Abordagem tradicional da educação

Abordagem tradicional da educação

Abordagem tradicional

    • Universidade Federal de Goiás

O homem

  • O homem é considerado como inserido num mundo que irá conhecer através de informações que lhe serão fornecidas. É um receptor passivo até que, repleto das informações necessárias, pode repeti-las a outros que ainda não as possuam, assim como pode ser eficiente em sua profissão, quando de posse dessas informações e conteúdos.

O mundo

  • A realidade é algo que será transmitido ao indivíduo principalmente pelo processo de educação formal, além de outras agências, tais como família, Igreja.

Sociedade-Cultura

  • O objetivo educacional normalmente se encontra intimamente relacionado aos valores apregoados pela sociedade na qual se realiza.

Conhecimento

  • Parte-se do pressuposto de que a inteligência seja uma faculdade capaz de acumular/armazenar informações. Aos alunos são apresentados somente os resultados desse processo, para que sejam armazenados.

Educação

  • Entendida como instrução, caracterizada como transmissão de conhecimentos e restrita à ação da escola.

Escola

  • A escola, é o lugar por excelência onde se realiza a educação, a qual se restringe, a um processo de transmissão de informações em sala de aula e funciona como uma agência sistematizadora de uma cultura complexa.

Ensino-aprendizagem

  • A ênfase é dada às situações de sala de aula, onde os alunos são "instruídos" e "ensinados" pelo professor. Os conteúdos e as informações têm de ser adquiridos , os modelos imitados.

Professor-aluno

  • O professor-aluno é vertical, sendo que ( o professor ) detém o poder decisório quanto a metodologia, conteúdo, avaliação, forma de interação na aula etc.

Metodologia

  • Se baseia na aula expositiva e nas demonstrações do professor a classe , tomada quase como auditório .

Avaliação

  • A avaliação visa a exatidão da reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula . As notas obtidas funcionam na sociedade como níveis de aquisição do patrimônio cultural.

Elementos relevantes

  • A escola:

    • Lugar ideal para a realização da educação;
    • Organizada com funções claramente definidas
    • Normas disciplinares rígidas
    • Prepara os individuos para a sociedade.

  • O Aluno:

    • -É um ser passivo que deve assimilar os conteúdos transmitidos pelo professor;
    • - Deve dominar o conteúdo cultural universal transmitido pela escola.

  • O professor:

  • - É o transmissor dos conteúdos aos alunos;

  • - Predomina como autoridade.

.

  • O ensino-aprendizagem

  • - Os objetivos educacionais obedecem a sequencia lógica dos conteúdos

  • - Os conteúdos são baseados a partir da cultura universal acumulada

  • - Predominam aulas expositivas.

Componentes:

  • Ana Lídia Gontijo de Araújo

  • Daniele Mendes da S. G. Gomes

  • Enai Santos

Professor orientador

  • João da Silva N. Júnior

Comentários