Apostila Catia v5

Apostila Catia v5

(Parte 1 de 5)

ATIVA Instrutoria

w.ativaengenharia.com.br 1

CURSO CATIA V4 SOLIDE DESIGN

O que é CATIA? CATIA é a abreviação de:

Computer Aided Tridimensional Interactive Application.

O CATIA é um dos mais poderosos SOFTWARES para desenho por computador da atualidade, sendo a principal ferramenta de grandes empresas para suas Engenharias de Produto, Manufatura e Ferramental onde todos os componentes de um projeto, são armazenados em um Espaço Virtual com três dimensões podendo ser montados antes que cada componente seja fabricado, assim elimina-se a possibilidade de erros de fabricação e montagens dos componentes além de grande rapidez na definição do projeto.

Onde é aplicado o CATIA? É amplamente utilizado por vários setores da Indústria Mundial, onde se incluem. Montadoras de automóveis, caminhões, ônibus, tratores, etc.; Indústria Naval; Empresas de Autopeças; Usinagens de precisão e ferramentarias; Fabricantes de máquinas;

E o maior deles, a Indústria Aeronáutica onde citamos a EMBRAER com mais de 400 ESTAÇÕES de

CATIA, empregando atualmente mais de MIL Engenheiros e Técnicos, em suas unidades no Brasil.

Criado pela empresa DASSAULT, fabricante dos famosos jatos de combate MIRAGE e SUPER

ETENDARD, entre outros.

A cada dia, as empresas têm adotado o CATIA, devido a necessidade de comunicação entre empresas e seus fornecedores, assim houve um grande aumento da procura de profissionais OPERADORES de CATIA, e como são poucos profissionais no mercado, as empresas disputam entre si os poucos que existem, tornando esta, uma profissão diferenciada.

Neste curso vamos aprender a interagir com o CATIA V5 aprendendo como desenhar peças mecânicas em 3D e 2D, ou seja, SPACE e DRAW.

O que significa SPACE e DRAW? SPACE – é o ambiente com três dimensões, ou seja, um espaço VIRTUAL com os TRÊS EIXOS: X, Y e Z, onde desenhamos nossos MODELOS 3D.

DRAW – o desenho 2D é chamado de “DRAW” é o ambiente no CATIA, onde as vistas serão rebatidas.

Uma vez criado o MODELO 3D no SPACE, iniciamos o desenho 2D das vistas no modo DRAFTING para o detalhamento nos FORMATOS A4, A3, A2, A1, A0 e A0 especial, criando todas as vistas necessárias, como ELEVAÇÃO, PLANTA E LATERAL, SECÇÕES, CORTES, VISTAS AUXILIARES E DETALHES, onde o desenho é depois PLOTADO e enviado para a fabricação ou montagem dos componentes.

ATIVA Instrutoria

w.ativaengenharia.com.br 2

O CATIA gera todas as vistas a partir do modelo 3D, bastando apenas escolher a posição onde cada vista será criada, em seguida os trabalhos de cotagem, inserção de notas e preenchimento da legenda.

O OBJETIVO PINCIPAL DESTE CURSO é passar para o profissional seja Desenhista ou Projetista, o CONCEITO de modelação no ambiente 3D do CATIA, mas é bom lembrar que “ele” não desenha sozinho você é o cérebro da máquina e terá de definir quais são as figuras componentes do seu projeto antes de construí-lo.

Para se desenhar no SPACE do CATIA: PLANO- 3 Pontos geram um plano; LINHA- 2 Pontos geram uma linha; PONTO- 2 Linhas geram um ponto.

Com estes elementos, podemos construir qualquer forma geométrica no CATIA, o desenho começa no

SPACE e termina no DRAFTING assim, você deve adotar estes três conceitos quando estiver desenhando seu modelo 3D, Construa tudo utilizando PLANOS, pois com este elemento além de rapidez e precisão podem ser usadas várias vezes para criar LINHAS e PONTOS.

Estes PLANOS, LINHAS e PONTOS, darão origem ao perfil (Profiles) dos SÓLIDOS básicos que darão origem à nossa peça, e todas as formas que conhecemos, desde uma embalagem de xampu até um avião, são COMPOSTAS ou INTERSECCIONADOS nas chamadas OPERAÇOES BOOLEANAS.

Podemos dizer que no CATIA, todas as peças: EXTRUDAM; REVOLUCIONAM; OU PERCORREM UM CAMINHO;

ATIVA Instrutoria

w.ativaengenharia.com.br 3

Ponto: O que é? R: É a intersecção dos três eixos (x, y, z) (coordenada). Qual sua característica? R: Não tem dimensão Para que serve? R: Posicionar elementos no espaço

Linha: O que é? R: É a intersecção de dois pontos Qual sua característica? R: tem direção Para que serve? R: Riscar perfis de sólidos primitivos e orientar sólidos paramétricos

Plano: O que é? R: É a intersecção de três pontos Qual sua característica? R: É infinito Para que serve? R: Riscar perfis e contornos, operações de corte e checar dimensional.

Curva: O que é? R: É a intersecção de três pontos onde um deles é o centro Qual sua característica? R: Só pode ser criada no plano Para que serve? R: Criar cantos arredondados em perfis ou contornos

Eixo: O que é? R: Axis = Eixo = Vetor Qual sua característica? R: Tem sentido positivo e negativo e é infinito Para que serve? R: Orientar elementos em um ambiente 3D (Axis System = Origem do Ambiente)

Spline: O que é? R: Conexão de pontos no espaço (acima de três) Qual sua característica? R: Extrapola os planos Para que serve? R: Criar Surfaces e contornos (Complexos)

Spine: O que é? R: Conexão de pontos no plano (Acima de três) Qual sua característica? R: Só pode ser criada no Sketcher/ 2D Space Para que serve? R: Criar perfis complexos ou contornos planares

LEMBRETE: Este é o CONCEITO que a partir de agora deve fazer parte de seus procedimentos quando for desenhar suas peças no CATIA.

ATIVA Instrutoria

w.ativaengenharia.com.br 4

Além da máxima definição de plano podemos encontrar no ambiente 3D ou WORKSPACE,

CONCEITO DE PLANO: SETE CONDIÇÕES elementos combinados que nos permitem usá-los como PLANO, Exemplo:

MÁXIMA: INTERSECÇÃO DE 3 PONTOS NÃO ALINHADOS

FACE DO SÓLIDO: MELHOR CONDIÇÃO PARA USO DO PLANO: Podemos “colar” outros sólidos na face do SÓLIDO BASE, eliminando a necessidade de leitura de cotas ou mesmo criar Planos PARALELOS a partir destas faces – Depende da VISÃO do Operador de CATIA.

ATENÇÃO: Assim como o EIXO, o PLANO é infinito, não é construído a partir de quatro linhas, não se pode selecionar o CONTORNO do plano para usar como linha, pois não é uma linha. No V4 é possível fazer ZOOM no plano, já no V5, quando aplicamos o ZOOM, tudo o que é infinito ou não tem forma, não é ampliado. Um PLANO PARALELO é uma cópia de outro com a mesma PROPAGAÇÃO:

ATIVA Instrutoria

w.ativaengenharia.com.br 5

Primeiramente, ABRA o CATIA V5:

SELECIONE O ÍCONE >> >>ENTER >> Aguarde abrir o programa.

O CATIA é muito “pesado” e DEMORA A ABRIR, se usar o DUPLO CLIQUE, pode ABRIR VÁRIAS VEZES o programa, portanto tome cuidado ou PERDERÁ muito tempo. O CATIA V5 abre o ambiente “PRODUCT”, que é utilizado para o ASSEMBLY DESIGN, ou MONTAGEM de conjuntos, portanto FECHE o PRODUCT e abra o PART DESIGN:

Este modo é equivalente ao AMBIENTE 3D SPACE do CATIA V4. Note que os TRÊS PLANOS ORTOGONAIS (ESTRELA DE DAVI) já estão criados: Crie o AXIS SYSTEM para ter DIREÇÃO em TRANSFORMAÇÕES e ORIENTAÇÃO para Superfícies (Simulação de Sólidos Paramétricos).

Selecione o ícone>> >> clique OK na Janela.

BE = BOTÃO ESQUERDO: Selecionar BM = BOTÃO DO MEIO: “PAN” Arrastar BM + BD JUNTOS = Orbit BM + 1 Clique no BD= Zoom IN / OUT

BD SOBRE O ELEMENTO: Properties: Muda as PROPRIEDADES do Elemento como: COR, ESPESSURA, FONTE, GRÁFICO, etc.

(Parte 1 de 5)

Comentários