A Lógica de Transporte de Cana de Açucar

A Lógica de Transporte de Cana de Açucar

(Parte 1 de 6)

Karina Mondini Marques

Kátia Cristina Miyazaki Alves Rosilene Miranda Borges

Presidente Prudente/SP 2006

Karina Mondini Marques Kátia Cristina Miyazaki Alves Rosilene Miranda Borges

Monografia apresentada como requisito parcial de Conclusão de Curso para obtenção do Grau de Bacharel em Administração, sob a orientação da Prof. Ms. Emanuel Álvares Calvo.

Presidente Prudente/SP 2006

Trabalho de Conclusão de Curso aprovado como requisito parcial para obtenção do Grau de Bacharel em Administração de Empresas.

Prof. Ms. Emanuel Alvares Calvo Érico Giuliano de Souza Giani

Ronaldo Cardoso Machado

Presidente Prudente/SP, 28 de novembro de 2006

Dedico o presente trabalho a Deus, a minha família de modo geral, em especial ao meu esposo e filhos pela compreensão e força por me incentivarem sempre a conseguir alcançar meus objetivos almejados. (Karina)

Dedico o presente trabalho a Deus, a meus pais, a meu filho e a meus irmãos pela dedicação e pelo incentivo para a conclusão de mais uma etapa de minha vida. (Kátia)

Dedico o presente trabalho a Deus, a meu esposo, a minhas filhas, a meu pai, a minha mãe (in memoriam), a minha família de modo geral e a todos os amigos que compartilharam comigo muitos momentos desses quatro anos. (Rosilene)

Descobri que só o conhecimento é poder

e liberdade; é a única felicidade permanente; é a busca do conhecimento e a alegria da compreensão...” Baruch Spinoza

A Deus, ser supremo, que nos proporcionou saúde, inteligência e determinação para concluirmos esta importante etapa de nossas vidas.

Aos Pais, presentes e ausentes (in memoriam), que nos trouxeram ao mundo com um sonho de nos formar não só profissionais qualificados, mas pessoas de honra e dignidade.

Aos Esposos, Filhos e Filhas pela compreensão da ausência em vários momentos, sempre nos incentivando a conquistar nossos objetivos.

Ao Orientador, que com dedicação e paciência nos direcionou com críticas e sugestões a fim de nos proporcionar o entendimento concreto sobre o trabalho desenvolvido.

Aos Mestres, que contribuíram durante todos esses anos para um engrandecimento interno e profissional que levaremos ao longo de nossas vidas.

Ao Diretor Presidente e toda equipe de Funcionários da Usina Alta Paulista, que gentilmente forneceram todas as informações necessárias para o desenvolvimento desse estudo.

A todos que, de forma direta ou indireta, nos apoiaram em todos os momentos, com gestos e palavras, proporcionando-nos maior confiabilidade em nossas atitudes.

O tema da pesquisa é de grande importância, pois o Brasil é atualmente o principal produtor mundial de açúcar e de álcool; sendo o interior do Estado de São Paulo, o principal produtor no país. Com isso, a Região Oeste de São Paulo tem se tornado, desde o início de produção de cana-de-açúcar, após o Proálcool no final da década de 70 e início da década de oitenta, uma nova fronteira na expansão canavieira do Brasil, caracterizando a região como uma original produtora da cana-de-açúcar, principal fonte de matéria-prima para a transformação de álcool e açúcar. Na região situada a oeste de São Paulo Alta Paulista , a cana-de-açúcar tem grande importância para as usinas, pois é ela que alimenta todo o processo da cadeia de produção do açúcar e do álcool e, para que isso possa ocorrer, é imprescindível a utilização de meios de transporte, que deslocam a matéria-prima (cana), desde o campo até a chegada à Usina. Todo um procedimento logístico deve ser coordenado para que não haja falta de abastecimento da matéria-prima dentro da indústria, onde o sincronismo entre o tempo de corte, carregamento e transporte devem ser controlados, para que a principal fonte de abastecimento das indústrias sucroalcooleiras chegue de maneira eficiente. Todo um sistema logístico está envolvido por trás dessa coordenação, e o principal desafio deste trabalho foi descobrir a importância da logística para a usina Alto Paulista, por ser um processo integrado o qual exige a conscientização de todos da empresa. A análise primeiramente é de base teórica, na qual se aborda a importância da logística nas organizações, bem como as possibilidades de otimização dos processos na cadeia de suprimentos. A seguir, aprofundamos nossos estudos na logística de transporte e sua especialidade para a cana-de-açúcar e, por fim, a pesquisa de campo na empresa Alta Paulista situada na região da Alta Paulista , a qual registra como ela surgiu, quais seus produtos derivados da cana-de-açúcar, como se dá a logística da cana-de-açúcar na empresa e quais os procedimentos administrativos específicos em relação à logística da cana. Com isso, chegou-se à conclusão de que a empresa utiliza um modelo de logística específica para transporte da cana-de-açúcar, proveniente da logística de transporte de modo geral, modelo este que a empresa coordena autonomamente para ter o controle de toda sua cadeia de abastecimento para que sejam evitados problemas com a produção.

Palavras-chave: Logística. Transporte. Cana-de-açúcar.

The subject of the research is of great scope, therefore Brazil currently and main world-wide producer of sugar and alcohol; being the interior of the Staté of São Paulo the main producer in the country, with this the Region West of São Paulo if has become a new border in the cane plantation expansion of Brazil, with the beginning of production of sugar sugar cane, after the Proálcool in the end of the 70 decade of and beginning of the decade of eighty, characterizing the region as producing originally of the sugar sugar cane, main source of substance cousin for the alcohol transformation and sugar. In the situatéd region in the west of they are São Paulo High Pablo the sugar cane-of-sugar has great importance for the plants, therefore she is it who all feeds the process of the chain of production of the sugar and the alcohol and, so that this can occur, is essential the use of ways of transport, that they dislocaté the raw matérial (sugar cane), since the field until the arrival to the Plant. All a logistic procedure must be co-ordinatéd so that it inside does not have lack of supplying of the substance cousin of the industry, where the synchronism enters the cut time shipment and transport must be minutely controlled, so that the main source of supplying of the sector sugar and alcohol’s industries arrives in an efficient and efficient way. All a logistic system this involved one for backwards of this coordination and the main challenge of this work discovering which the importance of the logistic one for the São Paulo High plant for being an integratéd process in which it demands the awareness of all. It analyzes it first is of theoretical base in which it approaches the importance of the logistic one in the organizations as well as it can optimize the processes in the suppliment chain, to follow, the logistic one of transport in its specialty for the sugar sugar cane. A research of field in the situatéd São Paulo High company in the São Paulo High region was made in which it registers, as it appeared, which its products derived from the sugar cane of sugar as well as and made logistic of the sugar cane of sugar and which its administrative procedures with regard to logistic from the sugar cane. With this it was arrived conclusion which the company uses a logistic type of specific for transport of the sugar sugar cane in which it is proceeding from the logistic one of transport in general way, where the company always looks for to co-ordinaté and to control all the supplying chain, in order to prevent problems with the production.

Key-words: Logistic. Transport. Sugar-cane-of sugar

FIGURA 1 – Gema26
FIGURA 2 – Zona radicular27
FIGURA 3 – Organograma da Usina Alta Paulista40
FIGURA 4 – Corte efetuado de forma manual41
FIGURA 5 – Chegada dos caminhões ao campo para o carregamento42
FIGURA 6 – Caminhões sendo carregados43
FIGURA 7 – Cana sendo aparada4
FIGURA 8 – Estoque da cana no pátio da usina4
FIGURA 9 – Volta dos caminhões para o campo45
FIGURA 10 – Topografia da área a ser plantada46
INTRODUÇÃO9
1 LOGÍSTICA13
1.1 Considerações iniciais13
1.2 Logística do transporte15
1.2.1 A importância de sistemas de transporte na economia16
1.2.5 Sistema de informação20
1.2.7 Eletrônica21
2 A CANA-DE-AÇÚCAR E SUA IMPORTÂNCIA NA ECONOMIA23
BRASILEIRA23
2.1 Panorama histórico da cana-de-açúcar23
2.2 A cana-de-açúcar no Século XXI25
2.3 A logística de transporte da cana-de-açúcar26
2.3.3 A queimada antes do corte29
2.3.4 O corte29
2.3.5 Coordenação dos subsistemas envolvidos30
2.3.8 Recepção da matéria-prima37
3 USINA SUCROALCOOLEIRA38
3.1 Considerações sobre usina38
3.2 Histórico da Usina Alta Paulista38
PAULISTA – ESTUDO DE CASO40
3.3.1 Colheita e Corte da Cana-de-açúcar na Usina Alta Paulista40
3.4 Transporte da Cana41
4 ANÁLISE E CONCLUSÃO48
4.1 Análise da logística aplicada na empresa48
CONCLUSÃO50
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS52

Delimitação do problema

Atualmente, o setor sucroalcooleiro vem sendo um assunto de grande importância em todas as revistas, jornais e telejornais por se tratar de um dos segmentos que mais se desenvolve na economia do Estado.

Em decorrência do Proálcool (Programa Púbilco Nacional de Produção de

Combustível Alternativo aos Derivados do Petróleo, criado em 1975 pelo governo brasileiro para reduzir a importação do petróleo), cresceu a produção da cana-deaçúcar. Novas destilarias e novas usinas foram instaladas, cresceu o número de empregos diretos em toda a cadeia produtiva; da indústria produtora de máquinas e equipamentos para o setor sucroalcooleiro à comercialização de álcool e açúcar.

Conseqüentemente, o setor agroindustrial canavieiro iniciou um processo de pesquisa e desenvolvimento nas últimas décadas que garantiu seu destaque no setor agrícola brasileiro. As usinas de álcool e açúcar procuram se adequar ao cenário da economia nacional por meio de inovações, como a busca por uma melhor forma de integrar as áreas agrícolas e industriais. Entre outras possibilidades, essa integração também diz respeito ao sincronismo do transporte da cana e a chegada dessa matéria-prima até a usina.

Partindo-se desse pensamento, existe uma infinidade de procedimentos administrativos aos quais o empresário deve se aténtar, pois a logística de uma empresa é um sistema integrado, ao qual se deve saber coordenar toda a cadeia de suprimento para que a matéria-prima chegue ao local certo, dentro de um tempo aceitável, a um custo baixo, em boas condições para que a indústria produza de forma eficiente seus produtos.

Justificativa Para cumprir esta proposta de pesquisa, foi realizado um estudo sobre a logística da cana-de-açúcar que envolve o corte, carregamento e transporte da cana. Os sistemas logísticos são de fundamental importância para eficiência operacional das usinas, pois atuam na integração de operações agrícolas e industriais visando estipular o melhor tempo de corte, carregamento, transporte e armazenamento da cana-de-açúcar por se tratar de um produto perecível.

Um problema importante nesses sistemas é como coordenar todo processo de corte e transporte da cana do campo até a área industrial de maneira a suprir adequadamente a demanda necessária desta. O tempo do ciclo que será compreendido vai desde o carregamento do caminhão no campo à entrada do caminhão na usina, sua pesagem, seu descarregamento, sua volta ao campo e seu retorno novamente à usina. Esse estudo é de grande importância, pois envolve a aplicação da logística canavieira, para que a matéria-prima chegue nas condições desejadas, no tempo certo para que não falte e ao mesmo tempo não sobre matéria-prima. Alcançar o menor custo por tonelada através da otimização do tempo que envolve os veículos, cuja ociosidade nas áreas agrícolas e industriais pode levar a ineficiência de todo processo e isso por conseqüência resultar em um aumento dos custos da empresa, é um desafio para qualquer usina. O carregamento e o transporte da cana-de-açúcar devem ser realizados simultaneamente logo após o corte para que haja um sincronismo logístico entre a área agrícola e a área industrial.

O armazenamento da cana em local inadequado após as 48 primeiras horas do corte pode provocar perda das propriedades de açúcar por respiração e transpiração do produto, o que leva área logística da empresa a travar uma luta ferrenha de seus processos contra o tempo.

Como o transporte da cana até a usina é predominantemente rodoviário e por carreadores, será analisado como são estruturados e também o número ideal de veículos para suprir toda a necessidade de transporte da cana, bem como a influência das variações do ambiente no fluxo do transporte da cana do campo até a usina; a distância máxima admitida no percurso de um caminhão e o que isso pode influenciar na produção; a disposição do produto no caminhão para melhor aproveitamento do espaço interno do veículo, e outras abordagens.

Para os empresários desse ramo de atividade, é de fundamental importância obter matéria-prima (cana-de-açúcar) com maior grau de qualidade, pois isso reflete diretamente no produto final. Por isso, é necessário um profundo conhecimento da logística de transporte da cana-de-açúcar (tempo que leva do corte, carregamento e transporte até a indústria), pois parte daí uma corrida contra o tempo. Por se tratar de uma matéria-prima perecível, quanto menor o tempo que se leva para transportar, melhor será a qualidade de produto final e ainda melhor será a otimização da capacidade de trabalho dos caminhões tendo por conseqüência a melhor utilização da capacidade de todo o parque industrial com relação à produção.

Objetivos Gerais

O objetivo dessa pesquisa é verificar como é feito à logística da cana-deaçúcar na usina Alta Paulista e qual sua base para usar este procedimento, bem como entender a importância do planejamento administrativo para que a logística seja efetuada de maneira adequada, para que o processo administrativo seja otimizado na organização como um todo.

Objetivos específicos

Entender qual a importância da logística dentro de uma organização e na cadeia de abastecimento, como ela vem evoluindo e qual sua contribuição para o administrador.

Entender como se dá a logística da cana-de-açúcar no setor, de onde parte a logística do transporte especificamente para este tipo de matéria prima, como é feito o corte, carregamento e transporte da cana, quais suas restrições, seu ponto de origem, como é feito o planejamento e os procedimentos administrativos com relação ao transporte da cana.

Entender o que é a cana-de-açúcar para o setor, qual sua importância como matéria-prima principal, como é plantada, quando e como é colhida, de que forma é disposta para o transporte e quais suas restrições como matéria-prima por ser perecível.

Referencial teórico

Este trabalho será desenvolvido através de uma metodologia descritiva, com coleta de dados secundários junto às instituições de ensino e por meio da pesquisa de campo na empresa Usina Alta Paulista.

Procedimentos adotados

A partir da coleta de dados bibliográficos e pesquisa de campo, pretendemos entender qual a importância da logística numa organização e como se dá à logística da cana-de-açúcar em relação a seu ponto de origem para que depois possamos, por meio de um estudo de caso, irmos até o local para registrar o tipo de logística utilizado pela Usina Alta Paulista e, enfim, podermos entender o aperfeiçoamento de seus processos de corte, transporte e carregamento da canade-açúcar e o que é feito para que não ocorra problemas com o abastecimento da matéria-prima na indústria para que não ocorra perdas na qualidade do produto durante todo processo.

Organização do texto O texto estará organizado da seguinte forma:

Capítulo Introdução – Este capítulo determina a Justificativa, objetivos e procedimentos adotados para realização do trabalho.

Capítulo 1 Logística – Este Capítulo é uma revisão bibliográfica sobre logística.

Capítulo 2 Cana-de-açúcar – Este capítulo faz uma breve revisão bibliográfica sobre a cana-de-açúcar no Brasil.

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