Dinâmicas de apresentação e conhecimento

Dinâmicas de apresentação e conhecimento

(Parte 1 de 6)

Caderno De Dinâmicas Página 22

ÍNDICE

1- DINÂMICAS DE ESTUDO E TRABALHO

01- Roda Viva

02- Juri Simulado

03- Cochicho

04- Entrevista

05- Dramatização

06- Estudo do meio

07- Painel

08- Pesquisa

09- Foto-Linguagem

10- Grupo de Verblização X Grupo de Observação (GV X GO)

11- Jornal Falado

12- Choque de Culturas

13- Socio-drama

2- DINÂMICAS DE APRESENTAÇÃO E CONHECIMENTO

01- Quem sou eu ?

02- Loteria de Apresentação

03- Cartão Postal

04- Eptáfio

05- Apresentação através de Desenhos

06- Primeiros nomes, primeiras impressões

07- Personagens

08- Cartões Postais

09- A Foto Preferida

10- A Palavra Chave

11- Conhecer pelas Figuras

12- Baralho

3 - RECREAÇÃO

01- Moisés no Deserto

02- Labirinto

03- Famílias de Pássaros

04- Confusão de Sapatos

05- Festival de Máscaras

06- Salvar da Bruxa

07- Advinhando Objetos

08- Varrendo Bolas

09- Mister Balão

10- Corrida com Bolas

11- Inflando Balões

12- Meu vizinho

4- AUXÍLIO PARA DIÁLOGO NO GRUPO

01- Escolha dos Bichos Mais

02- A Jaula

03- O Jogo da Bicharada

5- CELEBRAÇÕES

01- Cegos, Surdos e Mudos

02- Rezando Imagens

03- Celebração da Luz

04- A Vida no Evangelho de São João

6- TÉCNICAS DE INTEGRAÇÃO

01- Integração

02- Boas Notícias

03-Todos Juntos (Canção/Debate)

04- A família Ideal

05- Baú das Recordações

06- Construção da Casa

Dinâmicas de Estudo e Trabalho

1. Roda Viva

Objetivos:

1- Debater um tema e desenvolvê-lo de forma participativa.

2-Envolver a todos do grupo no debate.

3-Falar sobre o que cada um sabe a respeito de um assunto.

4-Saber expor e ouvir.

Passos:

1- Fazer dois círculos, um de frente para o outro, de pé.

2- O círculo de dentro fica parado no lugar inicial e o círculo de fora gira para a esquerda, a cada sinal dado pelo animador ou coordenador do grupo.

3- Cada dupla fala sobre o assunto colocado para reflexão, durante dois minutos, sendo um minuto para cada pessoa.

4- O Círculo de Fora vai girando até chegar no par inicial.

5- Depois deste trabalho, realiza-se um plenário, onde as pessoas apresentam conclusões, tiram dúvidas, complementam idéias.

6- Complementação do assunto pelo coordenador.

Observações:

1- O assunto deve ser preparado pelo coordenador, com antecedência.

2- Os participantes do grupo devem pesquisar e fazer leituras prévias sobre o assunto.

Avaliação:

- O que descobrimos sobre o assunto?

- Como nos sentimos durante a dinâmica?

- O que foi positivo?

- Que ensinamentos podemos tirar para o grupo?

02 - Juri Simulado

Objetivos:

1- Estudar e debater um tema, levando todos os participantes do grupo se envolverem e tomar uma posição.

2- Exercitar a expressão e o raciocínio.

3- Desenvolver o senso crítico:

Participantes: (Funções)

Juiz: Dirige e coordena o andamento do júri.

Advogado de acusação: Formula as acusações contra o réu ou ré.

Advogado de defesa: Defende o réu ou ré e responde às acusações formuladas pelo advogado de acusação.

Testemunhas: Falam a favor ou contra o réu ou ré, de acordo com o que tiver sido combinado, pondo em evidência as contradições e enfatizando os argumentos fundamentais.

Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota: Culpado ou inocente, definindo a pena. A quantidade do corpo de jurados deve ser constituido por número impar:(3, 5 ou 7)

Público: Dividido em dois grupos da defesa e da acusação, ajudam seus advogados a prepararem os argumentos para acusação ou defesa. Durante o juri, acompanham em silêncio.

Passos:

1- Coordenador apresenta o assunto e a questão a ser trabalhada.

2- Orientação para os participantes.

3- Preparação para o júri.

4- Juiz abre a sessão.

5- Advogado de acusação (promotor) acusa o réu ou ré (a questão em pauta).

6- Advogado de defesa, defende o réu ou a ré.

7- Advogado de acusação toma a palavra e continua a acusação.

8- Intervenção de testemunhas, uma de acusação.

9- Advogado de defesa, retoma a defesa.

10- Intervenção da testemunha de defesa.

11- Jurados decidem a sentença, junto com o juiz.

12- O público, avalia o debate entre os advogados, destacando o que foi bom, o que faltou.

13- Leitura e justificativa da sentença pelo juiz.

Avaliação:

- Que proveito tiramos da dinâmica?

- O que mais nos agradou?

- Como nos sentimos?

- O que podemos melhorar?

03 - Cochicho

Objetivos

1- Levar todos do grupo a participar de uma discussão.

2- Colher opiniões e sugestões de um grupo, e sondar-lhes os interesses.

3- Criar uma atmosfera informal e democrática durante um estudo, debate.

4- Dar oportunidade para a troca de idéias dentro de um grupo.

5- Ajudar as pessoas a se libertarem das suas inibições.

6- Obter rapidamente idéias, opiniões e posições dos participantes de um grupo.

Componentes:

1- Coordenador: orientar e encaminhar o trabalho

2- Secretário: anota no quadro ou papelógrafo, as idéias dos participantes

3- Público: participantes do grupo.

Passos

1- coordenador expõe de forma clara uma questão, solicitando idéias do grupo;

2- Coordenador divide o grupo de 2 em 2 ou 3 em 3 (depende do número de participantes do grupo)

3- Formados os grupos, passam a trabalhar. Cada grupo tem 2, 3 ou 4 minutos para expor suas idéias, sendo um minuto para cada participante.

4- Uma pessoa de cada grupo expõe em plenário,. a síntese das idéias de seu grupo.

5- O secretário procura anotar as principais idéias no quadro, ou num papelógrafo.

6- O coordenador faz um comentário geral, esclarece dúvidas.

7- Alguém do grupo pode fazer uma conclusão.

Avaliação

1- O que aprendemos?

2- O que descobrimos em relação ao grupo?

3- O que precisamos aprofundar sobre este assunto?

04 - ENTREVISTA

Objetivos

1- Obter conhecimentos, informações ou mesmo opiniões atuais a respeito de um tema.

2- Utilizar melhor os conhecimentos de um especialista sobre o tema.

3- Obter mais informações em menos tempo.

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