Resumo Máquina Síncronas

Resumo Máquina Síncronas

O que é uma máquina síncrona??

Uma máquina síncrona é uma máquina elétrica cuja rotação é proporcional à frequência da rede à qual está conectado.

Gerador síncrono

Um dos tipos mais importantes de máquinas elétricas rotativas é o gerador Síncrono, esta máquina é capaz de converter energia mecânica em elétrica quando operada como gerador e energia elétrica em mecânica quando operada como motor.

Partes constituintes do Gerador Síncrono

Rotor (campo): Parte girante da máquina, constituído de um material ferromagnético envolto no enrolamento de campo, que tem como função de produzir um campo magnético constante assim como no caso do gerador de CC para interagir com o campo produzido pelo enrolamento do estator.

Estator (armadura): Parte fixa da máquina, montada em volta do rotor de forma que o mesmo possa girar em seu interior, também constituído de um material ferromagnético envolto em um conjunto de enrolamentos distribuídos ao longo de sua circunferência. Os enrolamentos do estator são alimentados por um sistema de tensões alternadas trifásicas.

Gerador síncrono

Ao operar como gerador, a energia mecânica é suprida à máquina pela aplicação de um torque e pela rotação do eixo da mesma, uma fonte de energia mecânica pode ser, uma turbina hidráulica, a gás ou a vapor. Uma vez estando o gerador ligado à rede elétrica, sua rotação é ditada pela freqüência da rede, pois a freqüência da tensão trifásica depende diretamente da velocidade da máquina.

Motor síncrono

Ao operar como Motor síncrono, a energia elétrica é suprida à máquina pela aplicação de tensões alternadas trifásicas nos terminais dos enrolamentos do estator, além disso os enrolamentos de campo do rotor são alimentados por uma fonte de tensão contínua.

Como as tensões aplicadas aos enrolamentos do estator são alternadas e trifásicas, circulará nos mesmos uma corrente alternada de mesma freqüência que a tensão, essa corrente produzirá campos magnéticos também alternados que variam no tempo.

Comentários