Milho e Soja - Como Estimar a Produção

Milho e Soja - Como Estimar a Produção

COMO ESTIMAR A PRODU˙ˆO DE MILHO E DE SOJA ANTES DA COLHEITA1

Harold Reetz2 Traduzido e adaptado de Better Crops with Plant Food, Norcross, spring 1987 (publicado por Potash & Phosphate Institute, EUA). Diretor do Centro-Oeste, Potash & Phosphate Institute, Illinois, EUA. E-mail: hreetz@ppi-far.org

A precisªo pode ser melhorada fazendo-se as estimativas para vÆrias Æreas dentro do mesmo campo e determinando-se a mØdia das estimativas.

É mais difícil de se fazer a estimativa segura da produtividade da soja do que a do milho. O processo a seguir Ø oferecido como sugestªo, mas nªo Ø um mØtodo preciso.

1. Conte o nœmero de plantas em 4 m2, em 10 Æreas diferentes, selecionadas ao acaso no campo:

Espaçamento entre linhas (cm)Comprimento para se obter 4 m2

Para espaçamentos estreitos, Ø mais fÆcil contar as plantas em uma Ærea retangular. Por exemplo, para espaçamento de 20 cm entre linhas, conte as plantas em 5 linhas, cada linha com 4,0 m, ou em 10 linhas, cada uma com 2,0 m.

2. Para selecionar uma amostra ao acaso, escolha um ponto qualquer na linha, conte 10 plantas a partir deste ponto, arranque esta planta e conte o nœmero de suas vagens. Esse procedimento Ø importante para se evitar qualquer influŒncia pessoal na seleçªo de plantas. Repita esse procedimento em 20 plantas, no mínimo (quanto mais plantas forem amostradas, mais precisa serÆ a estimativa).

3. Calcule a mØdia de vagens por planta:

Total de vagens ÷ nœmero de plantas nas quais as vagens foram contadas = nœmero mØdio de vagens por planta

4. Nœmero de plantas em 4 m2 x nœmero mØdio de vagens por planta = total de vagens

5. Peso dos grªos em 4 m2:

Total de vagens x 0,4024 gramas por vagem = total de gramas Total de gramas ÷ 0,001 = total de quilos

6. Peso em quilos por hectare:

Como ocorre com o mØtodo para estimativa da produçªo de milho, a precisªo das estimativas serÆ aumentada pela amostragem de mais Æreas no campo.

Um processo alternativo de cÆlculo Ø presumir nas etapas 5 e 6 que existam 2,5 sementes por vagem e 5.500 sementes por quilo. Assim, teremos:

5. Nœmero de sementes por hectare:

Vagens por hectare x 2,5 sementes por vagem = no de sementes/ha. 6. Peso em quilos por hectare: Sementes por hectare ÷ 5.500 sementes por quilo = kg/ha

A precisªo desse mØtodo depende muito da precisªo na contagem das plantas e das vagens.

Muitos agricultores gostam de ter uma estimativa das produçıes da cultura antes da colheita. Tais estimativas podem ser œteis em ensaios de híbridos/cultivares, onde se testa a variabilidade genØtica da produçªo, ou quando se avaliam diferentes mØtodos de manejo.

VÆrios mØtodos tŒm sido propostos para tais estimativas.

Alguns sªo mais precisos do que outros. Contudo, nenhum serÆ tªo exato quanto a colheita da Ærea inteira e a pesagem dos grªos colhidos.

Apesar das limitaçıes, as estimativas podem ser valiosas, se nªo para a determinaçªo exata da produçªo, ao menos para fazerse comparaçıes relativas.

As estimativas sªo baseadas na colheita de amostras representativas e na previsªo da produçªo atravØs das mesmas. A seleçªo dos locais para a amostragem representativa Ø muito decisiva. Características individuais de um determinado híbrido de milho, ou qualquer condiçªo diferente do meio ambiente ou fatores de manejo, podem afetar a precisªo das estimativas. Mas elas podem ser œteis para se fazer comparaçıes relativas.

Este mØtodo Ø baseado na informaçªo utilizada no desenvolvimento da regra de cÆlculo Corn Yield Calculator , publicada pela Universidade de Illinois:

1. Conte o nœmero de espigas em 4 m2:

Espaçamento entre linhas (cm)Comprimento para se obter 4 m2

2. No mesmo lugar, selecione trŒs espigas representativas e conte o nœmero de fileiras de grªos e o nœmero de grªos por fileira para cada espiga. Nªo conte os grªos da extremidade que sejam menores que a metade do tamanho normal.

3. Estimar a produçªo atravØs de CADA uma das espigas, da seguinte maneira:

(nœmero de espigas em 4 m2) x (nœmero de fileiras de grªos) x (nœmero de grªos por fileira) x 0,70 = kg ha-1, com 15,5% de umidade.

4. Calcule a mØdia de produçªo estimada das trŒs espigas.

5. Repita as etapas de 1 a 4 em vÆrios locais e calcule a mØdia dos resultados para estimar a produçªo de grªos do campo inteiro.

Variaçıes no peso e no tamanho dos grªos podem afetar as comparaçıes. Assim, se quisermos obter precisªo na comparaçªo relativa entre locais ou entre tratamentos, devemos utilizar sempre o mesmo híbrido.

Comentários