Prática I Professora: Fernanda Peixoto Aluna: Renata Gudergues Turma: Fm 151 Data da realização da prática: 17/06/2010 Data da entrega do relatório: 24/06/2010

Introdução:

Vaselina Salicinada ou Pomada de Ácido Salicílico

A pomada é uma forma farmacêutica semi-sólida (plásticas deformáveis) que constituem preparações de aplicação tópica, constituídas de base monofásica na qual podem estar dispersas substâncias sólidas ou líquidas. Devendo apresentar aspecto homogêneo, ser inerte, inodoro e de boa consistência. Uma das principais características da pomada é que não fluem em condições normais, somente quando aplicada alguma tensão. Nestas condições, amolece ou funde com a temperatura corporal e devem apresentar boa espalhabilidade. Possuem poder de penetração epidérmica, sendo pouco; endodérmicas, possuindo poder de penetração na epiderme, atuando nas camadas mais profundas, mas sem ingressar na corrente circulatória; e diadérmica, sendo uma pomada de penetração tão profunda que o ativo ingressa na corrente circulatória. Alguns fatores interferem na absorção que são pH, concentração, solubilidade, veículo e coeficiente de partição. Possuem ação emoliente ou protetora.

Podem ainda ser classificadas como hidrofóbicas, sendo de baixa penetração na pele (oclusivas), não são laváveis e possuem substâncias graxas que atuam pelo efeito congestivo, impedindo a perspiração pela oclusão; pomadas que absorvem água, com incorporação de soluçõea aquosas, sendo umectantes, composta de componentes hidrossolúveis; ou pomadas hidrofílicas.

Pasta

Pastas são formulações farmacêuticas semi-sólidas que contêm uma elevada concentração de pós finamente dispersos, variando normalmente este conteúdo de 20% até 60%, sendo mais firmes e espessas que as pomadas, mas sendo, geralmente, menos gordurosas e mais absorventes que elas. Destinam-se à aplicação externa e apresentam, geralmente, comportamento reológico dilatante. São ideais para absorver secreções no local da aplicação, sendo contra indicadas para regiões pilosas. A conservação das pastas exige a adição de agentes conservantes fungicidas.

Objetivos:

Preparar base de Pomada e Pasta d’água aplicando conhecimentos e teorias abordadas em sala de aula sobre tais veículos farmacêuticos, prevendo uma maior interação do aluno com as práticas farmacêuticas visando um futuro técnico químico farmacêutico capacitado.

Material Utilizado:

Balança Analítica de precisão 0,00001g Espátula Béqueres de 20 mL e 50 mL Bastão de Vidro Pão Duro Álcool para higienização e rinsagem Pote para armazenamento Água Destilada Gral e Pistilo Ácido Salicílico

Vaselina Líquida Vaselina Sólida Óxido de Zinco Talco (Silicato de Magnésio) Glicerina Água de Cal

Procedimento Operacinal:

1. Base Pomada a) No gral pulverizamos 1 grama de Ácido Salicílico. b) Bem pulverizado, adicionamos, aos poucos, 0,3 gramas de vaselina líquida e misturamos. c) Por fim, adicionamos 98,7 gramas de vaselina sólida e misturamos bem.

2. Base de Pasta d’água a) Misturamos 25 gramas de óxido de zinco e 25 gramas de talco seguindo o método geométrico. b) Após, adicionamos 25 gramas de glicerina e continuamos a misturar. c) Por fim, adicionamos 25 gramas de água de cal até apresentar o aspecto desejado.

Resultados Obtidos:

1. Base de Pomada

Após o preparo da pomada, essa apresentou aspecto muito gorduroso, homogêneo e opaco.

2. Pasta D’Água

Após o preparo da pasta, essa apresentou aspecto homogêneo, um pouco fluido, com cheiro característico, provavelmente da água de cal, e de coloração branca

Discussão:

1. Base de Pomada

A base de pomada possui um efeito lubrificante ou emoliente, sendo usado como veículo para a preparação de pomadas medicinais. Pulverizamos o máximo possível o Ácido Salicílico para ter o maior contato com a vaselina líquida.

O Ácido Salicílico que possui propriedades antimicrobianas, podendo ser regularizador da oleosidade e também antiinflamatório potencial.

A Vaselina Líquida possui toxidade mínima, não é absorvido pelo organismo e não causa irritações.

A Vaselina Líquida pode ser utilizada como emoliente, como veículo, plastificante, lubrificante, desmoldante, amaciante, impermeabilizante e protetor.

A Vaselina Salicilada deve ser armazenada em recipientes adequados, de plástico opaco, bem fechados, ao abrigo da luz e da umidade e à temperatura ambiente. É importante que em concentrações superiores à 10%, utilize-se luvas de látex no momento da aplicação e deve ser mantido longe do alcance das crianças.

As principais indicações terapêuticas são; em concentrações abaixo de 2%, tem ação essencialmente queratoplástica (intensificando a queratinização dos epitélios promovendo a regeneração da camada córnea) e em concentrações superiores a 2%, tem ação queratolítica (dissolvendo formações queratínicas, com o desaparecimento de calosidades e cicatrizes)

Seu uso é externo, devendo ser aplicado nas áreas afetadas, à noite, e retirar pela manhã. As preparações contendo ácido salicílico a 10% ou 20% apresentam propriedade queratolítica forte, e sua aplicação deve ser efetuada com muita precaução, seno recomendável a utilização de espátulas ou luvas de proteção. Em ambiente adequado, a pomada pode ter sua validade prorrogada por até 6 meses.

2. Pasta D’Água

As pastas, assim como as pomadas, destinam-se ao uso tópico, mas contém maior percentual de material sólido e são mais firmes. Devido ao maior percentual de sólidos são mais absorventes e menos gordurosos que as pomadas.

O Óxido de Zinco é utilizado como inibidor do crescimento de fungos, servindo como antisséptico. A Glicerina é um composto orgânico com a função de ácido e é utilizada na farmácia para diversos fins como; manter a maciez e umidade da pele, conferir brilho, suavidade e viscosidade. A Água de Cal possui função adstringente e cicatrizante de queimaduras e úlceras, sua conservação deve ser em recipientes que não permitem a entrada de luz.

A pasta d’água deve ser armazenada em recipientes adequados, de plástico opaco, bem fechados, ao abrigo da luz e à temperatura ambiente. Antes de usar deve ser agitada e deve ser mantida fora do alcance de crianças. Suas principais indicações terapêuticas são; como antisséptico, secativo e cicatrizante. Seu uso é esterno e deve ser aplicado nas áreas afetadas, duas a três vezes ao dia, exceto em zona pilosas. Em condições ambientes favoráveis, sua validade pode ser de 120 dias.

Conclusão:

Alcançamos os objetivos na prática do preparo de Pomada e Pasta, aprofundando-nos no assunto, principalmente as soluções efetuadas em laboratório, com a assimilação concreta de conceitos, as utilizações e funções corretas desses medicamentos preparados.

Bibliografia:

Farmacopéia Espanhola - Digitalizada Farmacopéia Brasileira – Digitalizada.

Comentários