Química Experimental - Destilação e Filtração

Química Experimental - Destilação e Filtração

5. DESTILAÇÃO E FILTRAÇÃO

Destilação Simples

A destilação simples é uma técnica usada na separação de um líquido volátil de uma substância não volátil. Não é uma forma muito eficiente para separar líquidos com diferença de pontos de ebulição próximos. A Figura abaixo mostra um esquema de um equipamento para destilação simples. Um termômetro é usado para se conhecer a temperatura do que está sendo destilado. O condensador consiste de um tubo, envolvido por uma capa de vidro oca contendo água fria. Para se evitar o aquecimento da água que envolve o tubo, esta é trocada continuamente, através de uma abertura ligada à torneira e outra ligada à pia.

O ponto de ebulição de um líquido pode ser definido como a temperatura na qual sua pressão de vapor é igual a pressão externa, exercida em qualquer ponto, sobre sua superfície.

Procedimento a) Pesar 1g de CuSO4 .7H2O adicionar 100 mL de água destilada e dissolver todo o sal b) Adicionar a solução no balão de destilação juntamente com algumas pérolas de vidro. c) Montar a aparelhagem de destilação simples conforme figura. d) Ligar o aquecimento controlando a temperatura de ebulição de forma que a ebulição não seja muito intensa. e) Anotar a temperatura em que a primeira gota sair do condensador e prosseguir a destilação até obter-se 50 mL de destilado. Observe a temperatura durante a destilação.

Filtração Simples

Processo usado para separar misturas heterogêneas sólido-líquido a) Dobrar o papel de filtro conforme as instruções dadas pelo professor.

b) Colocar 50 mL da suspensão de CaCO3 em um béquer

c) Filtrar a suspensão utilizando a técnica mostrada na figura ao lado.

Questões:

1) Por que a destilação simples não é usada na separação de líquidos de ponto de ebulição relativamente próximos? 2) Por que, no ínicio da destilação, o balão deve estar cheio a dois terços de sua capacidade? 3) Por que é perigoso aquecer um composto orgânico em uma aparelhagem totalmente fechada? 4) Qual a função da pedra de porcelana porosa, pedra de pomes ou bolinhas de vidro em uma destilação? 5) Por qual motivo a água do condensador deve fluir em sentido contrário à corrente dos vapores? 6) Por que misturas azeotrópicas não podem ser separadas por destilação?

Comentários