Plano de aula (Tipos de soluções e concentração)

Plano de aula (Tipos de soluções e concentração)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

AUTORIZAÇÃO N.º 9293/86 – RECONHECIMENTO: PORTARIA N.º 909/95,DOU 01.08.95

GABINETE DA REITORIA

GESTÃO DOS PROJETOS E ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

RESOLUÇÃO Nº 709/09 – DOE de 21/07/09

Curso:

Licenciatura em Química

Componente curricular:

Oficina de Leitura

Docente:

Ródnei Souza

Semestre:

2010.3

Carga horária:

60 h

Discente:

Daiane Ribeiro e Silva

Tutor a Distância:

Viviana Maria da Silva Rocha

Grupo:

G6

PLANO DE AULA

Tema da aula: Soluções

I – Objetivos

I.1 - Geral:

Interpretar, conceitual e graficamente, a solubilidade de substâncias sólidas e gasosas em água.

Efetuar cálculos de proporcionalidade entre soluto e solvente de uma solução, envolvendo estritamente as relações g/l, PPM%, mol/L, % em massa e bem como o efeito da diluição.

Compreender as alterações quantitativas ao se misturarem.

I.2 - Específicos:

Aplicar as definições e conceitos das propriedades relacionando aos alimentos.

Usar as definições e conceitos da termoquímica, nos processos físico-químico relacionando às diversas áreas do cotidiano.

Utilizar as definições, conceitos e métodos na obtenção de soluções empregadas nas analises físico-químico de controle e de qualidade de alimentos ou outros aspectos do nosso cotidiano.

II - Conteúdo:

Estudo das soluções.

Aspectos quantitativos das soluções.

Concentrações das soluções: g/l, mol% e PPM.

Diluição de soluções.

Mistura de soluções.

III – Metodologia

Introduzir a aula com as seguintes perguntas:

  • O que você sabe sobre misturas?

  • O que podemos chamar de soluções?

  • Como sabemos se uma solução é saturada, insaturada ou concentrada?

  • Como se calcula a concentração de uma solução?

Depois usar um experimento com uma mistura de um líquido transparente (água), um pó branco (talco ou sal de cozinha), usaremos três copos descartáveis transparentes, nessa parte prática da aula mostraremos as soluções em três formas ou aspectos.

Após isso passaremos a parte teórica, onde entenderemos com base nas minhas explicações como funciona a formula de concentração de uma substância.

IV – Recursos

  • 1 quadro branco, piloto e apagador

  • 3 copos descartáveis, água em temperatura ambiente, talco ou sal de cozinha.

  • Colher

  • Livros didáticos

V - Avaliação

Avaliar se o aluno está entendendo o objetivo das perguntas, então proporcionar um ambiente agradável para observar se o aluno está conseguindo entender com precisão o que acontece no experimento. Observar se a parte pratica da aula foi absorvida de forma que possa dá o próximo passo seguindo para a parte teórica com, trazer a formula de concentração de soluções na lousa.

VI - Referências: (seguir o formato dos exemplos abaixo)

Atkins, P. (2001) Físico-química- Fundamentos (3ª Ed.) LTD

Castellan, G. W. (1986) Fundamentos de química (3ª Ed.) LTD

Kotz, J. C.; Treichel, P. (2002). Química e reações químicas. Vol. 1 e 2 (4ª Ed.) LTD.

Usberco, João

Química, volumen 2: físico-química / João Usberco, Edgard Salvador – 12 ed. reform. —

São Paulo: Saraiva, 2009.

Sites:

http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1

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