BRIEFING

Os Produtos:

  1. Nome: Comidas Diversas, distribuídas pelo Restaurante PRAC.

  2. Slogan: “Comida boa de verdade a PRAC transforma em realidade”.

  3. Descrição: A PRAC, proporciona a seus consumidores o prazer de desfrutar de muitos pratos alimentícios, relacionados as refeições preparadas com muito bom gosto e saúde. Oferece cardápios variados, em um ambiente super aconchegante e familiar.

  4. Histórico: O Restaurante PRAC, situa-se na cidade de Mafra, Santa Catarina, Brasil. Há cinco anos no ramo, desenvolveu recentemente uma maneira inédita de satisfazer seus clientes. Depois de analisadas pesquisas específicas, verificou-se a carência de receitas variadas e saudáveis, nas refeições diárias de nossos clientes. Para tanto, o PRAC satisfará as necessidades de seus consumidores e trará prazer, saúde e conforto, nas alimentações diárias e comemorativas de seus consumidores.

  5. Embalagem: Os produtos oferecidos pela PRAC, serão entregues aos consumidores em bandejas do próprio Restaurante, que lembrem os nutrientes e vitaminas, enquanto se alimentam, saboreando receitas diversificadas diariamente.

  6. Preço e Tendências: O produto possui diferencial das outras receitas oferecidas pela concorrência. Com a quantidade de alimentos e opções alimentícias existentes no mercado, observamos a necessidade da diferenciação desse ramo, visando a comodidade e vontade do consumidor. O preço é acessível e diretamente ligado à qualidade do produto.

  7. Custos X Benefícios: O custo é restituído pelas vantagens deste serviço e os benefícios, através dos nutrientes e proteínas, direcionados à qualquer pessoa, são facilmente percebidos em relação a saúde e bem estar.

  8. Vantagens: As comidas oferecidas pelo PRAC oferece, na correria do dia a dia , uma maneira prática, rápida e saborosa de cuidar da alimentação, além de proporcionar tranqüilidade e satisfação aos consumidores.

  9. Disponibilidade: Visando a satisfação dos futuros consumidores, a PRAC dispõe de um moderno sistema de atendimento que atinge todas as linhas de canais de distribuição, assim como nossos fornecedores em geral.

  10. Concorrentes: De início, não haverá concorrência, visto ser um sistema de variação inédito. A medida que se torne conhecido, os consumidores diferenciarão facilmente a alta qualidade e sabor das receitas proporcionadas pelo PRAC, bem como saberão distinguir entre os demais, o melhor atendimento e os pratos alimentícios mais bem produzidos.

  11. Diferencial: O grande diferencial do PRAC é garantir aos seus clientes um sabor nutritivo e cheio de bons desejos, em um ambiente confortável, além de toda refeição ser acompanhada por uma Nutricionista.

  12. Imagem do Produto: A melhor imagem do produto é a de ser uma receita bem elaborada, conhecida pelo consumidor, saudável e decorada, de modo que proporcione satisfação aos olhos do cliente.

O Mercado:

A - Canal de Vendas: As vendas serão efetuadas no próprio espaço, onde encontra-se o Restaurante PRAC, também trabalhando com entrega a domicilio.

B - Importância Relativa: Destaca-se a vontade e a satisfação de 2 necessidades ao mesmo tempo: a alimentação saudável e saborosa, todos os dias.

C - Como se vende o Produto: Diretamente ao consumidor.

D - Tamanho de Mercado: Direcionado a Mafra e região.

E - Sobreposições das Vendas: Produção que mantenha sempre o estoque mínimo, garantindo o abastecimento dos clientes diariamente.

F - Tendências das Vendas: Objetivando vincular as tendências do futuro, PRAC – com responsabilidade – atende as necessidades do consumidor em menos de 10 minutos e tem qualidade garantida pelas empresas de nutrição e saúde.

G - Atitudes dos Distribuidores: Expor corretamente aos consumidores a responsabilidade e a satisfação garantida, nos mais diversos aspectos, ingerindo alimentos produzidos pelo PRAC.

H - Influência da força de vendas: A principal influência na vendas dos pratos do PRAC é a identificação do consumidor dos benefícios – entre eles a saúde, a qualidade e o sabor – dos alimentos produzidos. Vale lembrar que as informações das receitas devem ser condizentes ao objetivo da empresa e à propaganda.

I - Efeitos da propaganda no mercado: Divulgando os benefícios e as vantagens do produto, poderemos influenciar o consumidor à visitar nosso restaurante com toda e qualquer forma de divulgação.

J - Investimentos em comunicação: R$ 1.300,00 (Mil e Trezentos Reais)

K - Concorrência: A Concorrência possui receitas semelhantes, porém o PRAC juntou a vontade crescente de receitas antigas com a responsabilidade e nutricidade, que destaca-se por oferecer esses alimentos em ambiente aconchegante e com acompanhamento de nutricionista. Considerado competitivo, o preço é diretamente ligado aos benefícios do produto, isto porque prevê-se a receptividade dos consumidores e com os retornos dos investimentos em comunicação.

Os Consumidores:

Os possíveis e futuros consumidores do PRAC, são de diversas classes sociais mas, principalmente, os trabalhadores que tendem a ser o maior usuário do produto. Destacam-se como consumidores em potencial, as pessoas que moram sozinhas ou mesmo em apartamentos, e aquelas que sempre se mantém ocupadas, nos afazeres diários, justamente por não possuírem tempo – ou vontade - suficientes e adequados para cozinharem a toda refeição (almoço e jantar).

O consumo será motivado pela necessidade de saúde e sabor, bem como pela curiosidade momentânea da novidade no mercado de Mafra e região.

Os Objetivos:

O PRAC possui objetivos voltados a satisfação do cliente e também, a sua fidelidade, que será comprovada pelo produto ser viável financeiramente e ter garantia de sucesso, pelo sabor e qualidade dos alimentos e pelo conforto do ambiente.

A Estratégia Básica:

Unir a boa alimentação com a satisfação em adquirir esses alimentos. Deixando clara as vantagens e benefícios dos produtos de modo a flexibilizar o mercado alimentício, acompanhado das tendências de consumo, da confiabilidade e qualidade, características do PRAC.

CAMPANHA DE PROPAGANDA

  1. Objetivos: Estimular a venda dos produtos/alimentos do PRAC, atingindo os possíveis e futuros consumidores.

  2. Pesquisa: Visto as tendências futuras de falta de tempo, o PRAC notou uma brecha no mercado de refeições e alimentos que proporcionará satisfação e saúde ao consumidor.

  3. Planejamento: Visando a conquista dos futuros usuários, PRAC participará dos mais diversos veículos de comunicação.

  4. Aprovação / Revisão do Planejamento: Revisadas e aprovadas todas as etapas do planejamento baseadas no retorno dos investimentos feitos em comunicação.

  5. Criação: Queremos transmitir aos possíveis consumidores a inovação no mercado de refeições e alimentos feitos na hora, objetivando o suprimento das necessidades dos consumidores com relação à tempo, proporcionando qualidade e saúde no que tange o processo de alimentação (almoço e jantar) atualmente.

  6. Mídia: A propaganda será exibida em diversos veículos de comunicação, inicialmente com transmissões regional, dentre os quais: rádios e periódicos em geral.

  7. Criação / Aprovação / Revisão / Mídia: Obter-se-á aprovação se o planejamento de comunicação e divulgação tiverem retornos positivos conforme planejado.

  8. Compra da Mídia / Acertos: Estão sendo analisadas as propostas recebidas.

  9. Veiculação: Disponibilizar-se-á as mensagens em diversas mídias.

CRONOGRAMA DE LANÇAMENTO:

Com início previsto para 20 de Junho de 2004, o lançamento das Comidas Típicas do Restaurante Typical Foods se dará através seguintes etapas:

DATA PREVISTA:

EVENTO:

VEÍCULO:

20/06/2004

Lançamento da diferenciação de cardápio no site www.restauranteprac.com.br

Internet.

20/06/2004

Propaganda nos horários de maior audiência

Rádios AM e FM.

22/06/2004

Publicação de Anúncios em cadernos especializados de Jornais e panfletos de noticias.

Periódicos em geral.

22/06/2004

Colocação de 1 a 5 outdoors por grandes centros (de Mafra e região).

Outdoors.

23/06/2004

Disponibilizar faixas de propaganda – e possíveis promoções – do lançamento do PRAC e das diferenciação de cardápios.

Faixas.

ORÇAMENTO DA CAMPANHA DE PROPAGANDA:

Meio de Comunicação:

Investimento (R$):

* Propagandas em 3 panfletos regionais

R$ 200,00

* Propaganda em jornais regionais

R$ 100,00

* 10 unidades de Outdoors

R$ 500,00

* Malas Diretas

R$ 400,00

* Mídia local (para o lançamento dos pratos típicos)

R$ 100,00

INVESTIMENTOS EM COMUNICAÇÃO - TOTAL:

R$ 1.300,00

Poderá se verificar as necessidades de melhoria ou apenas manutenção dos investimentos em comunicação em, aproximadamente, 30 dias após lançamento do produto. Isso deverá ser feito através de pesquisas diretas com os consumidores á respeito da aceitação e o resultado de satisfação destes produtos.

SPOT:

Texto do comercial de Rádio e Televisão:

Você precisa de algo que diferencie seus almoços e jantares diários?

Esta com vontade de comer aquela comidinha nutritiva e saborosa todos os dias?

Quer provar uma nova receita?

Então estamos falando coma pessoa certa...

Venha até nosso Restaurante e prove os mais diferentes, saborosos e nutritivos pratos, que preparamos pra você com todo amor e carinho, todos os dias...

Preparamos cada prato com o mesmo carinho e responsabilidade que aquela pessoa especial (mamãe, vovó ou titia) preparam pra você.

Além de proporcionar a você e sua família, um excelente almoço ou jantar, nós garantimos um ambiente confortável e descontraido.

Venha Conferir!

Comentário:

Argumentos reais e informações básicas sobre um produto novo no mercado, podem fazer com que o público se interesse em consumi-lo; e este é o objetivo do comercial.

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