Administração no século 21

Administração no século 21

ADMINISTRAÇÃO NO SÉCULO XXI

OBJETIVOS

  • Explicar o termo Administração.

  • Descrever o processo básico da Administração.

  • Descrever as habilidades de um gerente bem sucedido.

  • Definir organização e sua importância no contexto social.

ADMINISTRAÇÃO

  • Corresponde ao processo de planejar, organizar, liderar e controlar a utilização de recursos para atingir objetivos de desempenho.

ADMINISTRAÇÃO

  • Se refere ao processo de fazer com que as coisas sejam executadas, com eficácia e eficiência, por meio de outras pessoas e com elas.

COMPONENTES DA DEFINIÇÃO

  • PROCESSO – representa as principais atividades desempenhadas pelos gerentes.

  • EFICIÊNCIA – significa executar a tarefa corretamente e se refere ao relacionamento entre as entradas e as saídas.

  • EFICÁCIA – significa fazer a tarefa certa; em uma organização, ela é traduzida como alcance da meta.

EFICIÊNCIA E EFICÁCIA

  • “Nenhum trabalho é mais vital para a nossa sociedade do que o de um gerente. É o gerente que determina se nossas instituições sociais nos servem bem ou se desperdiçam nossos talentos e recursos.”

  • HENRY MINTZBERG

Quatro funções da Administração

TAREFA DA ADMINISTRAÇÃO

  • Envolve a interpretação de objetivos a fim de transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, da organização, da direção e do controle.

ADMINISTRAR

  • É o ato de realizar coisas por intermédio das pessoas.

QUAL O OBJETO DA ADMINISTRAÇÃO?

  • São as organizações, cuja finalidade é a realização concreta que busca satisfazer necessidades sociais, tanto de clientes quanto de participantes.

FUNÇÕES GERENCIAIS

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

  • HABILIDADE TÉCNICA – representa a capacidade de utilizar uma proficiência ou uma perícia especial no seu trabalho.

  • HABILIDADE HUMANA – representa a capacidade de trabalhar bem em cooperação com outras pessoas.

  • HABILIDADE CONCEITUAL – representa a capacidade de pensar analiticamente e solucionar problemas complexos.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS PARA O SUCESSO GERENCIAL

  • Liderança: capacidade de influenciar outras pessoas, no sentido de realizarem tarefas.

  • Auto-objetividade: capacidade de avaliar a si mesmo de maneira realista.

  • Raciocínio analítico: capacidade de interpretar e explicar padrões em informações.

  • Flexibilidade comportamental: capacidade de modificar o comportamento pessoal para atingir um objetivo.

  • Comunicação oral: capacidade de expressar idéias de maneira clara em apresentações orais.

  • Comunicação escrita: capacidade de expressar claramente suas próprias idéias de maneira escrita.

  • Impacto pessoal: capacidade de criar uma boa impressão e inspirar confiança.

  • Resistência ao estresse: capacidade de trabalhar sob condições estressantes.

  • Tolerância em relação à incerteza: capacidade de trabalhar sob condições ambíguas.

OS DESAFIOS DO FUTURO

  • Atingir as alturas da competência e da realização pessoal.

  • Possuir iniciativa própria.

  • Ter o desejo de fazer a coisa certa.

  • Desejar aprender continuamente.

  • Ter boa formação.

  • Continuar sua formação ao longo de suas carreiras.

NOVE RESPONSABILIDADES DE CHEFES DE EQUIPE

  • Planeje reuniões e cronogramas de trabalho.

  • Deixe claro os objetivos e tarefas, e colha idéias para melhorias.

  • Avalie o desempenho e troque idéias com membros da equipe.

  • Recomende aumentos de salários e novas atribuições.

  • Recrute, treine e desenvolva os membros da equipe.

  • Encoraje o alto nível de desempenho e o trabalho em equipe.

  • Informe aos membros da equipe sobre objetivos e expectativas.

  • Informe aos níveis mais elevados da empresa sobre as necessidades e os sucessos da equipe.

  • Trabalhe em coordenação com outras equipes e encoraje seus esforços em relação ao trabalho.

SUCESSO

  • Em tempos turbulentos advém apenas do aprendizado contínuo. Ele vem apenas para aqueles que são incansáveis em seus esforços para evoluir, refinar e manter capacidades e competências relevantes para o trabalho.

  • A questão é: VOCÊ ESTÁ PRONTO?

O AMBIENTE DE TRABALHO DO SÉCULO XXI

  • ÉTICA: comportamento ético e ações socialmente responsáveis.

  • GLOBALIZAÇÃO: realidade e somos todos afetados por ela.

  • TECNOLOGIA: era da tecnologia da informação e dos sistemas de rede eletrônica.

  • CONHECIMENTO: é o principal recurso de uma sociedade competitiva.

  • DIVERSIDADE: lidar com as diferenças.

  • MUDANÇA: entramos na era da mudança dramática e contínua.

ORGANIZAÇÃO

  • Representa um grupo de pessoas que trabalham juntas em uma divisão de trabalho para atingir um objetivo comum.

  • O objetivo de qualquer organização corresponde a produzir bens e/ou serviços que satisfaçam às necessidades dos consumidores.

ORGANIZAÇÕES COMO SISTEMAS ABERTOS

PRODUTIVIDADE E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

A VISÃO DA “PIRÂMIDE INVERTIDA” PARA AS ORGANIZAÇÕES

  • “O verdadeiro objetivo da indústria não é lucro: o empresário deve sempre se propor a produzir bens e serviços úteis... a negação dessa idéia é a especulação.”

  • HENRY FORD

REFERÊNCIAS

  • CARAVANTES, G. R. Administração: teorias e processos. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

  • CERTO, S. C. de ; Administração moderna. 9 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

  • LACOMBE, F. J. M.; HEILBON, G. L. J. de Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.

  • MEGGINSON, L. C.; MOSLEY,D. C.; PIETRI, P. H. de Administração: conceitos e aplicações. 4 ed. São Paulo: Harbra Ltda, 1998.

  • MONTANA, P. J.; CHARNOV B. H. de Administração: série essencial. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

  • MORAES, A. M. P. de Introdução à administração. 3 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

  • ROBBINS, S. P. de Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2000.

  • ROBBINS, S. P; DECENZO, D. A. de Fundamentos de administração: conceitos essenciais e aplicações. 4 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

  • SCHERMERHORN, John R. Administração: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

Comentários