organização da cromatina e cromossomos

organização da cromatina e cromossomos

(Parte 1 de 3)

Núcleo, organização da cromatina e cromossomos

Fonte: Alberts et al. (1997)

Secção transversal de um núcleo típico

Retíc ulo en doplas mático

Filame ntos in ter mediários

Poro nuclear

Cromatin a

Nuc léolo

Centro ssomo

Microtú bulo

Lâmina nuclear

Membrana externa Membrana interna

Envelope nuclear

O núcleo é separado do citoplasma por duas membranas que formam o envelope nuclear.

Envoltório nuclear

Fonte: Alberts et al. (1997) en velope nu cle ar poro nu cle ar lâ mina cr oma tina conde nsa da

1 µm

Citoplasma Núcle o

Envelope nuclear

Cada membrana nuclear é formada por uma dupla-camada de fosfolipídios (que é impermeável à passagem de água)e um grande número de proteínas.

O transporte de macromoléculas através do núcleo (RNA mensageiro, unidades ribossomais, tRNA, etc) é realizado pelo complexo do poro nuclear (CPN).

Envelope nuclear

Os poros nucleares são grandes e complexas estruturas responsáveis pelo transporte (entrada e saída) de moléculas através do envoltório nuclear.

Sentido Substrato Passagem/poro/min Entrada Histonas 100

Outras proteínas100 Proteínas ribossomais 150

Saída Subunidades ribossomais 5 RNA mensageiro< 1

• Os poros nucleares estão presentes em número de 3000 por célula animal .

• O envelope nuclear é livremente permeável a íons, nucleotídios e pequenas moléculas, fazendo com que sua composição seja muito semelhante à do citoplasma.

Envelope nuclear

O complexo do poro nuclear é formado por múltiplas cópias (100 em vertebrados) de uma classe de proteínas chamada de nucleoporinas.

Análises de microscopia eletrônica revelam que o CPN possui uma estrutura octagonal inserida na membrana nuclear que apresenta longos filamentos que se estendem até o nucleoplasma.

Envelope nuclear

O CPN é associado à uma rede de filamentos chamada de lâmina nuclear que se localiza sobre a superfície interna do CPN.

Envelope nuclear

A lamina nuclear é formadas pelas proteínas Lâminas A, B e C. Estas proteínas pertencem á uma classe de proteínas do citoesqueleto, chamada de filamentos intermediários, que são muito importantes como suporte das membranas.

No início da mitose, uma proteína kinase fosforila (adicão de um grupo fosfato) um aminoácido Serina presente em todas as lâminas. Este evento causa uma despolarização das lâminas que leva à desintegração da membrana nuclear.

Envelope nuclear Envelope nuclear

Envelope nuclear Envelope nuclear

Transporte de proteínas para o núcleo

Todas as proteínas que encontram-se no núcleo são sintetizadas no citosol e importadas para o núcleo através do CPN. Estas proteínas apresentam um Sinal de Localização Nuclear (SLN) que as direciona ao interior do núcleo.

O SLN consiste de uma pequena sequência de aproximadamente 7 aminoácidos básicos localizados na parte final (C-terminal) da proteína..

O processo de importação de proteínas ao núcleo envolve a presença de proteínas chamadas de importinas, que participam diretamente no reconhecimento e transporte das proteínas do citosol para o interior da organela.

Transporte de proteínas para o núcleo

Fusão de uma proteína citossólica à um SLN faz com que a proteína seja transportada ao núcleo.

Organização estrutural dos cromossomos eu cariotos

A organização do DNA no interior do núcleo é essencial devido ao fato de seu tamanho ser até 100.0 vezes superior ao tamanho das células.

Na intérfase, quando as células não estão se dividindo, o material genético existe na forma de um complexo de nucleoproteínas, chamado de cromatina, que encontra-se disperso no núcleo.

Ao longo da mitose, ocorre um processo de compactação e montagem da cromatina que produz cromossomos visíveis (máxima consensação ocorre na metáfase) cuja morfologia e coloração são objeto de estudo por parte dos citogeneticistas.

Organização estrutural dos cromossomos eu cariotos

O DNA nuclear está associado à uma massa igual de proteínas na forma de cromatina. As características estruturais da cromatina entre eucariotos são bastante semelhantes.

(Parte 1 de 3)

Comentários