Biologia 1 - apostila ceesvo

Biologia 1 - apostila ceesvo

(Parte 1 de 9)

1ª Série Ensino Médio

Centro Estadual de Educação Supletiva de Votorantim Biologia – Ensino Médio – 1ª série

Principais assuntos abordados:

A célula e suas organelas.

Célula animal e vegetal.

Constituintes orgânicos e inorgânicos.

Classificação dos seres vivos.

Os cinco reinos da Biologia

Os tipos de reprodução.

Fecundação interna e externa.

Ciclo de vida e metamorfose.

Reprodução dos vertebrados.

Clonagem.

Sistema reprodutor masculino e feminino.

Métodos contraceptivos. Doenças sexualmente transmissíveis.

Vamos aprender a identificar um ser vivo conhecendo detalhadamente suas características.

Para começar, vamos conhecer neste módulo as pequenas estruturas que constituem todos os organismos; vamos saber também como estas estruturas se agrupam para formá-los.

Os seres vivos são formados de células O que os seres vivos têm em comum?

Observe que de cada animal, incluindo o ser humano, sai uma seta mostrando uma única figura. Essa figura representa uma célula. O mesmo acontece com a árvore, da qual sai uma seta mostrando uma célula.

É importante saber que:

as células animais são um pouco diferentes das células vegetais; nem todas as células que compõem o corpo de um ser vivo são iguais entre si.

Concluindo: todos os seres vivos são constituídos de células.

A descoberta das células

Quase todas as células são microscópicas, isto é, são tão pequenas que não podem ser vistas sem um aparelho de aumento. Por isso, para observar as células, por exemplo, de sua pele ou da folha de uma planta, utiliza-se o microscópio.

Com a invenção e o aperfeiçoamento do microscópio, muitas descobertas importantes foram feitas; vários cientistas começaram a examinar cortes de animais e vegetais ao microscópio e, pouco a pouco, foram desvendando a estrutura das células. (Corte é a apresentação da parte interior de um corpo ou objeto).

A idéia de que os seres vivos eram formados por células só se estabeleceu definitivamente no século XIX. Dois biólogos alemães, Theodor Schwann e Mathias Schleiden, trabalhavam separadamente nessa época: Schleiden com células vegetais e Schwann com células animais. Reunindo o resultado de suas observações e de outros pesquisadores, eles chegaram à conclusão de que todos os seres vivos possuem células e que elas são a menor porção de matéria viva capaz de realizar as diversas funções que mantêm a vida em um organismo.

Os vírus são os únicos seres vivos que não são formados por células, atualmente, é considerado como integrante do mundo vivo.

A célula possui basicamente três componentes: membrana, citoplasma e núcleo. Veja a fig. acima

Membrana — envolve externamente a célula e controla as trocas de substâncias diversas entre ela e o meio em que se encontra.

Citoplasma — região que contém uma solução gelatinosa em que estão imersos diferentes tipos de orgânulos que executam atividades diversas, como respiração, excreção, armazenamento de substâncias nutritivas, etc.

Núcleo — é a estrutura que comanda as atividades celulares e que regula o mecanismo de reprodução. O núcleo possui em seu interior moléculas muito especiais chamadas de ácidos nucléicos. São essas moléculas que basicamente organizam o material genético, que comanda as diversas atividades celulares e regula o mecanismo de reprodução.

Além da membrana, do citoplasma e do núcleo, uma célula pode conter outras estruturas, como você pode observar no esquema seguinte, que completa a figura anterior.

Seres com uma só célula e seres com milhões de células Alguns seres vivos são formados por uma única célula; são os seres unicelulares, como é o caso de uma bactéria ou de um protozoário. Outros, como uma árvore ou um homem, têm milhões de células; são os seres pluricelulares. Assim, todos os seres vivos são formados de células, com exceção dos vírus.

Quais são as diferenças entre uma célula animal e vegetal? Nos esquemas abaixo você pode observar as diferenças entre a célula animal e vegetal.

Constituintes inorgânicos e orgânicos da célula

Como você pôde observar um ser vivo para atingir um grau de evolução, passa por diversos processos físicos e químicos até completar o ciclo de modificações que possibilitam adaptação ao meio. Observe agora como os seres vivos são compostos.

As células que formam os seres vivos apesar da diversidade de formas e funções que apresentam, possuem uma composição química semelhante. Embora a quantidade e qualidade dos compostos químicos sejam variáveis, eles são basicamente os mesmos em todos os organismos.

Esses compostos presentes em todas as células são indispensáveis para a sobrevivência de qualquer ser vivo.

Os constituintes químicos das células são divididos em dois grupos: os orgânicos e os inorgânicos.

Orgânicos são aqueles produzidos somente pelas células e que encontramos dentro dos seres vivos.

Inorgânicos são aquelas que podem ser produzidas e encontradas nas células, mas também podem ser produzidas fora dos seres vivos, na terra, na água, nas rochas e no ar.

As substâncias inorgânicas das células são representadas pela água e pelos sais minerais.

Água A água é a substância encontrada em maior quantidade nos seres vivos e é indispensável à vida. Nos seres humanos a quantidade de água varia ao longo da vida de acordo com a idade e o tipo de tecido considerado. Assim, um recém-nascido apresenta um teor de água maior do que um adulto e este tem mais água do que uma pessoa idosa.

Do mesmo modo, o tecido nervoso, que apresenta alta atividade metabólica, tem mais água que um tecido de baixa atividade, como o tecido ósseo.

A obtenção de água ocorre por ingestão direta e também por meio do consumo de alimentos. A perda de água causada por diarréia, vômitos ou febre alta pode ser uma ameaça à vida do indivíduo. Nos mamíferos, uma desidratação que leve a perda de 10% do conteúdo de água é fatal.

Sais Minerais Os sais minerais são substâncias inorgânicas que podem ser encontrados nos seres vivos sob duas formas: na forma não solúvel, como constituinte estrutural de certas partes do corpo (ossos, casca do ovo, etc.) ou sob a forma solúvel em água, sendo, nesse caso, dissociados em íons.

Observe o quadro a seguir. Estes sais são os mais importantes para o funcionamento das células.

Cálcio

Forma ossos e dentes; atua no funcionamento dos músculos e nervos e na coagulação do sangue.

Laticínios, hortaliças de folhas verdes (brócolis, espinafre, etc.).

(Parte 1 de 9)

Comentários