Estudo biblico sobre DANIEL

Estudo biblico sobre DANIEL

(Parte 1 de 13)

“O Altíssimo tem Domínio sobre o Reino dos Homens” por Robert Harkrider

Lição 1O livro de Daniel1

Introdução

Lição 2A prova de Daniel como cativo, Daniel 16

Parte I: Eventos Históricos, Daniel 1 - 6

sobre os reinos futuros, Daniel 29
Lição 4A prova da fornalha ardente, Daniel 314
Lição 6A festa de Belsazar e a queda de Babilônia, Daniel 521
Lição 7A prova da cova dos leões, Daniel 625

Lição 3Daniel interpreta o sonho de Nabucodonosor Lição 5O sonho de Nabucodonosor sobre o império de Deus, Daniel 4 .18

Lição 8O sonho de Daniel sobre as quatro bestas, Daniel 728
Lição 9A visão de Daniel sobre o carneiro e o bode, Daniel 832
Lição 10A oração de Daniel e a visão das setenta semanas, Daniel 934
Lição 11A visão de Daniel dos últimos dias, Daniel 10 ,38
Lição 12O conflito entre os reinos dos homens, Daniel 140
Lição 13Os últimos dias, Daniel 1243

Parte I: Visões Apocalípticas, Daniel 7 - 12 Distribuição Gratuita – Venda Proibida

Esta edição brasileira foi traduzida do inglês por Arthur Nogueira Campos com permissão do autor. Está sendo distribuída em apostila, com intenção de publicação como livro no futuro. O autor, Robert Harkrider, retém todos os direitos. Nenhuma parte desta apostila pode ser reproduzida sem permissão escrita do autor.

Título original em inglês: Daniel: “God Rules in the Kingdoms of Men”, © Robert Harkrider, 1985

© Robert Harkrider, 2008 Direitos ReservadosDistribuição Gratuita. Venda Proibida.

3ª edição brasileira publicada por Dennis Allan, C. P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Prefácio

Na busca de fortuna e de riquezas da terra S e elas abundam à volta de todos nós S precisa-se de umas poucas ajudas para encontrá-las: talvez uma picareta e uma pá, com intenção de trabalhar.

Do mesmo modo, há tesouros espirituais que abundam na palavra de Deus que podem ser achados se os buscarmos com bastante diligência. Aqui, também, precisamos de ajudas para escavá-los. Ao preparar esta série de livros de exercícios, o irmão Robert Herkrider está provendo os auxílios S a picareta e a pá S que os pesquisadores da verdade acharão muito valiosos em sua busca de tesouros espirituais.

Hoje os cristãos enfrentam muitas questões, algumas de natureza nacional ou internacional. Parece que uma guerra nuclear pode irromper a qualquer hora para a destruição da civilização como a conhecemos. Isto levanta a questão: quem está no comando? O futuro está nas mãos da hierarquia da Rússia, do congresso e do presidente dos Estados Unidos, ou governantes do resto das nações? Daniel responde a questão: Não está nas mãos de nenhum destes, mas nas mãos de Deus. Ele impera no reino dos homens, os reinos do mundo.

O irmão Harkrider vê claramente a revelação de Daniel deste princípio e a apresenta neste livro de exercícios de modo claro e conciso. O livro é útil. Com o livro de exercícios na mão tanto do professor como do aluno S o professor instruindo e dirigindo e os alunos aplicando-se no uso do livro como é pretendido S cada um encontrará respostas a suas perguntas e ricos tesouros de fé e segurança com os quais enfrentar um mundo de incerteza. Ele ficará assegurado de que tudo está na mão de Deus (cf. Eclesiastes 9:1), e que o futuro será determinado pelo Deus do céu e não pelas nações da terra.

Pondo seu trabalho de amor na produção destes livros de exercícios, o irmão Harkrider está dando uma contribuição meritória e valiosa para o entendimento da verdade e do crescimento espiritual da igreja. Naturalmente, precisam ser usados. Como a picareta e a pá, podem descobrir ouro no campo somente pelo seu uso e trabalho duro, assim um livro de exercícios pode produzir resultados somente quando é usado; mas pelo seu uso adequado ele trará ricas recompensas.

Tenho prazer elogiar este livro sobre Daniel como uma ferramenta valiosa para auxiliar uma classe a aprender as valiosas lições de Daniel e de elogiar o irmão Harkrider por trazê-lo à luz. Que possa o fruto deste labor ser realizado no crescimento espiritual da igreja através de um melhor entendimento dos profetas.

Homer Hailey

Tucson, Arizona Janeiro de 1985

Assíria

Babilônia Medo-Pérsia

O Tempo dos Profetas Literários

Reino UnidoReino DivididoCativeiroVolta do Cativeiro

Israel 721 a.C.4 a.C. Neemias 457 a.C. Esdras

536 a.C. Zorobabel Saul -Davi-Salomão 931 a.C.

O Livro De Daniel Eventos Históricos, Capítulos 1 - 6

Sob o Império BabilônioSob o Império Medo-Persa

As Visões Apocalípticas, Capítulos 7 - 12

A prova de Daniel como cativo, capítulo 1A prova da cova dos leões, capítulo 6

Interpretação do sonho de Nabucodonosor sobre os reinos vindouros, capítulo 2

Os amigos de Daniel se recusam a curvar- se ante imagens e suportam a prova da fornalha ardente, capítulo 3

Interpretação do sonho de Nabucodonosor sobre o império de Deus, capítulo 4

1º Ano de Belsazar1º Ano de Dario, o Medo

A visão de Daniel sobre os reinos do mundo, A oração de Daniel e a visão capítulo 7das setenta semanas, capítulo 9

3º ano de Belsazar A visão do Carneiro (Média, Pérsia) e 3º Ano de Ciro, o Persa do bode peludo (Grécia), capítulo 8 A visão de Daniel do fim dos tempos, capítulos 10-12 O homem que conforta Daniel, cap. 10

Conflito entre o norte (Síria) e o sul (Egito), capítulo 1

O tempo do fim, capítulo 12

Introdução LIÇÃO 1 S O LIVRO DE DANIEL

Olivro de Daniel é incomparável, não somente porque revela alguns dos temas de profecia mais importantes, mas também por causa de sua estrutura. Os primeiros seis capítulos de Daniel contêm histórias de fé contadas de um modo que impressiona até mesmo crianças pequenas, mas têm aplicações práticas que inspiram os cristãos amadurecidos. Os últimos seis capítulos, contudo, desafiam até mesmo o estudante avançado da Bíblia por causa do estilo apocalíptico no qual é escrito.

Daniel tem estado sob ataque talvez mais do que qualquer outro livro de profecia. Teólogos liberais negam sua integridade e declaram que o livro é uma espalhafatosa falsificação. Por outro lado, muitos teólogos “fundamentalistas” têm torcido a mensagem do contexto e têm permitido que suas imaginações se desgovernem, de modo a dar explicações pré-milenaristas às partes apocalípticas figurativas.

Em vista destas controvérsias sobre Daniel, precisamos ser cautelosos para que não insiramos idéias preconcebidas em sua mensagem. Primeiro, aprendamos sua ambientação histórica, e então certifiquemo-nos de que a interpretação aceita para as passagens difíceis siga as regras básicas do estudo da Bíblia: ì A interpretação precisa concordar em contexto com o próprio livro; e í Ela precisa ser consistente com tudo o mais que a Bíblia diz sobre o assunto.

I.Ambiente para Estudar o Livro

A.Daniel, o homem em si 1. O nome “Daniel” significa “Deus é meu juiz”.

2.Daniel era um homem de fé profunda e persistente. Quando jovem, “resolveu..., firmemente, não contaminar-se” (1:8), mesmo quando nesse tempo ele estivesse desobedecendo uma ordem do rei sob o qual ele estava cativo. O princípio de obedecer a Deus acima do homem guiou-o através de toda a sua vida e foi exemplificado novamente quando era um velho, talvez perto dos noventa anos, quando ele foi lançado na cova dos leões por recusar uma ordem do rei (Daniel 6).

3.Daniel foi abençoado por Deus por causa desta fé. Ele serviu, como estadista, conselheiro e profeta de Deus, aos reis da Babilônia e mais tarde aos reis dos medos e dos persas. Ele anunciou destemidamente aos reis ateus que Deus impera nos reinos dos homens.

4.Daniel era um contemporâneo tanto de Jeremias como de Ezequiel, ainda que nenhuma referência indique que estes homens tenham passado tempo juntos ou conferenciado um com o outro. Jeremias tinha provavelmente vinte anos a mais do que Ezequiel e Daniel, que tinham aproximadamente a mesma idade. Os três profetas fizeram sua obra em lugares diferentes:

a.Jeremias permaneceu em Jerusalém (626-586 a.C.) b.Daniel viveu na cidade capital da Babilônia (605-534 a.C.) c.Ezequiel estava na Babilônia com os exilados judeus (592-570 a.C.).

5.Nada sabemos sobre a vida pessoal de Daniel além do que é revelado no próprio livro. Em tempos anteriores, o termo “eunuco” era usado para se referir àqueles da nobreza em vez de ter nosso uso comum, portanto, se Daniel era casado ou não, é incerto.

B.A data da sua obra (605-534 a.C.)

1.Daniel estava entre os primeiros cativos levados de Jerusalém para a Babilônia em 605 a.C. e continuou lá durante o período de setenta anos durante os quais os israelitas estiveram em cativeiro (veja Daniel 1:1,21;10:1; Jeremias 25:1;29:10).

2.Datas importantes a lembrar: a.612 a.C. S Queda de Nínive, capital do império assírio.

A Assíria tinha dominado o mundo desde os dias de Tiglate-Pileser em 845 a.C. Nabopalasar subiu ao trono da Babilônia e se rebelou com sucesso contra os assírios em 625 a.C. Nabucodonosor, seu filho, foi o general que conduziu o exército babilônio contra Nínive, derrotando-o em 612 a.C.

b.605 a.C. S A batalha de Carquêmis provou a supremacia babilônia.

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