Armazenamento de alimentos

Armazenamento de alimentos

(Parte 1 de 10)

Um viver previdente significa:

Fazer reservas para o futuro enquanto são satisfeitas as necessidades do presente.”

Processo de Armazenamento

Cereais em Grãos”

Todo o grão deve ser de ótima qualidade e bem escolhido e estar bem secos.

Pode-se secar os grãos ao sol ou no forno. Para secá-los no forno, proceda da seguinte maneira:

  • Aqueça o forno em fogo brando por 10 minutos e então desligue.

  • Em seguida, coloque os grãos dentro do forno, tomando o cuidado de manter a porta semi-aberta, com um calço de pano.

  • Enquanto os grãos esquentam (+ ou – 5 min.), misture-os bem, cuidando para que não torrem.

Esse processo é válido para qualquer tipo de grão: arroz, feijão, ervilha, lentilha, trigo em grão, milho de pipoca, soja, aveia em grão, grão de bico, trigo pra quibe, canjica, macarrão de sêmola solto, etc...

Lave os vasilhames com água e sabão e umedecido com álcool. A tampa pode ser de rosquear ou qualquer outra que feche bem. No caso de o vasilhame ser de lata, depois de lavá-lo bem, passe as emendas do fundo e do lado sobre a chama do fogão para que fique bem seco.

Deixe esfriar e pincele as emendas com parafina derretida em banho-maria.

  • Pode-se também lavar bem os vasilhames com água e sabão e deixar secar bem; depois de bem seco despejar um litro de álcool e ir passando de um para o outro, deixando evaporar bem o álcool e armazenar...

Nota: Depois de fechar o recipiente usando qualquer método de armazenamento, etiquete anotando o conteúdo e a data.

Armazenamento:

    1. Com alho

    2. Á vácuo

    3. Com gelo seco

    4. Com óleo

    5. Pimenta do reino

  1. Com alho - A conservação é de 1 a 2 anos:

  • Use garrafas ou balde plástico ( de no máximo 2 litros) bem limpos.

  • Escolha e seque os grãos.

  • Encha o vasilhame até uma altura de quatro dedos.

  • Assente bem os grãos, batendo com as mãos na lateral do recipiente.

  • Coloque dois dentes de alho com casca (os dentes devem ter a casca inteira, sem rachadura).

  • A cada quatro dedos repita o processo até encher a garrafa ou balde. Não deixe espaço entre os grãos e a tampa.

  • Tampe e vede bem com fita adesiva e coloque a data.

  1. Á vácuo – A conservação é de 1 a 5 anos, dependendo do alimento armazenado:

  • Coloque os grãos no vasilhame escolhido, até faltarem três dedos para enchê-lo totalmente.

  • Assente bem os grãos, batendo com as mãos na lateral do recipiente para tirar o ar.

  • A seguir faça uma conchinha com um pedaço de papel alumínio e coloque no centro dela um chumaço de algodão embebido em um pouco de álcool.

  • Ateie fogo ao algodão e tampe imediatamente a lata, vidro ou plástico. O fogo consumirá todo o oxigênio no interior do recipiente, impedindo assim o desenvolvimento de qualquer tipo de vida aeróbica.

Se o vasilhame for de plástico, proteja o lado interno da tampa com um pedaço duplo de papel alumínio colado com fita adesiva. Para terminar a vedação, passe vário volta de fita adesiva ao redor da tampa.

Se for um recipiente de lata, pincele com parafina derretida as bordas da tampa e dispense o uso da fita adesiva.

  1. Com gelo seco – A conservação é de 1 a 3 anos:

  • Coloque na garrafa uma porção de grãos até atingir uns três dedos de altura.

  • Coloque uma pedrinha de gelo seco (10 a 15 gr cada 2 kg de grãos).

  • Encha o recipiente até a boca, coloque a tampa e não rosqueie durante uma hora.

  • Após este tempo, rosqueie a tampa.

  • Depois de 10 minutos, abra para verificar a pressão e então feche bem e lacre com fita adesiva.

Este método é bom para armazenar grandes quantidades de grãos, devendo-se usar.

250 gr de gelo seco para cada 50 kg até 100 kg. Neste caso, feche o recipiente por seis horas sem pressionar a tampa.

  1. Com óleo – A conservação é de 1 ano:

  • Misture bem cada quilo de grão com uma colher de sopa de qualquer tipo de óleo vegetal comestível (5 ml). Os grãos devem ficar brilhantes e bonitos.

  • Guarde os grãos já misturados com óleo em sacos plásticos.

  • Coloque os sacos plásticos em recipientes mais duráveis (plásticos ou latas), para evitar que os grãos sejam atacados por insetos ou roedores.

Esse processo impede a proliferação de insetos nos grãos, mas permite que eles brotem se forem plantados depois de armazenados.

  1. Pimenta do Reino – Proceda da mesma forma que o armazenamento com alho.

Armazenar farináceos

Farináceos: Farinha de trigo, farinha de milho, farinha de rosca, farinha de mandioca, fubá.

  1. Folha de Louro – uma folha para cada quilo de farinha, exemplificando:

½ kg de farinha + folha de louro + ½ kg de farinha. (usar para alimentos salgados)

  1. Cravo da Índia - ( usar para alimentos doces)

Atenção: A soja é um dos poucos grãos que pode ser armazenado ao natural, sem qualquer processo artificial, como os que ensinamos. Basta colocá-la nos vasilhames ou em sacos, guardando em lugares secos e ventilado.

Macarrão:Usar garrafa pet. Se for a de 2litros acrescentar 1 colher sopa de sal, se usar a de 1litro acrescentar 1 colher de sobremesa de sal junto com o macarrão e de 6 em 6 meses mexer para que o sal não fique só no fundo.

Armazenamento em bolsas de alumínio com saches de absorventes de oxigênio (máquina seladora)

Produtos a serem embalados a seco devem ter uma baixa umidade (10% de umidade ou menos), de boa qualidade, e livres de insetos. Embalagem em Sacos Laminados deve ser limitada a alimentos que melhor retém o sabor e valores nutritivos.PRODUTOS APROVADOS:· Leite em pó desnatado e chocolate em pó· Farinha de Trigo Tradicional ou especial· Todos os grãos não moídos ou quebrados (farelo) ou que não tenham semente comcasca oleosa· Aveia em flocos Comum· Leguminosas Ervilhas secas, feijão, grão de bico, lentilha e soja· Massa que não contenha ovos· Frutas e vegetais Produtos desidratados ou congelados secos que sejam secos osuficiente para ser pressionado (Melhores itens, maças, bananas,batatas, cebolas, cenouras, milho, ervilhas, e outros como abricot,pêssego, pêras, tomates, feijão verdes)· Açúcar Granulado ou em pó· Miscelânea Vegetais de proteína texturizada, queijo ralado, gelatina.PRODUTOS NÃO APROVADOS:Os seguintes itens são exemplos de produtos que não são aprovados para armazenamento em Sacos de Alumínio devido ao alto teor de umidade ou oleosidade que possuem. Estes itens, todavia, podem ser armazenados em freezer:· Grãos processados Farinha de trigo integral, Fubá, Cereais, Granola· Grãos/Sementes/Oleosas Nozes, Arroz integral, Cevada, GergelimOs seguintes tipos de produtos devem ser armazenados em suas embalagens originais e serem freqüentemente substituídos:· Fermentos Incluí misturas contendo fermento tais como as de bolos ebiscoitos variados.· Miscelânea Temperos, Óleos, Caldo de Carne, Ovos secos, Carne Seca, Açúcarmascavo, Açúcar cristalizado, Suprimento de primeiro socorros.PERGUNTAS E RESPOSTAS:Sacos/Bolsas de Alumínio: caixa com 250 unidades Obs. Só vendem caixas com 250, pois não é higiênico abrir as caixas e manusear as bolsas.Absorvente - Pacote com 100 absorventes. Obs. Só vendem pacote com 100 pelo mesmo motivo a cima.As embalagens são feitas de multicamadas de plástico laminado e alumínio. O material tem 7 ml. e proporciona proteção para os alimentos contra umidade e insetos. As embalagens têm capacidade para armazenar até 3,8 litros de produtos. Depende do produto e do volume.Como as embalagens devem ser usadas ?As embalagens laminadas, como as latas de metal, são usadas pelas Indústrias de Alimentos para embalar uma grande quantidade de alimentos secos ou molhados. Alimentos molhados requerem um sofisticado sistema de pressão que não é prático para processos domiciliares

Quais são as vantagens das embalagens?· Não enferrujam· Tem capacidade maior (15 %) do que uma lata· É mais em conta do que latas· Podem ser cortadas em embalagens menores· Fácil de reutilizar· Mais fácil de transportar do que latasQuais alimentos podem ser armazenados em embalagensAlimentos que não sofram instabilidade, de baixa umidade e que não sejam oleosos.Podem os alimentos armazenados em embalagens de alumínio ter reações impróprias ?Não. Os alimentos não entram em contato com o alumínio nas embalagens. A barreira de alumínio é importante para proteger o alimento de umidade e oxigênio e fica separada do alimento por uma camada interna de polietileno, aprovada pelo FDA, embalagens que são transparentes ou translúcidas não possuem as mesmas barreiras e qualidade das nossas.Qual é o propósito de usar-se o absorvente de oxigênio nas embalagens ?O absorvente remove o oxigênio do ar na embalagem O baixo oxigênio mantido é letal para os insetos.Poderão os lados da embalagem afundar ?Sim, mas isto será quase imperceptível. A quantidade da aparência do “vácuo armazenado” dependerá do tipo do produto e a quantidade de ar deixado na embalagem. Dentro de alguns dias após o armazenamento os lados das embalagens começarão a encolher tão logo o oxigênio começar a ser absorvido. Isto é mais percebido com alimentos granulados do que em pó. O ar residual na embalagem é mais nitrogênio, que é um gás neutro e não afeta o alimento.·* A quantidade de ar dentro da embalagem pode ser minimizada seguindo-se as instruções anexadas às embalagens seladoras.Como devem as embalagens de alimento ser armazenadas ?As embalagens de alimentos secos devem ser estocadas em prateleiras, caixas de papelão, ou em outros recipientes. Exposição ao Sol deve ser evitada.· Armazenamento de alimentos é melhor numa área seca e fria livre de roedores. Os recipientes devem ser isolados de contato direto com o chão de concreto ou paredes.São as embalagens à prova de roedores ?Não. Embalagens não são à prova de roedores. Se forem um problema potencial significativo na área de armazenamento, as embalagens devem ser colocadas em grandes e resistentes recipientes tais como vasilhas de plástico, tambores de metal ou lixeiras novas de metal.Podem embalagens com fecho de zip serem usadas ?Não. O fecho da embalagem não provê um selamento adequado para o absorvente de oxigênioPodem embalagens serem usada para armazenar água ?Não. Os seladores das embalagens não são a prova d’agua. Eles devem ser usados somente para armazenamento a seco.É sempre necessário armazenar alimentos em embalagens ou latas?Não. Talvez seja mais barato e mais aceitável armazenar alguns produtos em suas embalagens originais. Alimentos que são guardados em boas condições de armazenamento e freqüentemente usados talvez não necessitem de embalagens adicionais.

Como fazer para armazenar em bolsas de alumínio:

Enchendo as Embalagens:1. Encha as Embalagens com a quantidade devida (ou que couber) do produto que se quiser armazenar. Encher demais resultará em selamento deficiente (Não vedará corretamente).

2. Abra o saco de Absorventes de Oxigênio. Retire somente a quantidade necessária para os próximos 30 minutos. Feche novamente o saco, na Seladora.

*Reabra e resele o saco conforme forem necessitadas novas quantidades de Absorventes.3. Coloque um saquinho de Absorvente de Oxigênio no topo da Embalagem.4. Limpe o pó, dos produtos que estão sendo embalados, que se depositem na Seladora, com um pano seco (Produtos em pó que estejam sendo embalados).

Selando as Embalagens:

1. Coloque a Embalagem em posição horizontal, em frente da Seladora.2. Feche a abertura da Embalagem, agarrando suas costuras laterais e puxando. Dobre a ponta 3-4 cm da Embalagem, a um ângulo correto, para que o ar seja eliminado, ajeite o produto e achate a ponta.3. Segure a Embalagem pelas pontas e coloque-a entre as aberturas das partes móveis que selam a Embalagem. (conserve os dedos afastados da mandíbula da Seladora )4. Posicione a Embalagem de forma a selar o seu topo. Estique para os lados as costuras das bordas de forma que as eventuais rugas sejam eliminadas e pressione o pedal. Remova a Embalagem quando o ciclo for completado.

Testando o selamento:1. Inspecione o selamento, visualmente, para verificar que ele tenha sido bem feito e que não haja pontos queimados.2. Force o selamento para verificar se ele foi bem feito e não pode ser aberto. Pressione para verificar se o ar ou o produto não escapem.3. Se a costura separar-se, verifique se houve limpeza inadequada da área da costura ou excesso de alimento. Se necessário aumente a distância do selamento de 4 para 4.25

Armazenamento de água

Recomenda-se armazenar água para 2 semanas pelo menos.

A quantidade recomendada para duas semanas é de 30 litros por pessoa para beber e outros 30 para asseio pessoal (mãos, dentes e para lavar a louça). Total 60 litros por pessoa para 2 semanas.

  • Esterilize o recipiente. Ferva a água mantendo 5 minutos em ebulição. Espere esfriar e coloque a água no recipiente. Adicione 2 gotas de Hipoclorito de Sódio (alvejador ou cloro) para cada litro de água ou ½ colher de chá para 20 litros de água. Verifique a concentração do cloro (5%) para estar seguro de quanto se deve usar.

Outra maneira de purificar a água é usar HIDROSTERIL. (Hidrosteril: Usado para purificar a água e higienizar frutas e saladas. - Onde encontrar o produto: farmácias e super mercados

  • Uma gota de Hidrosteril para cada 1/2 litro de água.

Armazenamento de ovos.

1. Usar ovos bem frescos para armazenar.

Compre-os diretamente da granja.

Arrume os ovos com cuidado num recipiente de vidro e cubra-os com uma solução de cal virgem. 250 gramas de cal virgem para 4 litros de água.

Duração: 06 meses

2 . Arrume os ovos frescos num recipiente de vidro.

Ferva 250 gramas de sal em 2 litros de água. Deixe esfriar depois despeje em cima dos ovos. Depois de 20 dias, retire os ovos e guarde-os na geladeira.

Duração: 01 ano

Obs – As galinhas botam muitos ovos do mês de agosto até o mês de novembro. É o tempo da postura. A dúzia de ovos é barata porque há fartura.

As mesmas galinhas põem poucos ovos de fevereiro a maio. É o tempo da quaresma. Em virtude da pequena quantidade, a dúzia de ovos é mais cara.

Dicas especiais:

* Para substituir o ovo em suas receitas:

Misturar: 1 colher de chá (2 gr) de gelatina sem sabor com 3 colheres de sopa (45 ml) de água fria e 2 colheres de sopa(30 ml) + uma de chá(2 gr) de áqua fervendo e misturar tudo = 1 ovo

Sugestão de itens para armazenar

(Além dos alimentos básicos)

Um bom Livro de Receitas Básicas

Sardinha em conserva em óleo

5 anos

Atum em conserva

3 anos

Carnes enlatadas (fiambre, presunto, ktutes, salsicha, carne de soja)

1 ano

Leite condensado

1 ½ ano

Creme de Leite

------------

Melado

4 a 5 anos

Karo

2 anos

Pasta de Amendoim

2 anos

Miojo

1 ano

Sopa - cozinha fácil

1 ano

Arroz – cozinha fácil

1 ano

Caldo Granulado

1 ano

Aveia

1 ano

Neston

1 ano

Macarrão

2 a 3 anos

Frutas secas (pêssego, damasco, maçã, uva etc.)

1 ano

Frutas Enlatadas

1 ano

Goiabada

2 a 3 anos

Marmelada

2 a 3 anos

Marrom Glacê

2 a 3 anos

Gelatina

1 ½ ano

Sucos em pó

2 anos

Bolachas de trigo integral

1 ano

Guloseimas variadas

-----------

Fermento (fermix)

2 anos

Vinagre

2 anos

Temperos variados (cebola e alhos picados e secos, pimenta do reino, orégano, coentro, cominho, etc.)

2 anos

Especiarias (cravo, canela em pau e pó etc.)

5 anos

Baunilha e outros aromáticos

2 anos

Vitamina C

2 anos

Quando não se pode fazer tudo o que se deve, deve-se fazer tudo o que se pode.” ( Max Frontain)

Armazenamento básico para Seis Meses

Para família de Quatro Pessoas

(Parte 1 de 10)

Comentários