APOSTILA DE CIÊNCIAS- O CORPO HUMANO - 7ª SÉRIE - CEESVO

APOSTILA DE CIÊNCIAS- O CORPO HUMANO - 7ª SÉRIE - CEESVO

(Parte 1 de 5)

CIÊNCIAS 7ª SÉRIE CEESVO

necessário ler mais de uma vez

Para estudar e aprender o conteúdo do módulo, você deverá ler atentamente as explicações. Talvez seja

completamente o texto

Veja as instruções contidas nas atividades e somente comece a resolver os exercícios após ter entendido

pessoa

Não escreva no módulo, pois você terá de devolvê-lo ao CEESVO para que ele seja utilizado por outra

durante os estudos

Consulte o professor se você encontrar dificuldades

8ª SÉRIE: Módulos 8 e 9

CIÊNCIAS 7ª SÉRIE CEESVO

7ª SÉRIE

MÓDULO 6

Células são pequenos compartimentos, quase sempre invisíveis a olho nu, presentes em todos os organismos, com exceção dos vírus. Uma célula é uma “bolsinha” de matéria viva. Suas necessidades são muito parecidas com as de um organismo inteiro. Por isso, a célula pode ser considerada uma “miniatura” do organismo.

fosse um caroço de fruta) que é o núcleo

Por mais diferentes que sejam as células quanto à sua forma ou à sua função, todas elas apresentam algumas estruturas básicas, com papéis bem definidos. Assim qualquer célula tem um envoltório externo, que é a membrana plasmática; um material gelatinoso interno, chamado citoplasma; e uma região central (como se Célula animal e suas organelas

CIÊNCIAS 7ª SÉRIE CEESVO

digestivo

A membrana plasmática é uma “pelinha” bem fina que envolve toda a célula e tem como função regular as trocas entre a célula e o ambiente. Isso quer dizer que ela faz uma seleção das substâncias que entram na célula ou dela saem. Os biólogos chamam essa característica de permeabilidade seletiva. Você consegue explicar o significado dessa expressão? Você já deve ter ouvido falar que quase tudo o que comemos chega até as nossas células. De maneira geral, moléculas pequenas como as de água, de oxigênio, de gás carbônico e de glicose passam com facilidade pela membrana plasmática. Moléculas grandes, como as de gordura e de proteínas, não conseguem atravessála, sendo necessário ser digerida (quebrada) em partículas menores no tubo

É um material gelatinoso, atravessado por uma rede de canais chamada retículo endoplasmático. Também fazem parte do citoplasma pequenas estruturas que ficam nele mergulhados, tais como as mitocôndrias e ribossomos. O citoplasma é responsável pela transformação do alimento que penetra na célula e pelo transporte e armazenamento de substâncias no interior da célula. O retículo é uma via de transporte muito eficiente. Ele também apresenta regiões mais alagadas, chamadas vacúolos. É ali que as reservas alimentares podem ser armazenadas.

CIÊNCIAS 7ª SÉRIE CEESVO

Parte do alimento absorvido pela célula é utilizado como combustível. Isso ocorre principalmente com os açúcares.

Os açúcares e o oxigênio entram na mitocôndria e ali

Como resíduos, são produzidos gás carbônico e água

reagem através de um processo de combustão liberando energia.

A célula também usa parte de seu alimento para fabricar mais material celular. As estruturas encarregadas dessa tarefa são os ribossomos. Utilizando matériasprimas que entraram através da membrana, eles fabricam substâncias especiais chamadas proteínas. As proteínas são as principais moléculas de construção da matéria celular. Grande parte da célula é formada por elas. Assim, sintetizar (produzir) proteínas permite que a célula cresça e também substitua partes desgastadas. Crescer é o primeiro passo para que a célula se reproduza.

Todas as funções de uma célula são coordenadas pelo núcleo. Assim, por exemplo, o núcleo controla a produção das proteínas, regulando a atividade dos ribossomos.

A mitocôndria é a organela celular responsável pela produção de energia. É uma organela basicamente membranosa. Seu envoltório é formado por duas membranas, a membrana externa e a membrana interna.

CIÊNCIAS 7ª SÉRIE CEESVO

No interior do núcleo, existem pequenos filamentos chamados cromossomos, que contém a “programação” da célula. Tudo o que a célula faz depende das informações existentes em seus cromossomos. Os cromossomos são constituídos por ácidos nucléicos, substâncias muito estudadas nos últimos quarenta anos.

capacidades da célula inicial

O núcleo celular está também relacionado com uma propriedade muito importante das células: a capacidade de multiplicação. É através desse processo que os organismos crescem e substituem partes perdidas ou desgastadas. Quando uma célula atinge determinado tamanho, ela pode se dividir. Nesse processo, a célula inicial se parte em duas células menores. Antes da divisão, porém, o núcleo, com todos os seus componentes se duplica. Por alguns instantes, a célula possuirá dois núcleos idênticos. Somente então o citoplasma se dividirá, formando duas células independentes, com as mesmas

unicelulares (única célula)

Alguns seres vivos são formados apenas por uma célula, os protozoários e as bactérias são exemplos desses organismos. Eles são chamados de organismos

Exemplo: um protozoário consegue se mover, é atraído pelo alimento e o transforma para obter energia e crescer. Além disso, ele pode se reproduzir, formando dois novos organismos. Dessa forma, sua única célula desempenha todas as funções. Quando os seres vivos são formados por várias células são chamadas de pluricelulares (muitas células), uma laranjeira, um gato ou nós mesmos temos células de vários tipos, com funções diferentes. Uma célula do sistema nervoso se especializa em enviar informações, enquanto uma célula muscular se especializa no movimento. Podemos dizer que, neste caso, existe uma divisão de trabalho entre as diferentes células.

Euglenas unicelulares Bactérias unicelulares

CIÊNCIAS 7ª SÉRIE CEESVO

6 CÉLULA NERVOSA

CIÊNCIAS 7ª SÉRIE CEESVO

todo

A semelhança entre as necessidades das células e as dos organismos não é casual. Na realidade, quando almoçamos, por exemplo, o destino final do alimento é cada uma de nossas células. O oxigênio que os pulmões extraem da atmosfera tem como destino a célula para que ela possa junto com o alimento produzir energia. Quando o organismo excreta urina, o que está sendo jogado fora, na realidade, são os resíduos que todas as células do corpo produziram. Quando o coração pulsa está bombeando sangue através das artérias e veias fazendo com que o alimento e o oxigênio, chegue a todas às células e os subprodutos resultantes do metabolismo celular sejam retirados das células. Portanto um organismo pluricelular nada mais é que uma grande colônia de células onde cada uma desempenha funções específicas para o bom funcionamento do

04. O que são organismos unicelulares e pluricelulares? Dê exemplos

EXERCÍCIOS – Responda em seu caderno: 01. O que é uma célula e quais são suas três estruturas básicas? 02. Qual a função de cada uma dessas estruturas? 03. Como as células se multiplicam e qual a finalidade dessa multiplicação?

Num bar, existem diversos pratos rápidos, todos com o mesmo preço, para serem escolhidos pelos clientes na hora do almoço. Os pratos estão representados abaixo. Qual deles deveria ser escolhido por uma pessoa adulta, com atividade moderada, que buscasse a refeição mais completa para satisfazer as necessidades de seu corpo?

PRATO 1 PRATO 2 PRATO 3 PRATO 4 arroz macarrão frango com filé de frango feijão com molho molho batata cozida bife almôndegas arroz salada com alface, ovo frito (bolinhos de maionese tomate, pepino e carne) cenoura, temperada

As substâncias contidas nos alimentos podem ser separadas por grupos, de acordo com sua constituição e função no organismo. Vejamos:

CIÊNCIAS 7ª SÉRIE CEESVO

boi, de frango, de peixe e de outros animais, além de ovos e leite

Todos os derivados animais são ricos em proteínas, como, por exemplo, a carne de

Açúcares: fornecem energia. Proteínas: fornecem materiais para a construção do corpo. Gorduras: fornecem materiais para a construção do corpo e energia.

Vitaminas e sais minerais: auxilia o crescimento, a manutenção e participam de várias funções vitais. Água: constitui a maior parte do nosso corpo.

CIÊNCIAS 7ª SÉRIE CEESVO

Os açúcares são encontrados nas massas, pães, doces, frutas e cereais.

castanhas e frutas, como abacate e coco, são ricos em gordura

Os óleos, manteiga, queijos, embutidos (salame, lingüiça, salsicha), toucinho,

Vitaminas e sais minerais são encontrados nas frutas e verduras cruas e ainda no leite, em peixes e ovos.

CIÊNCIAS 7ª SÉRIE CEESVO

são cozidos, suas vitaminas perdem parte de seu efeito

Todos os alimentos possuem certo teor de água, mas frutas e verduras possuem maior quantidade dela. Os alimentos que contêm açúcares, proteínas e gorduras precisam ser digeridos, transformando-se em partículas suficientemente pequenas que possam ser absorvidas pelo organismo e chega até nossas células. Cozinhar esses alimentos é importante para auxiliar a digestão. As vitaminas e sais minerais são tão pequenos que não precisam ser digeridos: passam direto do intestino para o sangue e deste para as células. Quando possível, é importante que frutas e legumes sejam comidos crus. Quando

Os seres humanos são animais que se alimentam tanto de vegetais como de outros animais. Alguns animais comem apenas vegetais. É o caso de capivaras, cavalos, bois, cabras, e muitos outros. Esses animais são chamados de herbívoros. Os animais carnívoros — onças, cobras, gaviões e aranhas, por exemplo — alimentam-se exclusivamente de outros animais. Vários animais, como certos macacos e aves e ainda os seres humanos, alimentamse de tudo. Por isso, são chamados de onívoros. Mas, quando dizemos tudo, não significa que todos os animais comem de tudo. É aí que está a diferença. Dependendo da região em que vivem, os animais comem determinado tipo de alimento, pois podem variar os vegetais e animais que existem em cada região. Em relação aos seres humanos, além da região, os costumes, a cultura e hábitos também variam. Por isso, encontramos uma variedade muito grande na alimentação. O Brasil era habitado originalmente por índios, que possuíam sua própria forma de se alimentar. Caçavam pacas, macacos, tatus, rãs, antas, cobras e lagartos; pescavam vários tipos de peixe e coletavam ovos, mel, frutas (cajus, jabuticabas, maracujás, goiabas), frutos do mar (ostras, mariscos, mexilhões) e também folhas, sementes, raízes e caules. Os índios utilizavam condimentos que dão sabor aos alimentos, como pimentas e algumas folhas. A mandioca é a base da sua alimentação; os índios utilizavam-na como farinha para um tipo de pão, ou misturada à comida. Com a chegada dos portugueses, os hábitos de alguns índios foram se modificando. Os dos portugueses, também. Isso demorou bastante, pois não é fácil modificar hábitos. Os portugueses começaram a usar alimentos nativos da nossa terra, como mandioca, mas trouxeram muitas sementes e plantaram uva, melão, laranja, banana, coco, trigo, azeitona. Os portugueses, acostumados ao uso de cebola, alho, coentro, hortelã e louro, continuaram usando esses ingredientes para temperar a comida. Os portugueses trouxeram também animais como galinhas, porcos, cabras, carneiros, touros e vacas.

CIÊNCIAS 7ª SÉRIE CEESVO

Com o tempo, foram se formando vilas: assim nasceram as cidades brasileiras. Os hábitos foram ficando cada vez mais misturados e ainda hoje percebe-se a influência dos costumes portugueses e dos índios na mesa dos brasileiros. No Norte e Nordeste do país ainda se come a farinha de mandioca misturada à carne, por exemplo. Os escravos africanos também influenciaram os costumes dos brasileiros com suas plantas típicas, como quiabo, erva-doce, melancia, dendê, pimenta-malagueta, manga. A feijoada, prato brasileiro tão típico, foi uma invenção dos escravos. Eles ganhavam os restos dos porcos mortos pelos senhores de engenho e cozinhavam esses restos junto com feijão. No Sul e Sudeste do Brasil a influência dos índios não é tão marcante. Nessas duas regiões, os índios foram dizimados muito mais rapidamente do que no Norte e no Nordeste. No Sul, é marcante a presença de italianos e de alemães. Em todo o Brasil, japoneses, chineses, espanhóis, árabes, sírios, libaneses, judeus e muitos outros povos também enriqueceram os cardápios brasileiros. Comer não representa apenas sobrevivência, mas também prazer. Preparar a comida e sentar-se à mesa com outras pessoas faz parte da vida. A refeição é um momento de encontro da família, de negócios, de comemorações, em que laços podem ser estreitados.

Hábitos e costumes alimentares são formas de ingerir materiais de que o corpo necessita para sua construção, renovando a energia. Misturar alimentos é a melhor forma de conseguir proteínas, açúcares, gorduras, vitaminas e sais minerais, pois nenhum alimento, sozinho, possui todos os nutrientes necessários ao corpo.

EXERCÍCIOS – Responda em seu caderno:

coluna

5. Faça uma lista do que você comeu nas duas últimas refeições. Agora, distribua os alimentos da sua lista na tabela a seguir, classificando-os em proteínas, gorduras, açúcares, vitaminas e sais minerais. Um alimento pode estar em mais do que uma

(Parte 1 de 5)

Comentários