Pesquisa educacional II

Pesquisa educacional II

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Professoras conteudistas/pesquisadoras: ELIANA P. DE MENEZES, MICHELE QUINHONHES PEREIRA Acadêmica: RAQUEL SANTOS DA SILVA Carga Horária: 30h

Resumo

Durante o transcorrer desta disciplina, objetivamos que você adquira os conhecimentos necessários para a construção do seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC –, que será desenvolvido na forma de um artigo monográfico. Para tanto, buscamos promover espaços de discussão e de reflexão nos quais você se sinta apto(a) a relacionar os conhecimentos teóricos que estão sendo construídos durante este curso com a realização de sua investigação, adquirindo assim a prática discursiva necessária à realização de seu artigo monográfico. Objetivamos ainda a promoção de um diálogo a respeito do seu processo de investigação e das etapas que o compõem, na busca, portanto, do aperfeiçoamento de sua pesquisa.

Palavras-chave: Pesquisa, diálogo, reflexão, prática discursiva, trabalho de conclusão de curso.

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Unidade A – DEMARCAÇÃO CONSTRUTIVA DE UM ARTIGO

O Trabalho de Conclusão de Curso é um trabalho de síntese, que articula o conhecimento teórico construído pelo aluno com a sua aplicação na pesquisa científica dentro de sua área de formação. Como tal, o TCC possui um caráter diferente dos demais trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas desenvolvidas ao longo do curso. É nesse sentido que o TCC deve ser constituído a partir de uma pesquisa científica estruturada em torno de um objeto de estudo construído e delimitado sobre um problema relativo, neste caso, à Educação Especial. Assim, objetivamos com esta unidade que você compreenda como deverá estar constituído o TCC que será apresentado ao final do Curso de Especialização a Distância em Educação Especial.

A.1 – Demarcação construtiva de um artigo monográfico

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – consiste em um momento de sistematização dos conhecimentos que você construiu durante a realização de um curso. Trata-se de uma experiência de pesquisa acadêmico-científica fundamental para a sua formação como especialista na área da Educação Especial, uma vez que irá proporcionar-lhe a oportunidade de investigar e compreender, por meio de um método, os fenômenos que constituem as práticas educacionais.

Como trabalho que se submete aos padrões da produção científica, o TCC deve respeitar seus parâmetros. Assim, ele envolve três etapas: - a formulação do projeto;

- a execução do projeto na forma de uma investigação;

- a apresentação de seus resultados.

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A formulação do projeto

A etapa da formulação do projeto da pesquisa já foi anteriormente discutida na disciplina Pesquisa Educacional I1. Nesse momento, consideramos importante ressaltar que não existe uma norma rígida para a formatação e a estruturação de um projeto de pesquisa, devendo este ser direcionado pelo professor orientador do TCC de acordo com as normas da instituição na qual o curso está sendo desenvolvido.

Figura 1: O quê? Por quê? Para quê???

Ainda assim, existem algumas orientações que merecem ser observadas no momento do planejamento da pesquisa. Lembre-se de que o projeto consiste em uma proposta teórica prévia formulada a respeito do assunto que você deseja investigar, devendo prever todas as etapas da pesquisa. Para isso, deverá responder às questões: “O quê?”, “Por quê?”, “Para quê?”, “O que já foi escrito sobre o tema?”, “Onde?”, “Como?”, “Com quê?” e “Quanto tempo?”.

1 (ASSUNTO) - Pesquisa Educacional I: retome esse conteúdo na disciplina de Pesquisa Educacional I. Para mais informações, consulte ainda as obras Métodos e Técnicas de Pesquisa Social, de A. C. Gil (São Paulo: Atlas, 1999), e As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa,de E. TEIXEIRA (Petrópolis: Vozes, 2005).

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4 A execução do projeto na forma de investigação

Figura 2: O investigador em ação!

A etapa da execução do projeto corresponde à realização da investigação propriamente dita. Durante esse momento, é imprescindível que você utilize os conhecimentos científicos construídos na sua área de conhecimento e realize as atividades de pesquisa respeitando os critérios mínimos de cientificidade. Para isso, você deverá utilizar o método científico, elencando a abordagem e as técnicas de pesquisa que respondem ao seu objeto de estudo e a sua área de conhecimento2.

A apresentação de seus resultados

2 (ASSUNTO): retome o conteúdo da disciplina Pesquisa Educacional I. Para mais informações, consulte ainda a obra Pesquisa Social: teoria, método e criatividade, organizada por M.C.S. Minayo (19. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001).

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Figura 3: Escrever: é preciso começar!

É chegada a hora de escrever! Nessa etapa, o pesquisador assume um novo papel, o de autor/escritor. Por meio do exercício da escrita, o autor/escritor precisará buscar o caminho no qual, de forma clara e objetiva, apresentará a sua pesquisa e irá fazer-se compreender pelos seus possíveis leitores. Afinal, todo processo de investigação que possui caráter científico deve apresentar à comunidade científica os resultados e conclusões que foram alcançados, ou seja, a contestação ou a confirmação das hipóteses que foram a priori levantadas. Nesse sentido, Marques

(...) não se faz ciência sem escrever: essa forma de se comunicar com a comunidade científica. A comunicação oral, em congressos etc., tem duração momentânea e de curto alcance, além de que sempre se faz com o apoio de texto escrito, sem o qual não seria possível discipliná-la e conferi-la.

O gênero do trabalho produzido para a realização dessa explanação é delimitado pelo caráter do curso em que a pesquisa está sendo desenvolvida, como

PDF created with pdfFactory Pro trial version w.pdffactory.com no nosso caso, ou pelo próprio autor/investigador, quando a pesquisa é de cunho particular. Para a conclusão do curso de especialização que está sendo agora desenvolvido, o TCC terá a estruturação de um artigo monográfico.

Um artigo monográfico consiste em um texto técnico-científico em que o autor/pesquisador apresenta os objetivos da pesquisa que foi realizada; a relevância e a aplicabilidade do estudo; os passos metodológicos por meio dos quais desenvolveu o trabalho; o detalhamento dos dados coletados; os resultados alcançados e, finalmente, a interpretação desses resultados.

Ressaltamos que, para a realização dessa última etapa, será preciso que o autor fundamente-se em referências teóricas consistentes e pertinentes a sua área de estudo, sendo capaz de discutir os dados coletados, relacionando-os com seus objetivos, identificando assim o que foi conquistado e quais as conclusões provenientes da pesquisa. É preciso destacar ainda que, ao final do artigo, o autor deverá indicar o elenco de autores utilizados para o embasamento teórico de seu estudo.

Durante o desenvolvimento da pesquisa, as discussões entre o aluno e o seu orientador é que norteiam metodologicamente o trabalho. Portanto, a estruturação do seu trabalho, os autores que irão compor a fundamentação teórica, o número de páginas que irão constituí-lo, entre outros aspectos, serão a posteriori determinados.

Atividade da Unidade A:

Após a conclusão da unidade, pesquise trabalhos desenvolvidos na área da

Educação Especial. A partir dos textos encontrados, identifique as temáticas que são atualmente discutidas, fazendo uma listagem delas e disponibilizando-a em seguida no diário de bordo, conforme as orientações do professor. Você verá na próxima unidade que, com esse processo, estamos dando início a sua pesquisa.

Você poderá localizar as pesquisas referidas acima nos seguintes endereços: - http://www.ufsm.br/gpesp/projetos/default.htm

- http://www.ufrgs.br/faced/pesquisa/nepie/

- http://www.saci.org.br/

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Além disso, você poderá também realizar buscas em sites específicos para esse fim:

- w.google.com.br

- w.cade.com.br

- w.altavista.com.br

Referências da Unidade A:

AYALA, E. J. Z. Temas sobre Ciência e Pesquisa: seleção de algumas unidades textuais básicas. In: Revista Educação Especial/Universidade Federal de Santa

Maria. Centro de Educação/Departamento de Educação Especial/Laboratório de Pesquisa e Documentação – LAPEDOC. Vol. 1 (2004) – Nº 23 (2004) – Santa Maria.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1999.

MARQUES, M. O. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí: Editora da Unijuí, 2003.

MINAYO, M.C.S. (Org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 19. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

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