APOSTILA DE CIÊNCIAS - 6ª SÉRIE - SERES VIVOS - CEESVO

APOSTILA DE CIÊNCIAS - 6ª SÉRIE - SERES VIVOS - CEESVO

(Parte 1 de 4)

CIÊNCIAS 6ª SÉRIE CEESVO

mais de uma vez

Para estudar e aprender o conteúdo do módulo, você deverá ler atentamente as explicações. Talvez seja necessário ler

texto

Veja as instruções contidas nas atividades e somente comece a resolver os exercícios após ter entendido completamente o

CEESVO para que ele seja utilizado por outra pessoa

Não escreva no módulo, pois você terá de devolvê-lo ao

os estudos

Consulte o professor se você encontrar dificuldades durante

8ª SÉRIE: Módulos 8 e 9

CIÊNCIAS 6ª SÉRIE CEESVO

6ª SÉRIE

MÓDULO 4

A Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos. No início de sua existência, as condições da Terra (temperatura, clima e gases existentes na atmosfera) eram impróprias para a vida. Quando essas condições se tornaram favoráveis (apropriadas) os primeiros seres vivos começaram a surgir. No início eram bem simples, porém, hoje, pode-se verificar a grande diversidade (variedade) de seres vivos existentes. Todos os seres vivos apresentam características próprias e bem diferentes dos seres brutos, como as pedras. Porém, às vezes é difícil observar essas diferenças, porque existem seres vivos muito simples.

1. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS

As principais características dos seres vivos são: organização, assimilação, crescimento, sensibilidade, reprodução e ciclo de vida.

os corpos dos seres vivos

A — ORGANIZAÇÃO É característica de todos os seres vivos (com exceção dos vírus) serem formados por células. Seres unicelulares são seres constituídos (formados) por apenas uma célula. Seres pluricelulares são seres constituídos por várias células. Nota:As células são as unidades ou estruturas fundamentais na construção de todos os seres vivos (com exceção dos vírus). São como “tijolos” muito, muito pequenos que formam célula unicelular Exemplos de pluricelulares

CIÊNCIAS 6ª SÉRIE CEESVO

B — ASSIMILAÇÃO É a capacidade dos seres vivos aproveitarem os nutrientes, substâncias contidas nos alimentos. Os nutrientes são indispensáveis para que as células fabriquem outras substâncias e a energia necessária para a vida. Os nutrientes são: vitaminas, carboidratos, lipídeos, proteínas, sais minerais e água.

C — CRESCIMENTO É a capacidade que os seres vivos possuem de crescer, quando o seu número de células aumenta, devido à multiplicação celular que depende da assimilação de nutrientes.

D — SENSIBILIDADE É a capacidade que os seres vivos possuem de reagir (responder) a estímulos (ex.: piscar e lacrimejar quando um cisco entra no olho, afastar o corpo de algo que cause dor, etc.).

E — REPRODUÇÃO É o processo através do qual os seres vivos dão origem a outros seres semelhantes a si mesmos, com a função de perpetuação da espécie. A reprodução pode se dar, entre outras formas, pela fecundação ou pela regeneração.

Um exemplo de reprodução por regeneração pode ser observado nas estrelas-do-mar. Um braço perdido pela estrela pode dar origem a outra estrela. Este tipo de reprodução é chamada de reprodução assexuada, pois não envolve dois seres de sexos diferentes.

espermatozóide (gameta masculino) com um óvulo (gameta feminino)

A fecundação é um tipo de reprodução sexuada, pois ocorre quando um novo ser vivo surge da união de células especiais (gametas) de dois seres de sexos diferentes. No caso do homem, por exemplo, a reprodução é sexuada, pois um bebê surge da união de um

F — CICLO DE VIDA É a seqüência pela qual passa o ser vivo: nascer, crescer, reproduzir-se e morrer.

Fecundação interna

CIÊNCIAS 6ª SÉRIE CEESVO

2. CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS SERES VIVOS

Os seres vivos são divididos em grandes grupos, segundo as características que apresentam. O principal desses grupos é chamado espécie.

Espécie é o conjunto de indivíduos semelhantes que, ao se reproduzirem, deixam descendência fértil (filhos capazes de terem filhos).

Segundo a classificação atual dos seres vivos, os indivíduos de espécies diferentes, porém com grandes semelhanças, pertencem a um mesmo Gênero.

Vários Gêneros formam uma Família. Várias Famílias formam uma Ordem, que em conjunto formam uma Classe. Várias Classes formam um Filo. E vários Filos formam um reino.

HomemCão
ReinoAnimal.........................Animal
FiloCordados.....................Cordados
ClasseMamíferos....................Mamíferos
OrdemPrimatas.......................Carnívoros
FamíliaHominideos..................Canídeos
GêneroHomo...........................Canis
EspécieHomo sapiens..............Canis familiaris

Exemplos de classificação pelo esquema atual:

3. NOMENCLATURA DOS SERES VIVOS

Um botânico (estudioso de vegetais) chamado Carlos Lineu criou uma maneira de dar nomes aos seres vivos. Estabeleceu regras de nomenclatura biológica (dar nomes científicos aos seres vivos) que são seguidas até hoje em todo o mundo.

a) o nome científico dos seres deve ter duas palavras escritas em latim; b) a primeira palavra deve ser escrita com a inicial em letra maiúscula e a segunda palavra com a inicial em letra minúscula (exceto quando for nome do cientista ou nome próprio); c) o nome deve ser grifado, escrito em negrito ou com letra diferente, para diferenciar das demais palavras do texto; d) a primeira palavra indica o gênero e a segunda indica a espécie a que pertence o ser vivo.

Exemplos de três formas de escrever o nome científico dos seres vivos:

Manihot utilissima – mandioca

Felis catus – gato Homo sapiens – homem

CIÊNCIAS 6ª SÉRIE CEESVO

Durante muitos anos, os seres vivos eram agrupados em apenas dois Reinos: Animal e Vegetal. Hoje, já existe uma classificação que abrange 5 Reinos.

A. Reino Animalia (Animal) = formado pelos animais

B. Reino Plantae (Vegetal) = formado pelos vegetais (plantas). C. Reino Fungi = formado pelos fungos. D. Reino Protista = formado pelos protistas. E. Reino Monera = formado pelos moneras.

CIÊNCIAS 6ª SÉRIE CEESVO

Ameba Vírus

modo de vida, etc

A — REINO ANIMAL É o Reino formado pelos animais .São todos pluricelulares. Possuem sistema nervoso (exceto as esponjas). São heterótrofos (não produzem seu próprio alimento).São diferentes no tamanho, formato,

B — REINO VEGETAL É o Reino formado pelas plantas. Todas possuem clorofila (substância responsável pela fotossíntese), celulose e são autótrofas (produzem seu próprio alimento). Vivem em terra, água salgada e doce. As plantas podem ser unicelulares (formada por uma célula) ou pluricelulares (formada por várias células).

cogumelos

C — REINO FUNGI É o Reino formado pelos fungos, seres que se desenvolvem em lugares úmidos e sombrios. Podem ser microscópicos, como por exemplo o bolor de pão, ou macroscópicos (visíveis a olho nu), como os

D — REINO PROTISTA É o Reino formado pelos seres unicelulares que vivem em água doce, salgada ou dentro de outros seres vivos. Muitos são parasitas do homem e outros animais. As amebas, por exemplo, são protistas, parasitas que causam disenterias.

Nota:Parasita é o ser que vive à custa de outro ser, causando-lhe prejuízo.

E — REINO MONERA Neste Reino estão as bactérias e as algas azuis (também chamadas cianofíceas) São seres unicelulares e muito simples. As bactérias podem viver na água, no solo, no ar ou dentro de outros seres vivos. Várias bactérias são parasitas, causando doenças como a tuberculose e a meningite. As algas azuis vivem em água doce, salgada ou terra úmida. Não são parasitas.

O que são vírus? Os únicos seres que não se encaixam em nenhum dos Reinos são os vírus. Eles apresentam características de seres vivos e de seres brutos ao mesmo tempo. São considerados seres vivos, pois se reproduzem e sofrem mutações (mudanças, transformações). São microscópicos e muito simples. Seu “corpo” não chega a ser sequer uma célula, por isso os vírus precisam viver dentro de células de animais ou vegetais para se reproduzirem. São sempre parasitas e causadores de muitas doenças como a gripe e a Aids.

CIÊNCIAS 6ª SÉRIE CEESVO

Exercícios – Responda em seu caderno:

1. Assinale (V) verdadeiro ou (F) falso: a) ( ) Células são unidades formadoras de todos os seres vivos. b) ( ) Seres unicelulares são formados por várias células. c) ( ) A assimilação permite a produção de energia pelas células. d) ( ) A resposta a estímulos é a característica dos seres vivos chamada organização. e) ( ) O ciclo de vida é a única característica comum aos seres vivos e brutos. f) ( ) Espécie é um conjunto de indivíduos semelhantes que têm a capacidade de ter filhos férteis. g) ( ) Um conjunto de Gêneros forma uma Família. h) ( ) O Reino é o maior grupo na divisão elaborada por Lineu. i) ( ) Atualmente existem 4 Reinos mais os vírus, que são estudados à parte.

1- Reino Animal
3- Reino Fungi
4- Reino Protista
5- Reino Monera
I.( ) seres unicelulares simples que vivem na água, ar, solo ou parasitando

2. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª. 2- Reino Vegetal. outro ser vivo.

(Parte 1 de 4)

Comentários