ÓTIMA APOSTILA DE CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS- 6ª SÉRIE - MODULO 4 E 5 - CEESVO

APOSTILA DE CIÊNCIAS- 8ª SÉRIE - SEXUALIDADE E REPRODUÇÃO - DSTs
(Parte 1 de 6)
CIÊNCIAS 8ª SÉRIE CEESVO
vez |
Para estudar e aprender o conteúdo do módulo, você deverá ler atentamente as explicações. Talvez seja necessário ler mais de uma
a resolver os exercícios após ter entendido completamente o texto |
Veja as instruções contidas nas atividades e somente comece
CEESVO para que ele seja utilizado por outra pessoa |
Não escreva no módulo, pois você terá de devolvê-lo ao
os estudos |
Consulte o professor se você encontrar dificuldades durante
8ª SÉRIE: Módulos 8 e 9 |

CIÊNCIAS 8ª SÉRIE CEESVO


8ª SÉRIE
MÓDULO 8 SEXUALIDADE E REPRODUÇÃO HUMANA
A nossa espécie começa com a fertilização do óvulo, ou seja, a união do núcleo do gameta |
A reprodução em todos os seres vivos possui a função de perpetuação da espécie. masculino, o espermatozóide, e o núcleo do gameta feminino, o óvulo. Gâmetas: células sexuais. Os gâmetas são produzidos nas gônadas. No homem, os testículos e na mulher, os ovários.
Fecundação |
artificial
Encontro dos gametas
Óvulo Espermatozóide
CIÊNCIAS 8ª SÉRIE CEESVO
Fase na qual as glândulas sexuais (gônadas) são estimuladas pela Glândula Hipófise para “agir” mais ativamente.
Nesta fase, sob a ação de hormônios, o corpo do (a) adolescente começa a sofrer mudanças. Observe o quadro abaixo:
Os pêlos faciais e corporais aumentam.
O corpo fica mais musculoso e os ombros tornam-se mais largos.
A laringe aumenta rapidamente de tamanho, tornando a voz mais grossa.
Os seios desenvolvem-se.
A camada de gordura existente embaixo da pele aumenta, o que deixa os contornos do corpo mais arredondados.
Os quadris alargam-se |
A estatura e a massa corporal aumentam rapidamente ("estirão da puberdade").
Os órgãos genitais aumentam de tamanho. A pele que recobre esses órgãos fica mais escura.
Aparecem pêlos embaixo do braço e na região púbica.
Os testículos dos meninos e os ovários das meninas intensificam a produção de hormônios sexuais. Os testículos dos meninos iniciam a produção de espermatozóides- o menino ejacula pela primeira vez. Os ovários das meninas começam a produzir óvulos maduros - a menina ovula pela primeira vez. Ocorre a primeira menstruação ou menarca.
CIÊNCIAS 8ª SÉRIE CEESVO
É formado pelos seguintes órgãos: ovários (2), tubas uterinas (2), útero (1) e vagina, e outra parte externa , a vulva.
Quando a mulher nasce já possui todas as células que irão dar origem aos óvulos, denominadas folículos (+/- 500.0). Destas 500.0, apenas 500 irão se transformar em óvulos "maduros". Durante a fase da puberdade, as gônadas femininas (ovários) iniciam a produção dos hormônios: estrógêno e progesterona, os quais irão estimular o amadurecimento dos folículos. Após a liberação destes hormônios, a cada 28 dias, mais ou menos, um óvulo é liberado do ovário.Processo denominado ovulação.
Representação dos folículos em vários estágios de desenvolvimento e ovulação.
tuba uterina tuba uterina / ovulação vagina
CIÊNCIAS 8ª SÉRIE CEESVO
Tubas Uterinas: Local da fecundação. Útero: Abriga o feto. O útero é formado interiormente por um tecido denominado endométrio, que a cada mês vai se espessando, se não houver fecundação, o endométrio desprende-se do útero e é eliminado pela vagina. Este processo é denominado menstruação Vagina: Dilata-se para a cópula e para o parto. Vulva: Parte externa e visível dos órgãos genitais.
Representação dos órgãos genitais externos.
EXERCÍCIOS – Responda em seu caderno: 1. Quais são as estruturas que formam o sistema reprodutor feminino?
2. Durante a gravidez, em que órgão do sistema reprodutor feminino ocorrerá o desenvolvimento do embrião?
3. Como são chamados os hormônios sexuais femininos produzidos nos ovários?
4. O óvulo, célula reprodutiva feminina, é formado no interior: a) do útero. b) da próstata. c) do ovário. d) do epidídimo.
5. Em que região do sistema reprodutor feminino o óvulo é fecundado? a) ovário. b) tubas uterinas. c) útero. d) vesícula seminal.
a) Útero | c) Trompas de Falópio. |
b) Ovário | d) Bulbo uretral. |
6. Região do aparelho reprodutor feminino que realiza a captação do óvulo:
1 - clitóris 2 - grandes lábios 3 - pequenos lábios 4 - orifício vaginal 5 - ânus
CIÊNCIAS 8ª SÉRIE CEESVO
CIÊNCIAS 8ª SÉRIE CEESVO
No caso de um ciclo de 30 dias, a ovulação ocorre no 16.° dia do ciclo |
Na maioria das mulheres, o ciclo menstrual tem em média 28 dias, porém ciclos de 21 a 35 também são normais. O sangramento menstrual dura, dependendo da mulher, cinco dias. Ao longo de cada ciclo menstrual, um ou mais óvulos amadurecem e são liberados para posterior fecundação (ovulação) e, em um ciclo de 28 dias, a ovulação ocorre aproximadamente no 14.° dia antes da menstruação, ou seja, 14.° dia do ciclo.
A. Nos primeiros dias do ciclo menstrual, uma parte do endométrio é expelida pelo útero: é a menstruação. B. Hormônios dos ovários estimulam alguns folículos a se desenvolver e conforme estes crescem, forma-se em seu interior uma cavidade cheia de líquido. Na metade do maduro e faz uma saliência na superfície do ovário. Dia a dia o endométrio fica mais espesso. C. O folículo rompe-se, deixando sair o óvulo: é a ovulação. D. Depois da saída do óvulo, o folículo fica com cor amarelada e passa a produzir progesterona. Por causa da cor, o folículo passa a ser chamado corppo-lúteo ou corpoamarelo. Se o óvulo for fecundado, a progesterona produzida pelo corpo-amarelo será de extrema importância para a manutenção da gravidez, pois é ela que "segura" o endométrio. E. O corpo-amarelo degenera: reduz-se draticamente a produção de progesterona. Uma parte do endométrio desloca-se da cavidade uterina. Ocorre a menstruação e o ciclo recomeça. Se a fecundação ocorre: F. O embrião implanta-se na parede do útero por volta do 21º dia do ciclo menstrual. G. O corpo-lúteo persiste e produz progesterona, que mantém o endométrio. A menstruação não ocorre e o ciclo normal pára enquanto o embrião se desenvolve.
CIÊNCIAS 8ª SÉRIE CEESVO
É formado pelos testículos, pelos epidídimos, pelo pênis, pela glândula próstata, pelas vesículas seminais e por canais que levam os espermatozóides dos testículos até o pênis para posterior ejaculação.
Os testículos são glândulas sexuais que produzem os espermatozóides (gametas) e o hormônio testosterona. A cada dia são produzidos +/- 200 milhões de espermatozóides, os quais amadurecem nos epidídimos.
Os espermatozóides saem dos epidídimos pelos canais deferentes, recebendo um líquido energético composto por carboidratos e vitaminas produzidos pelas vesículas seminais. Após receberem esse líquido, atravessam pela próstata, a qual produz um líquido incolor e viscoso.
Os espermatozóides + líquido da próstata + líquido da vesícula seminal, recebem o nome de esperma ou sémen. O sémen é conduzido para o exterior pela uretra.
Pênis: A sua ereção é realizada pelo irrigamento de sangue em seu tecido. É formado pelas seguintes partes:
Glande: "cabeça do pênis", em sua ponta encontra-se a abertura da uretra. A glande é recoberta, em parte ou totalmente, por uma fina dobra de pele chamada prepúcio.
(Parte 1 de 6)