APOSTILA DE CIÊNCIAS - 5ª SÉRIE - AR, ÁGUA E SOLO - CEESVO

APOSTILA DE CIÊNCIAS - 5ª SÉRIE - AR, ÁGUA E SOLO - CEESVO

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CIÊNCIAS 5ª SÉRIE CEESVO

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8ª SÉRIE: Módulos 8 e 9

CIÊNCIAS 5ª SÉRIE CEESVO

5ª SÉRIE

MÓDULO 1

Podemos chamar de “Ciências” o conjunto de todos os campos do conhecimento humano que procuram entender — por meio do raciocínio lógico e de experiências práticas — a origem, as características e o destino de todas as coisas, vivas ou não, que formam o Universo. Neste e nos próximos módulos, iremos discutir o que de mais importante as Ciências sabem sobre o ar, a água e o solo, que são fundamentais para a existência de vida no planeta Terra.

CARACTERÍSTICAS DO AR Antes de falarmos sobre as características do ar, é importante termos algumas provas de que ele realmente existe (já que não é possível vê-lo). É muito fácil fazer isso, usando situações do nosso dia-a-dia. Por exemplo: a fumaça que se espalha ao sair de uma chaminé ou uma pipa voando pelo céu, roupas balançando no varal, o fogo que se apaga quando abrimos uma porta ou janela. Todos esses fatos são provocados pelo vento. E o vento nada mais é do que o ar em movimento.

• É incolor— não tem cor

Cientificamente, o ar é considerado uma mistura de gases, como o oxigênio que nós respiramos, por exemplo. O fato de ser o ar (em seu estado normal) formado por gases, faz com que apresente as seguintes características: • É inodoro — não tem odor (cheiro)

• É fluido— não tem forma própria

Apesar destas características, o ar é considerado como um tipo de matéria. Chamase de matéria tudo aquilo que existe e ocupa lugar no espaço. Veja o exemplo abaixo:

Foi colocado um copo virado com a boca para baixo dentro de uma vasilha, em que, depois, se adicionou água. Depois, virou-se lentamente o copo, permitindo a entrada da água nele. Conforme a água entrava, saíam do copo algumas bolhinhas. Você seria capaz de dizer o que são estas bolhinhas? Isso mesmo! São bolhinhas de ar. Esta experiência simples, que você mesmo pode repetir, serve para mostrar a existência do ar e também para mostrar que ele ocupa lugar no espaço, já que foi preciso o ar sair para que a água entrasse no copo.

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EXERCÍCIOS – Resolva em seu caderno:

A – incolor( ) sem gosto
B – inodoro( ) sem cheiro
C – insípido( ) sem forma própria
D – fluido( ) sem cor

1. Relacione as características do ar com seu significado:

O ar é considerado matéria porque_ eProva disso é o
vento, que nada mais é do que o ar

2.Complete os espaços em branco:

Como já dissemos, o ar é formado por gases. Por isso, possui algumas propriedades que são comuns a estas substâncias. Estas propriedades são: compressibilidade, elasticidade e expansibilidade. Para entender estas propriedades, é preciso antes que você saiba o que é volume. Volume é o espaço ocupado por uma quantidade qualquer de matéria.

É a capacidade que o ar tem de diminuir seu volume quando é comprimido (apertado). Veja a figura abaixo:

Nesta experiência, pegamos uma seringa de injeção (sem agulha!), tapamos a ponta com um dedo e com a outra mão empurramos o êmbolo. Se você fizer isso, vai notar que o êmbolo entra na seringa com uma certa resistência. Essa resistência é causada justamente pelo ar que ficou dentro da seringa e que estava sendo comprimido.

É a capacidade que o ar tem de voltar ao seu volume inicial quando deixa de ser comprimido. Veja a figura abaixo:

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força do dedo, está novamente ocupando todo o espaço dentro da seringa

Neste caso, continuamos a experiência da figura anterior. Soltando o êmbolo, ele voltará ‘”sozinho” para trás. Isso ocorre porque o ar que estava comprimido pela C - EXPANSIBILIDADE

É a capacidade que o ar tem de se expandir, ou seja, aumentar seu volume de modo a ocupar todo o espaço disponível. Veja a figura abaixo:

Neste caso, a experiência foi a seguinte: estando livre a abertura da seringa puxou-se o êmbolo para deixar entrar um pouco de ar. Em seguida, tapou-se a abertura e puxou-se um pouco mais o êmbolo. O fato de, nesse caso, o êmbolo ainda vir um pouco para trás é uma prova de que o ar que havia entrado na seringa se expandiu, ocupando assim um espaço maior que passou a existir dentro da seringa.

Por ser matéria, o ar possui também massa e peso. Porém, para entender a diferença entre massa e peso, é preciso primeiro entender uma força chamada gravidade. Pense no seguinte: se você joga um objeto qualquer para cima, pode demorar muito ou pouco, mas esse objeto vai cair. Esse é o melhor exemplo da força da gravidade. Gravidade é a força que atrai todo e qualquer corpo (porção de matéria) em direção ao centro da Terra.

Agora você já pode entender que: • Massa é a quantidade de matéria de um corpo.

• Peso é o resultado de força da gravidade sobre a massa de um corpo. Como a força da gravidade em toda a Terra é praticamente igual, quanto maior a massa de um corpo, maior será o seu peso.

Veja na figura abaixo uma forma de provar que o ar tem peso:

O desenho da esquerda mostra dois balões de festa, cheios com a mesma quantidade de ar, cada uma em um prato de uma balança. Neste caso, os pratos da balança estão equilibrados, ou seja, na mesma altura. O desenho da direita mostra um dos balões furado, o que permitiu que o ar saísse dele. Neste momento, a balança caiu para o lado do balão que continuou cheio. Por que isto aconteceu? Porque o balão que foi esvaziado passou a ter menos peso que o balão que continuou cheio de ar.

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Curiosidade

EXERCÍCIOS – Resolva em seu caderno:

() Capacidade de expandir seu volume de forma a ocupar todo espaço disponível.
() Quantidade de matéria de um corpo.
() Capacidade de voltar a ocupar o volume inicial quando deixa de comprimido.
() Resultado da força da gravidade sobre a massa.
() Capacidade de diminuir seu volume quando é comprimido.

3. Pensando nas propriedades do ar, preencha os parênteses abaixo as seguintes letras: C, para compressibilidade. E, para elasticidade. X, para expansibilidade. M, para massa. P, para peso.

4. Só é possível encher um balão de festa soprando ar com a boca porque o ar: a) não tem gosto b) não tem cheiro c) é matéria e ocupa lugar no espaço d) não tem cor

5.Quando puxamos o ar com a boca não sentimos gosto algum. Isto acontece porque o ar, em condições normais, é: a) incolor b) insípido c) inodoro d) fluido

e) compressibilidade e elasticidade

6. Se pegarmos um balão de festa cheio de ar, mas não muito cheio apertarmos, o tamanho do balão irá diminuir. Se pararmos de apertá-lo, ele voltará ao tamanho normal. Nesta experiência simples estamos demonstrando duas propriedades do ar que são, pela ordem: a) compressibilidade e massa b) elasticidade e peso c) expansibilidade e elasticidade d) massa e peso

Você já deve ter visto nos filmes sobre viagens espaciais os astronautas flutuando dentro dos foguetes. Isto acontece porque a gravidade no espaço, longe da Terra, é zero, sem gravidade também não existe peso. Ou seja, nos locais sem gravidade o peso de uma pessoa é zero!

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7.Quando se faz uma bolinha de sabão, ela pode flutuar por um tempo,mas vai acabar descendo. Isto ocorre porque o ar tem: a) peso b) massa c) forma d) volume

Glossário

ser injetado

Êmbolo: parte móvel da seringa de injeção com a qual se comprime o conteúdo a

O ar existente na Terra é composto de gases. A tabela ao lado mostra os principais componentes desta mistura e sua quantidade aproximada (em pocentagem) na composição do ar.

O restante, 0,06%, é formado por vapor d’água, outros gases, poeira e micróbios. Vejamos agora quais as características mais importantes e as utilidades dos principais gases componentes do ar terrestre.

NITROGÊNIO Apesar do nitrogênio ser o gás encontrado em maior quantidade no ar, apenas algumas plantas e bactérias conseguem retirá-lo diretamente do ar e aproveitá-lo. Os seres vivos, incluindo o homem, precisam receber o nitrogênio pela alimentação, principalmente na forma de proteínas. As principais fontes de proteínas são as carnes, o leite e seus derivados (queijos e iogurtes) e os ovos.

Nota: O nitrogênio na forma de gás é representado pelo símbolo N2 .

O oxigênio é o gás mais importante para a grande maioria dos seres vivos, pois é utilizado na respiração. Muitos seres vivos, entre os quais o homem e vários outros animais e várias plantas, retiram o oxigênio do ar. Mas também há seres vivos, como os peixes, que retiram seu oxigênio da água. O oxigênio absorvido pela respiração é muito importante porque é através dele que nosso corpo (e de outros seres vivos) retira energia dos alimentos. É por isso que não conseguimos sobreviver muito tempo sem respirar.

Nome do gás Quantidade aproximada no ar Nitrogênio 78%

Oxigênio 21% Gases nobres 0,91%

Gás carbônico 0,03%

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