Gerenciamento de processos-CEFETS

Gerenciamento de processos-CEFETS

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Gerenciamento de

Processos de

Negócios

Gerenciamento Estratégico de Processos de Negócios

Prof. D. Sc. Roquemar Baldam

Pós Graduação em Engenharia de Produção

BPM BPM --Contextualizando o Contextualizando o gerenciamento de processosgerenciamento de processos

Prof. D.Sc. Roquemar Baldam roquemar.baldam@iconenet.com.br

Conceitos elementares

Conceitos elementares Conceitos elementares

Conceitos elementares Conceitos elementares

Conceitos elementares Conceitos elementares

Conceitos elementares Conceitos adotados

Conceitos adotados : razões da adoção

Amplitude com que os conceitos podem ser usados; Coerência entre os conceitos;

Clareza e compreensão dos conceitos;

Respeitabilidade da equipe envolvida na concepção do BPMI (instituição que criou o BPMN).

O que éprocesso de negócio?

(Baldam, etal, 2007)

Exemplos para entender entradas e saídas

Caso de uma fábrica de calçados; Caso da hidroelétrica;

Caso do jornal eletrônico;

Caso de uma universidade;

3.4.1 Processo conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas).

NOTA 1 –Os insumos (entradas) para um processo são geralmente produtos (saídas) de outros processos. NOTA 2 -Processos em uma organização (3.3.1) são geralmente planejados e realizados sob condições controladas para agregar valor. NOTA 3 -Um processo em que a conformidade (3.6.1) do produto (3.4.2) resultante não pode ser prontamente ou economicamente verificadaé freqüentemente chamado de "processo especial".

Processo –segundo ISO 9000

3.3.5 Cliente organização (3.3.1) ou pessoa que recebe um produto (3.4.2)

EXEMPLO -Consumidor, cliente, usuário final, varejista, beneficiário e comprador. NOTA -Um cliente pode ser interno ou externo àorganização.

3.3.6 Fornecedor organização (3.3.1) ou pessoa que fornece um produto (3.4.2)

EXEMPLO -Produtor, distribuidor, varejista ou comerciante de um produto ou prestador de um serviço ou informação. NOTA 1 -Um fornecedor pode ser interno ou externo àorganização. NOTA 2 -Em uma situação contratual, um fornecedor éalgumas vezes chamado de "contratado".

Cliente e fornecedor –ISO 9000

3.4.2 Produto resultado de um processo (3.4.1)

NOTA 1 -Existem quatro categorias genéricas de produto: -serviços (por exemplo: transporte);

-informações (por exemplo: programa de computador, dicionário);

-materiais e equipamentos (por exemplo: parte mecânica de um motor);

-materiais processados (por exemplo: lubrificante). Muitos produtos abrangem elementos que pertencem a diferentes categorias genéricas de produto. Se o produto échamado de serviço, informações, materiais e equipamentos ou materiais processados, isto vai depender do elemento dominante. Por exemplo, o produto automóvel consiste em materiais e equipamentos (por exemplo: os pneus), materiais processados (por exemplo: combustível, líquido de refrigeração), informações (por exemplo: manual do motorista, programa de computador para controle do motor) e serviço (por exemplo:explicações de operação dadas pelo vendedor).

Produto –ISO 9000

3.4.2 produto ( continuação)

NOTA 2 -Serviço éo resultado de pelo menos uma atividade desempenhada necessariamente na interface entre o fornecedor (3.3.6) e o cliente (3.3.5) e é geralmente intangível. A prestação de um serviço pode envolver, por exemplo: -uma atividade realizada em um produto tangível fornecido pelo cliente (por exemplo, o reparo em um automóvel); -uma atividade realizada em um produto intangível fornecido pelo cliente (por exemplo, declaração de imposto de renda necessária para receber a restituição); -a entrega de um produto intangível (por exemplo, fornecimento de informação no contexto da transmissão do conhecimento); -a criação de um ambiente agradável para o cliente (por exemplo, em hotéis e restaurantes). Os produtos do tipo informações são geralmente intangíveis e podem estar em forma de abordagens, atas ou procedimentos (3.4.5). Materiais e equipamentos são geralmente tangíveis e sua quantidade éuma característica (3.5.1) enumerável. Materiais processados são geralmente tangíveis e sua quantidade éuma característica contínua. Materiais e equipamentos e materiais processados freqüentemente são denominados bens. NOTA 3 -Garantia da qualidade (3.2.1) éprincipalmente focada no produto intencional.

Produto –segundo ISO 9000 Exemplos para discussão

Analisar clientes, fornecedores, entradas e saídas: •Aplicar analgésico em puérpera;

•Transportar passageiro de Rio para São Paulo;

•Verificar nota fiscal de produto recém recebido.

Exemplos característicos de processos

Hierarquia de Processos de Negócios. Fonte: Scheer(2006) Exemplos característicos de processos

Diversas visões da organização

Fonte: Morgan (1986).

¾Como máquinas; ¾Como organismos;

¾Como culturas;

¾Como sistemas políticos;

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