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Programa CIEE de Educação a Distância

Aula 1 – Imagem profissional02
Aula 2 – Vestimentas09
Aula 3 – Ética12
Aula 4 – Desenvolvendo competências14

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Aula 1 – Imagem Profissional

O objetivo dessa aula é apresentar a você todos os elementos que compõem uma boa imagem profissional valorizada pelo mercado de trabalho.

Nela abordaremos assuntos importantes para o processo seletivo, ambiente profissional e para nossa vida em geral.

Para começar é importante saber que em todos os lugares por onde você anda, ao cruzar com as pessoas, é quase inevitável imaginar quem e como são.

Do mesmo modo, sua imagem também é analisada por outras pessoas, especialmente em situações de trabalho e de seleção, em que há até profissionais especializados para tal tarefa.

No nosso dia-a-dia o primeiro contato que temos com outra pessoa costuma ocorrer quando a visualizamos.

Na rua, no trabalho, na universidade, no trânsito, nas festas, enfim, em todos os lugares por onde anda, você imagina como são as pessoas com quem cruza e, mesmo sem perceber, faz julgamentos sobre ela: “aquele homem tem um ar muito estranho, suspeito...”

Do mesmo modo, os outros imaginam quem você é a partir do primeiro contato com sua imagem.

Se você está sendo percebido, observado e analisado por sua aparência em todos os lugares e a todo instante, é fundamental ter alguma preocupação com a maneira de se

Programa CIEE de Educação a Distância vestir e se apresentar, a menos que não se importe sobre o que pensam de você e, mesmo nesse caso, é comum utilizar a aparência para transmitir essa idéia!

“A primeira impressão é a que fica!” Você com certeza já escutou essa expressão, não é mesmo?

Esse comportamento das pessoas, de imaginar e tirar conclusões à primeira vista, mesmo que vagas e imprecisas, sobre algo ou alguém, é bastante comum e geralmente não pode ser evitado, seja pelo instinto de defesa, seja pela necessidade de identificar os semelhantes e muitas outras razões.

Nos processos de seleção e nas situações de trabalho, o modo de se apresentar pode ser determinante na sua contratação e na sua permanência e ascensão.

Tudo depende de como você é percebido e interpretado, e principalmente para aqueles que entram em contato com você pela primeira vez sua apresentação será a principal referência, seu “cartão de visitas”.

Muitas vezes temos uma impressão negativa de uma pessoa no primeiro contato, depois que a conhecemos melhor, mudamos completamente nossa opinião e modo de pensar sobre a pessoa.

Isso ocorre em todos os ambientes e com os mais variados tipos de pessoas, seja: entre amigos, na faculdade, no ônibus, no supermercado e como não poderia ser diferente, no processo seletivo também.

Por isso devemos utilizar os meios de contato com a empresa (dinâmica de grupo, entrevista ou simplesmente um telefonema) para transmitir uma boa impressão.

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Essa boa primeira impressão é transmitida através do nosso comportamento, atitudes, postura, comunicação e apresentação.

Portanto, os primeiros contatos são fundamentais na construção de uma imagem a seu respeito e essa imagem dependerá especialmente da: forma como você estiver vestido, da sua postura corporal e do modo como se expressa nas conversas.

Vamos conhecer mais detalhadamente sobre a postura, atitudes, comunicação e vestimenta.

Começaremos pela POSTURA Observe as imagens abaixo:

A pessoa que possui os ombros caídos, os quadris desencaixados e a postura cabisbaixa demonstra cansaço, desmotivação e desânimo.

Agora observe a postura correta:

A pessoa que possui a postura correta, que apresenta quadris encaixados, coluna ereta, ombros alinhados e a cabeça levemente erguida, demonstra motivação, vontade, energia e atenção.

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Lembre-se: nosso corpo fala! A maneira como sentamos, andamos e gesticulamos expressa as características da nossa personalidade e do nosso “estado de espírito” naquele momento e isso com certeza é analisado no processo seletivo.

É possível refletir calma ou agitação, timidez ou desinibição, alegria ou depressão, confiança ou medo, arrogância e muito mais.

Além da postura, outros fatores são importantíssimos nesse momento.

Transmita compromisso e senso de responsabilidade, pois essas são exigências inegociáveis do mundo do trabalho.

improvisos eatrasos!

Um modo bem fácil de fazer construir essa imagem é ser pontual. Para tanto, planeje detalhadamente seus compromissos, repassando mentalmente os trajetos que fará, o que deverá levar consigo etc, de modo a não ser surpreendido na última hora com

Nunca se atrase! Nada mais constrangedor do que desculpas como: "Foi o trânsito", "O pneu furou" ou ainda "O computador deu problema...". Além de não “colarem”, “pegam mal”.

Preste atenção em algumas dicas que formulamos para você MANTER BOA POSTURA

1. Seja simpático e educado. 2. Mantenha-se atento ao modo de sentar. 3. Escolha criteriosamente a vestimenta. 4. Não masque chicletes durante os contatos presenciais com a empresa. 5. Não use óculos escuros no interior da sala.

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6. Observe as normas e orientações do ambiente. 7. Seja pontual. Demonstre organização e planejamento.

Além da postura, o selecionador avalia uma série de outros fatores, como as ATITUDES dos candidatos.

Algumas pessoas já nascem com estas características, mas aqueles que não nascem precisam lembrar que é possível adquirir e ressaltar estas qualidades.

Veja abaixo algumas dicas de COMO TRANSMITIR BOAS ATITUDES:

1. Aja sempre de acordo com seus princípios éticos e mantenha-se em paz com sua consciência. Jamais minta, qualquer que seja a etapa do processo seletivo - isso poderá prejudicar você e a empresa que oferece a vaga. 2. Conduza todas as etapas do processo seletivo de forma natural. Se não há nada a esconder, não há porque ficar com medo ou assustado. Não represente um papel, nem tente parecer algo que você não é. 3. Não fale mal de outras empresas em que você trabalhou / estagiou, nem de seus companheiros, de seus ex-chefes e colegas de trabalho. 4. Não omita informações. Não ironize ou desconsidere o selecionador. 5. Mesmo depois de ser aprovado no processo seletivo é importante manter uma postura ética dentro e fora da empresa, respeitando normas, procedimentos, clientes internos e externos. 6. O comportamento ético não se restringe à organização em que você trabalha, mas, em relação a ela, respeite normas, procedimentos e princípios próprios da cultura local. 7. Seus compromissos não se restringem à organização em que trabalha: devem também se estender aos clientes, aos fornecedores, à comunidade, à sociedade e ao meio ambiente.

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A nossa postura corporal e atitudes são complementadas pela nossa voz: elas precisam estar coerentes com o ambiente em que estamos inseridos.

ATENÇÃO: O modo como conversamos com os nossos pais e amigos é diferente daquele usado com um selecionador em um processo seletivo.

A fala é um dos mais importantes instrumentos de comunicação. O modo como você é percebido depende, muito, do modo como fala e do que fala.

Sua expressividade é resultado de: dicção – arte de dizer, de recitar; variação de volume – tom com que nos pronunciamos (alto, moderado, baixo); velocidade das falas – forma como nos pronunciamos (rápido, devagar, moderado); vocabulário usado – maneira como utilizamos as palavras (gírias, expressões, dialetos).

Atenção às gírias!

Hoje em dia, em alguns lugares e grupos, é comum escutar expressões como “tá ligado”, “tipo” e tantas outras, que preenchem os diálogos de boa parte dos jovens.

A fala está profundamente vinculada à identidade dos grupos e à influência da mídia, além do nível de educação formal. E falar corretamente, de modo diferente do cotidiano, em situações formais, como é o trabalho, exige atenção e esforço especiais.

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