com os espectros de referência, podendo assim fornecer provas mais concretas do tipo de componente presente na chama.

OBJETIVOS

A experiência teve como objetivo descobrir quais eram os 4 elementos apenas pela cor das chamas produzidas por cada um. Para realizar o experimento, utilizamos amostras dos 4 elementos, um Bico de Bunsen para poder verificar a chama e HCl.

PARTE EXPERIMENTAL

Para executar o experimento foram necessários:

  • 1 Bico de Bunsen

  • 4 amostras de elementos no estado sólido

  • HCl

  • 1 fio, utilizado para introduzir os elementos na chama

Com cada amostra foi feito o seguinte processo:

  • Lavagem do fio com água e água destilada para tirar todos os resíduos antigos e ter uma melhor eficácia na observação da chama;

  • Molhar o palito no HCl e em seguida colocado na chama para verificar se não estava contaminado

  • Pegar um pouco da amostra sólida e colocar na chama para verificação;

  • Observação da chama;

  • Identificação das cores e dos elementos;

Entre a comparação de uma substância à outra, o fio era mergulhado na solução de HCl para após a descontaminação ser reutilizado.

RESULTADO E DISCUSSÕES

Foram utilizadas 4 amostras de substâncias no experimento, enumerados 03, 04, 05 e 06 e todas em estado sólido.

Na primeira amostra, enumerada 03, tínhamos como sólido um pó branco. Ao introduzir esse pó na chama observamos uma cor vermelho-carmim, e ao olhar na tabela fornecida no material de apoio pela professora, vimos que vermelho-carmim é a cor da chama do Lítio. Não ficamos em dúvida em nenhum momento, e registramos o fato.

Na amostra 04, tínhamos como sólido cristais brancos. Ao colocar a amostra obtida nas chamas observamos a cor amarelo + laranja ficamos um pouco em dúvida e repetimos o experimento algumas vezes, mas ao final da discussão decidimos que era Sódio + Potássio.

Já na amostra 05, tínhamos como sólido cristais azuis. Ao utilizá-lo nas chamas observamos a cor verde aparecer, e como os cristais azuis já são características da substância Cobre, não nos restou dúvida, era mesmo uma amostra de Cobre.

Na ultima amostra, de número 06, tínhamos novamente cristais brancos. Ao introduzir a amostra nas chamas, observamos um crepitar, e logo após, pudemos observamos a cor amarela, que são características do sódio, sem mais dúvidas, registramos o acontecido.

Tabela de Cores

COR DA CHAMA

ELEMENTO

Amarelo-dourada persistente

Sódio

Violeta(lilás)

Potássio

Vermelho-carmim

Lítio

Vermelho-tijolo

Cálcio

Verde-limão

Bário

Verde amarelada

Estrôncio

Azul pálido

Bismuto

Verde

Cobre

Amarelo-Laranja

Sódio + Potássio

CONCLUSÕES

O objetivo do experimento foi alcançado, mesmo que no momento surgissem algumas dúvidas. A presença de sódio atrapalhou um pouco os resultados e alguns experimentos tiveram de ser repetidos, mas ao final chegou-se a uma conclusão plausível.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PEREIRA, Alda; CAMÕES, Filomena; Ciências Físico-Químicas 10.º ano; 2ª Ed.; Lisboa; Editora Texto, 1995.

MENDONÇA, Lucinda; DANTAS, Mª da Conceição;RAMALHO, Mª Duarte; Jogo de Partículas , Quimica 10º ano, Liboa; Editora Texto, 2003

http://www.feiradeciencias.com.br/sala09/09_21.asp

Último acesso: 29/03/2010

Comentários