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Metodologia da Pesquisa: Tipos, Procedimentos e Recursos, Notas de aula de Jornalismo

Este documento aborda a metodologia da pesquisa, explicando os diferentes tipos de pesquisas, recursos necessários e procedimentos utilizados em pesquisas descritivas e experimentais. A metodologia é fundamental para a coleta de dados precisos e confiáveis, permitindo analisar problemas e obter resultados significativos.

Tipologia: Notas de aula

2010

Compartilhado em 14/07/2010

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filipe-oliveira-de-jesus-2 🇧🇷

4.7

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Baixe Metodologia da Pesquisa: Tipos, Procedimentos e Recursos e outras Notas de aula em PDF para Jornalismo, somente na Docsity! 1 Material 2o. semestre 2 1.Assunto. 1.1 Delimitação do assunto. 2. Formulação do problema 2.1 Delimitação do problema 3. Hipóteses. 4. Objetivos gerais e específicos. 5. Justificativa MetodologiaProjeto 6. Revisão da Literatura Projeto I N T R O D U Ç Ã O Relatório Metodologia No Projeto, no item Metodologia, deve-se descrever tanto as características, quanto a forma da aplicação das técnicas de pesquisa escolhidas. Deve-se explicitar se se pretende realizar um experimento, e de que tipo. Se se exercerá controle sobre determinadas variáveis e quais. Deve ser indicado, inclusive, como se pensa codificar e tabular os dados obtidos e quais medidas estatísticas pretende utilizar. 6 Metodologia 7.METODOLOGIA 7.1 População 7.2 Amostra. 7.3 Tipos de pesquisas para a coleta de dados 7.4 Recursos 7.4.1 Materiais 7.4.2 Humanos 7.4.3 Físicos 7.5 Instrumentos para coleta de dados 7.6 Procedimentos (passos para realização da pesquisa) 7.7 Cronograma Materiais e métodos RELATÓRIOPROJETO A Metodologia UNIVERSO OU POPULAÇÃO Universo ou população é o conjunto de seres animados ou inanimados que apresentam pelo menos uma característica em comum. Exemplo :Lixo tóxico. Crianças sem pais. A Metodologia AMOSTRAGEM O problema da amostragem é escolher uma parte (ou amostra), de tal forma que ela seja a mais representativa possível do todo. A Metodologia Amostra, portanto, é uma porção ou parcela, convenientemente selecionada do universo (população). AMOSTRA A Metodologia AMOSTRA Só ocorre quando a pesquisa não é censitária, isto é, não abrange a totalidade dos componentes do universo, surgindo a necessidade de investigar apenas uma parte dessa população. 15 A Metodologia Material e métodos FONTE Onde vou buscar? Campo Laboratório Bibliografia OBJETIVO o que eu quero fazer? Exploratória Descritiva Explicativa TIPO DE PESQUISA Como vou coletar os dados para construir o raciocínio BIBLIOGRÁFICA EXPERIMENTAL DESCRITIVA Estudos Exploratórios Estudos Descritivos Pesquisa de Opinião Pesquisa de Motivação Estudo de Caso Documental A Metodologia FONTE Onde vou buscar? Campo – fatos in natura Laboratório – espaço onde se interfere na produção do fato ou fenômeno Bibliografia – dados já organizados. Lugar natural onde acontecem os fatos e os fenômenos. A pesquisa de campo recolhe os dados “in natura”, como é percebido pelo pesquisador. Fonte: PESQUISA DE CAMPO A Metodologia OBJETIVO Exploratória – aproxima-se do fenômeno explorando-o. Descritiva – descreve o fenômeno. Explicativa – explicar o fenômeno. O que quero fazer? Segundo os objetivos Exploratória Exploratória: Ela busca aproximação de um tema e visa criar maior familiaridade em relação a um fato ou fenômeno explorando-o. Ela quase sempre é feita como levantamento bibliográfico e entrevista com profissionais que estudam na área. Segundo os objetivos EXPLICATIVA EXPLICATIVA : ela explica , se ocupa dos porquês de fatos/fenômenos que preenchem a realidade, isto é, com a identificação dos fatores que contribuíram ou determinaram ocorrência. A Metodologia PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS 1º GRUPO 1. BIBLIOGRÁFICA 2. EXPERIMENTAL 3. DESCRITIVA Pesquisa de Motivação Estudo de Caso Documental Estudos Exploratórios Estudos Descritivos Pesquisa de Opinião 2º GRUPO 3º GRUPO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA Segundo a coleta de dados Procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos. Pode ser realizada como parte da pesquisa descritiva ou experimental, ou independente. Busca conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema. PESQUISA EXPERIMENTAL Caracteriza-se por manipular diretamente as variáveis relacionadas com o objeto de estudo. PESQUISA DESCRITIVA Segundo a coleta de dados Analisa o problema através da observação do ambiente onde é detectado. Estuda as relações entre duas ou mais variáveis de um dado fenômeno sem manipulá-las. DIFERENÇA ENTRE AS PESQUISAS: DESCRITIVA E EXPERIMENTAL Pesquisa descritiva Procura classificar, explicar e interpretar os fenômenos que ocorrem. Pesquisa experimental Pretende dizer de que modo ou por que causas o fenômeno é produzido. Observação: Experimental ≠ Laboratório Descritiva ≠ Campo Atenção A pesquisa experimental ,não se identifica com a lei de laboratório, assim como a descritiva não é sinônimo de campo. Os termos campo e de laboratório , indicam apenas o contexto onde se realizam , uma pesquisa pode ser experimental tanto em contexto de campo como em laboratório. O mesmo acontece com a descritiva. A PESQUISA DESCRITIVA segundo a coleta de dados apresenta-se de várias formas: PESQUISA DE MOTIVAÇÃO PESQUISA DOCUMENTAL PESQUISA DE CASO Busca saber as razões inconscientes e ocultas que levam, o consumidor a utilizar determinado produto ou que determinam certos comportamentos ou atitudes. São investigados documentos a fim de se poder descrever e comparar usos e costumes, tendências, diferenças e outras características. Estuda a realidade presente e não o passado, como ocorre com a pesquisa histórica. É a pesquisa sobre um determinado indivíduo, família, grupo ou comunidade para examinar aspectos variados de sua vida. 36 RECURSOS A ) HUMANOS – Devem ser computados pessoas envolvidas,as horas do pesquisador, incluindo de terceiros que podem vir a ser requisitados para partes da pesquisa. 37 RECURSOS B) Material – subdividido em: • Elementos consumidos no processo de realização da pesquisa, como papel, canetas, lápis, hora, digitação etc. • Elementos permanentes, cuja pose pode retornar à entidade financiadora, ou serem alugados, como computadores, calculadoras, aparelhos de laboratórios, etc. INSTRUMENTOS PARA COLETAS DE DADOS 1. OBSERVAÇÃO 2. ENTREVISTA 3. QUESTIONÁRIO 4. FORMULÁRIO 5. MEDIDAS DE OPINIÃO E DE ATITUDES 6. TESTES 7. SOCIOMETRIA 8. ANALISE DE CONTEÚDOS 9. HISTÓRIA DE VIDA 10. PESQUISA DE MERCADO. GRUPO Nº I GRUPO Nº 3 GRUPO Nº 4 GRUPO Nº 5 GRUPO Nº 2 A Metodologia utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que se deseja estudar. => Observação Pode ser Sistemática / Assistemática Participante / Não Participante Individual / em Equipe na Vida Real / em Laboratório A Metodologia é uma conversação efetuada face a face, de maneira metódica; proporciona ao entrevistador, verbalmente, a informação necessária. => Entrevista Tipos Padronizada ou Estruturada Não padronizada ou não Estruturada Painel A Metodologia tenta obter dados relativos à “experiência íntima” de alguém que tenha significado importante para o conhecimento do objeto em estudo. => História de vida é a obtenção de informações sobre o mercado, de maneira organizada e sistemática, tendo em vista ajudar o processo decisivo nas empresas, minimizando a margem de erros. => Pesquisa de mercado PROCEDIMENTOS NA PESQUISA DESCRITIVA E EXPERIMENTAL FAZ-SE A DESCRIÇAO DETALHADA DE : todos os passos , quem , como ,onde. descreve-se as dificuldades , as precauções. a supervisão e o controle, da coleta e registro dos dados. O objetivo é de fornecer a outros pesquisadores subsídios suficientes para uma execução correta da pesquisa executada. Cronograma É relacionar as atividades ao tempo disponível, isto é planejar o tempo em função das atividades previstas para conclusão do trabalho proposto. Planeja-se o cronograma do projeto, dispensa-se atividades já desenvolvidas. Planeja-se etapas tais como: a coleta de dados, a redação, e apresentação gráfica ou a digitação.
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