Curso de programação de pic através do mikroc

Curso de programação de pic através do mikroc

(Parte 1 de 8)

Curso básico de linguagem C para microcontroladores PIC _

Í ndice

Linguagem C3
Programação de Microcontroladores em linguagem C3
- Álgebra Booleana5
- Operações5
- Representação Gráfica das Portas Lógicas5
- Variáveis6
- Tipos de Dados6
- Qualificadores6
- Declaração de variáveis7

Princípio de programação Introdução à Linguagem C - Operadores matemáticos

- Aritméticos.................................................................................................7
- Relacionais.................................................................................................7
- Operadores Lógicos bit-a-bit......................................................................8
- Operadores Lógicos relacionais.................................................................8

- Declarações de controle

- Decisão – Comando IF...............................................................................9
- Decisão – Comando IF-ELSE....................................................................9
- Decisão – SWITCH-CASE........................................................................10
- Laço FOR1
- Laço WHILE1
- Laço DO-WHILE12
- Ponteiros12
- Matrizes13
O Ambiente MikroC14
- Criando um novo projeto15
- Primeiro Projeto16
- Gravando o projeto18
Acionamento de Botões24
- Timer 026

Estudo dos Timers e Interrupções 1

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- Timer 130
- Timer 23
Funções38
Debug no MikroC39
Display de Cristal Líquido (LCD)42
Conversão A/D46
Comunicação Serial (USART)48
EEPRON Interna53
PWM5

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Linguagem C

É uma linguagem de programação de propósito geral, estruturada, imperativa, procedural de alto e baixo nível, criada em 1972 por Dennis Ritchie no AT&T Bell Labs, para desenvolver o sistema operacional UNIX (que foi originalmente escrito em Assembly). Desde então, espalhou-se por muitos outros sistemas e tornou-se uma das linguagens de programação mais usadas influenciando muitas outras linguagens, especialmente o C++, que foi desenvolvida como uma extensão para C.

Fonte: WIKIPEDIA

Programação de Microcontroladores em linguagem C

Atualmente, a maioria dos microcontroladores existentes nos mercado contam com compiladores em C para o desenvolvimento de software, pois a linguagem C permite a construção de programas e aplicações muito mais complexas do que o Assembly.

O compilador C tem a capacidade de “traduzir” com alto grau de inteligência e velocidade o código em C para o código de máquina, portanto podemos dizer que a linguagem C possui grande eficiência.

Essa eficiência da linguagem C faz com que o programador preocupe-se mais com a programação em si e o compilador assume responsabilidades como localização da memória, operações matemáticas e lógicas, verificação de bancos de memórias e outros..

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Princípio de Programação

Álgebra Booleana

Na matemática e na ciência da computação, as álgebras booleanas são estruturas algébricas que “captam a essência” das operações lógicas E, OU e NÃO (NAD, OR e NOT), bem como das operações da teoria de conjuntos soma, produto e complemento.

Álgebra Booleana deriva do nome de George Boole, matemático inglês que foi o primeiro a definí-las como parte de um sistema de código em meados do século XIX. Foram aplicadas pela primeira vez em eletrônica por Claude Shannon no século X.

Os operadores de álgebra booleana são frequentemente escritos com E, OU ou NÃO (mais comuns são os equivalentes em inglês, AND, OR ou NOT). Na descrição de circuitos podem ser utilizados NAND (NOT AND), NOR (NOT OR) e XOR (OR exclusivo).

Operações:

Representação Gráfica das Portas Lógicas:

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Introdução à Linguagem C

Variáveis:

As variáveis podem conter letras e números, sempre começando com letras e não devem ter nome de palavras reservadas pelo compilador como, por exemplo, for, do, int, etc.

Tipos de Dados :

Dado: Representa: -char Caracteres

-int Números inteiros

-float e doubleNúmeros decimais (ponto flutuante)

-voidValores nulos

Qualificadores:

Qualificador Significado -signedSinalizado

-unsigned Não sinalizado

-shortInteiro menor que o padrão

-longInteiro maior que o padrão

Tipo Tamanho Valores signed char8 bits-128 à 127 (unsigned) char8 bits0 à 255 (signed) short (int)8 bits-128 à 127 unsigned short (int)8 bits0 à 255 (signed) int16 bits-32768 à 32767 unsigned int16 bits0 à 65535 (signed) long (int)32 bits-2147483648 à 2147483647 unsigned long (int)32 bits0 à 4294967295 float32 bits(+-) 1,17549435082e-38 à (+-) 6,80564774407e38 double32 bits(+-) 1,17549435082e-38 à (+-) 6,80564774407e38 long double32 bits(+-) 1,17549435082e-38 à (+-) 6,80564774407e38

* Palavras entre parenteses são opcionais.

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Exemplos:unsigned int x = 12345;
int conta;
short x1;
conta = 100; (atribui-se o valor 100 à variável conta)
x1 = 15; (atribui-se o valor 15 à variável x1)

Declaração de Variáveis: Um variável é declarada da seguinte forma: <qualificador> + <tipo de dado> + <nome da variável> + <valor>; onde o valor pode ou não ser inicializado. Para atribuir valores às variáveis: Operadores Matemáticos: Aritméticos:

Operador Descrição Exemplo

+Soma dos argumentosa + b -Subtração dos argumentosa - b *Multiplicação dos argumentosa * b /Divisão dos argumentosa / b

%Resto da divisão (só pode ser utilizado com valores inteiros) a % b

++Soma 1 ao argumentoa++ --Subtrai 1 ao argumentoa--

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Relacionais:

São utilizados para comparação entre argumentos e retornam uma resposta verdadeira ou falsa. Como em linguagem C não existe uma variável booleana para um resultado verdadeiro ou falso, todo valor igual a 0 será considerado falso e todo valor diferente de 0 (qualquer valor) será considerado verdadeiro.

Operador Descrição Exemplo

==Compara se igual a == 5 !=Compara se diferente dea != 5 >Compara se maior quea > 5 <Compara se menor quea < 5 >=Compara se maior ou igual a >= 5 <=Compara se menor ou igual a <= 5

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