(Parte 1 de 6)

1. Introdução9
2. Indicadores de Desempenho Ambiental1

Apresentação

Ambiental na Indústria12

3.A Importância de Indicadores de Desempenho

e a Avaliação de Desempenho Ambiental14
5.Proposta de Indicadores de Desempenho Ambiental15
6.Uso de Indicadores de Desempenho Ambiental18
7.Exemplos Comparativos2
8. Bibliografia23
9. Para Saber Mais24

4.Indicadores de Desempenho Ambiental

ANEXO Exemplos de Indicadores de Desempenho Ambiental na Indústria

Apresentação

Nos próximos anos,as energias do País e especialmente do setor produtivo estarão,cada vez mais,concentradas na direção do crescimento sustentado da economia - o que,para a indústria,significa dar novos saltos de produtividade e obter melhores níveis de competitividade.

As difíceis questões em que se cruzam os processos de transformação industrial e os interesses relativos ao meio ambiente e sua utilização vão se multiplicar,afetando de modo crescente as micro e pequenas empresas,as mais atingidas pelas dificuldades de adaptar os seus processos industriais,a sua cultura empresarial e o seu profissionalismo gerencial, aos novos desafios da conformidade ambiental e do desenvolvimento sustentável.

A Fiesp/Ciesp sabe dessas dificuldades,e tem atuado no sentido de ajudar as micro e pequenas empresas a se preparar para enfrenta-las.

Esta publicação sobre "Indicadores de Desempenho Ambiental na

Indústria" é mais um resultado concreto desse trabalho da Fiesp/Ciesp. Na forma de cartilha,ela mostra a importância do acompanhamento, medição e avaliação do desempenho ambiental da indústria,e também indica as alterações nos processos produtivos e na gestão empresarial que possam levar à desejada conformidade ambiental,legal e normativa, aliada à melhoria de produtividade e de competitividade.

A avaliação de desempenho ambiental na indústria e o uso de indicadores trazem benefícios evidentes,como está demonstrado nos exemplos concretos da cartilha.

Temos certeza de que esta publicação da Fiesp/Ciesp vai contribuir para o setor produtivo paulista desenvolver-se,em ritmo cada vez mais rápido,de modo ambientalmente correto.

Horacio Lafer Piva Presidente da Fiesp/Ciesp

Indicadores de desempenho ambiental da indústria5

A Câmara Ambiental da Indústria Paulista da Fiesp/Ciesp,coordenada pelo Departamento de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – DMA,congrega membros de diversos setores envolvidos,direta ou indiretamente,com a questão ambiental,tais como,sindicatos e associações da indústria,secretarias de Estado,prefeituras,órgãos municipais,estaduais e federais,institutos de pesquisa,universidades,instituições jurídicas e financeiras,entidades de classe profissional e organizações não-governamentais.

Seu objetivo primordial é promover a convergência de esforços da iniciativa privada,governo e terceiro setor para a tomada de decisão e a efetivação de medidas necessárias à excelência do desempenho ambiental do setor produtivo no Estado de São Paulo,por meio da realização de debates de caráter técnico,jurídico e institucional sobre as questões ambientais mais pertinentes.

É neste contexto que se insere esta Cartilha sobre "Indicadores de

Desempenho Ambiental na Indústria",resultado concreto do esforço de um Grupo de Trabalho específico formado na Câmara Ambiental da indústria Paulista,que vem satisfazer uma necessidade de micro,pequenas,médias e grandes empresas sobre aspectos fundamentais de seu desempenho ambiental,quais sejam,as formas de medi-lo e avaliá-lo.

Acreditamos no caminho que vem sendo traçado pela Câmara

Ambiental da Indústria Paulista da Fiesp/Ciesp,esperando poder continuar,por seu meio,a atender as necessidades em meio ambiente do nosso setor produtivo.

Angelo Albiero Filho

Diretor Titular Departamento de Meio Ambiente e

Desenvolvimento Sustentável - DMA/Fiesp/Ciesp Coordenador da Câmara Ambiental da Indústria Paulista

Indicadores de desempenho ambiental da indústria7

1. Introdução

A Câmara Ambiental da Indústria Paulista tem sido um fórum de debates e tomada de decisões sobre importantes temas ambientais que guardam relação com o setor produtivo.Para tal,conta com a colaboração de um total de 46 representantes de órgãos de diferentes instâncias do poder público,sindicatos e associações empresariais,além de organizações não-governamentais.

Em sintonia com tendências internacionais,a missão básica da Câmara

Ambiental da Indústria Paulista é a de aglutinar os esforços do Empresariado,Governo e Terceiro Setor na tomada de decisões e concretização de ações necessárias para o aumento da competitividade da indústria,calcada em seu melhor desempenho ambiental,por meio do debate técnico,político e institucional visando o encaminhamento adequado das questões ambientais relativas à indústria.

Entre os diversos temas debatidos no âmbito da Câmara Ambiental da

Indústria Paulista,tem-se aquele referente aos Indicadores de Desempenho Ambiental na Indústria,objeto de um Grupo de Trabalho1específico, que esteve ativo entre julho e novembro/2003.

Ao criar esse Grupo de Trabalho (GT),a Câmara Ambiental acompanhou as recentes vertentes de políticas empresariais em diferentes países,

Indicadores de desempenho ambiental da indústria9

1. Grupo de Trabalho: Indicadores de Desempenho Ambiental na Indústria, composto por: Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP/CIESP; Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT; Associação Brasileira de Fundição – ABIFA; Associação de Profissionais em Ciência Ambiental – ACIMA; Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental – CETESB; Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo – OAB/SP; Secretaria de Estado da Saúde; Secretaria de Estado da Segurança Pública; Secretaria de Estado do Meio Ambiente; Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (São Paulo); Sindicato das Indústrias de Proteção, Tratamento e Transformação de Superfície – SINDISUPER; Sindicato das Indústrias Fabricantes de Vidro – SINDIVIDRO inclusive no Brasil,que promovem a divulgação pública dos seus dados de desempenho ambiental,independentemente da atuação e dos padrões de órgãos de fiscalização e controle.Em conjunto,os indicadoresfacilitam a gestão ambiental das empresas,seu benchmarkinge diálogo com os órgãos públicos e com a sociedade.

O GT,em cujas atividades o IPT atuou como relator,teve como objetivo principal o conhecimento do estado atual do uso de indicadores ambientais no Brasil e no mundo e suas formas de difusão em setores empresariais e de governo.Para tanto,foram pesquisados e coletados dados e exemplos de indicadores ambientais da indústria aplicados no Brasil e no exterior.Ademais,foi debatido o significado de tais índices,seus usos e limitações,verificando-se que tais dados correspondem a indicadores que dizem respeito não só ao desempenho ambiental da indústria,mas que também refletem o seu próprio desempenho competitivo.

Adicionalmente,como resultado dos estudos desse GT,tem-se a elaboração e publicação desta Cartilha,cujo objetivo é divulgar o conceito e as potenciais aplicações dos indicadores de desempenho ambiental na indústria.

10Indicadores de desempenho ambiental da indústria

2. Indicadores de Desempenho Ambiental

Diferentes indicadores têm sido formulados para qualificar e/ou quantificar a situação das mais diversas áreas de interesse humano,tais como na saúde (índice de natalidade,índice de mortalidade),educação (índice de repetência,índice de analfabetismo),economia (renda per capita), sociologia (índice de desenvolvimento humano) e no meio ambiente (qualidade do ar).Estes indicadores não espelham a qualidade dos temas em sua totalidade,mas indiretamente servem de referência para abordálos e tratá-los em seus aspectos mais sensíveis.

O desempenho ambiental de uma indústria também não pode ser quantificado de forma absoluta,tendo em vista a diversificada relação que existe entre a atividade industrial e o meio ambiente.Este é,simultaneamente,fonte de matéria-prima,energia,água e outros insumos,além de ser o depositário dos resíduos e efluentes que dela saem e onde ocorrem os impactos,positivos ou negativos,sobre os diversos fatores ambientais.

Dessa forma,os indicadores de desempenho ambiental da indústria devem ser formulados considerando os diversos aspectos dessa relação de dependência e interferência.Na construção desses indicadores,podese ponderar variáveis com dados da própria dinâmica industrial,que dizem respeito à quantidade ou valor de sua produção,quantidade de mão-de-obra,valor agregado,entre outros.A análise dessas relações possibilita realizar avaliações não só de desempenho ambiental mas também de produtividade e competitividade.

Indicadores= expressões quantitativas ou qualitativas que fornecem informações sobre determinadas variáveis e suas interrelações

Indicadores de desempenho ambiental da indústria11

3. A importância de indicadores de Desempenho Ambientai na Indústria

Cada vez mais,o setor produtivo em diferentes países está incorporando em seus custos aqueles relacionados com a questão ambiental,implicando necessidades de mudanças significativas nos padrões de produção,comercialização e consumo.Estas mudanças respondem a normas e dispositivos legais rígidos de controle (nacionais e internacionais),associados a um novo perfil de consumidor.

É fundamental que as empresas busquem uma relação harmônica com o meio ambiente,mediante a adoção de práticas de controle sobre:

i) os processos produtivos; i) o uso de recursos naturaisrenováveis e não renováveis.

12Indicadores de desempenho ambiental da indústria

A melhoria na relação com o meio ambiente é capaz de otimizar a produtividade dos recursos utilizados,implicando benefícios diretos para a empresa,o processo industrial e o produto,tais como:

Indicadores de desempenho ambiental da indústria13

■Melhoria da imagem da empresa;

(Parte 1 de 6)

Comentários