come desenhar isometrico

come desenhar isometrico

DESENHOS ISOMÉTRICOS – Autocad 2006

Bom galera, atendendo a pedidos, resolvi criar este tutorial explicando de forma bem simples como é possível fazer desenhos isométricos no Autocad de maneira bem eficiente.

Estou usando aqui um desenho bem básico de um pequeno lavabo. É claro que a técnica funciona também para desenhos mais complexos.

Estou disponibilizando no link abaixo o arquivo em DWG deste tutorial para que vocês possam acompanhar passo a passo.

Projeto isométrico

Abaixo vista do projeto original :

Antes de começar, para se criar isométricos nós vamos precisar de 2 barras de ferramentas default do Autocad, as barras “VIEW” e “UCS”.

Barra VIEW

Barra UCS

Para que é iniciante e não souber habilitar as barras faça o seguinte :

Em um canto da tela onde existem as barras de ferramentas, clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio que irá abrir uma pequena janela de menus (figura 1).

Selecione a opção ACAD. Nesta opção você tem todas as barras de ferramentas DEFAULT do Autocad. Posicione o cursor em ACAD e em seguida escolha a barra “UCS”. Repita a operação para ativar a barra “VIEW”.

Voce terá algo semelhante ao que tenho na figura 2.

  • Figura 2

Ajuste as barras na posição que desejar. Eu prefiro coloca-las sobre a linha de comandos (figura 3).

  • Figura 3

Agora vamos começar a criar nosso desenho Isométrico.

Na barra VIEW temos diversas vistas : as 2 primeiras são vistas em plantas, as 4 seguidas vistas laterais, as últimas 4 são vistas ISOMÉTRICAS.

Para gerar nosso desenho isométrico vamos ativar uma vista isométrica e para isso vamos clicar no primeiro ícone das vistas isométricas (figura 4).

  • Figura 4

Ao fazer isso teremos a seguinte imagem na tela (figura 5).

  • Figura 5

Agora nosso desenho está com uma vista isométrica. O que precisamos fazer agora é rotacionar as vistas e coloca-las na posição correta para gerar o desenho isométrico.

Prestem bem a atenção ao ícone do UCS o que fica no canto esquerdo da tela ele agora possui o eixo Z que na visão anterior não era mostrado e veja também a posição do cursor que acompanha os eixos “X” e “Y” (figura 6).

  • Figura 6

Para que possamos agora colocar as vistas na posição correta será necessário mudar a posição dos eixos para que seja possível executar a rotação que precisamos.

Precisamos rotacionar a vista “B” 90º para que ela fique na posição vertical em relação a planta. Do jeito que se encontra o nosso cursor e o UCS isso é impossível, portanto vamos mudar a posição de nosso eixos atuais.

Vamos mudar então a posição do nosso eixo “X” para a posição de “Z”. um detalhe as rotações são feitas no plano “X” e “Y” portanto preciso que eles estejam na posição adequada para conseguir a rotação.

Para mudar o eixo de posição vamos usar a barra UCS. E se queremos mudar o eixo “X” 90º de posição vamos então fazer a rotação em “Y”.

Na barra de UCS vamos clicar no ícone do “Y” conforme mostra a figura 7 em em seguida pressionar a tecla “ENTER” – isso irá rotacionar o eixo “Y” em 90º.

  • Figura 7

Após ter feito isso teremos o ícone do UCS e o cursor da seguinte forma : (figura 8)

  • Figura 8

Agora é possível fazer a rotação em 90º da “vista B”.

Selecionamos toda a vista B e usamos o comando “ROTATE”, selecionamos o canto inferior da vista como o ponto base de rotação (figura 9), em seguida digitamos 90 e pressionamos a tecle ENTER na linha de comandos para fazer uma rotação de 90º da vista que selecionamos.

  • Figura 9

Agora temo algo como a figura 10.

  • Figura 10

Vamos agora rotacionar a vista “A” para sua posição vertical.

Como pode ser visto acima o cursor está em um posição perpendicular a vista que queremos rotacionar e sendo assim isso não será possível. Portanto, agora é necessário ajustar novamente o UCS para conseguirmos a rotação desejada. Precisamos agora fazer uma rotação do UCS em torno do eixo “X” para ajustar a posição do cursor.

Vamos selecionar na barra UCS o ícone do eixo “X” para executar então sua rotação (figura 11).

  • Figura 11

O processo é o mesmo : clique no ícone e em seguida pressione a tecla “ENTER” ele irá rotacionar o eixo “X” em 90º.

Agora temos o UCS e o cursor na seguinte posição (figura 12):

  • Figura 12

Isso irá permitir uma rotação adequada a vista “A”. Repetimos o processo anterior, selecionamos a vista “A” e usamos o comando “ROTATE” como ponto base de rotação um ponto inferior da vista. (figura 13).

  • Figura 13

Digitamos 90 na linha de comando e teremos a tela como a figura abaixo (figura 14):

  • Figura 14

Pronto.

Agora vamos fazer o seguinte : vamos ajustar o UCS para a posição inicial e para isso bastam 2 cliques , um no primeiro no primeiro ícone da barra “VIEW” e o segundo clique no primeiro ícone do isométrico (figura 15).

  • Figura 15

Essa seqüência trará de volta o UCS com “X” e “Y” para o plano horizontal como mostra a figura 16. Prestem atenção ao ícone e ao cursor no canto inferior da minha tela.

  • Figura 16

Feito isso vamos ajustar as vistas para a posição correta sobre as paredes em planta. Vamos usar o comando “MOVE” selecionando a vista, usando um ponto base um canto inferior, e colocando no canto inferior correspondente na parede. O desenho ficará como na figura 17.

  • Figura 17

Pronto.

Se você quiser pode eliminar as linhas que representam as paredes em vista e ter apenas a tubulação hidráulica no desenho, como mostro na figura 18.

  • Figura 18

Para colocar o desenho isométrico em um projeto junto com suas respectivas plantas-baixas é necessário usar o modo LAY-OUT (paper-space) porque no MODEL não é possível essas duas visualizações simultâneamente.

Bom gente, é isso. Espero que tenha ajudado com este pequeno tutorial para esclarecer como fazer desenhos isométricos com eficiência no Autocad.

Abraço a todos.

JORGE AUGUSTO

arquiteto

Comentários