Revista hemo/8-2009

Revista hemo/8-2009

(Parte 1 de 8)

0 HEMO em revista

Highlights, sucesso absoluto Culinária amazônica

História da vacina

Entrevista Bordin

Em São Paulo, encontro inédito surpreende especialistas

HEMO Ano 3 - Nº 8 - abril/maio/junho - 2009

Vista da Marginal Pinheiros, em São Paulo

HEMO EM REVISTA 3abril/maio/junho índice

Editorial08
Diretoria SBHH09
Destaque10
Panorama14
Turismo16
Gastronomia2
Reportagem26
Educação30
Especial34
Quem foi42
História46
Holofote52
Aconteceu56
Giro pela Hemoterapia62
Terceiro Setor64
Agenda6

seção 52

Destaque

Quem foi Holofote

José Orlando Bordin

Hematologista assumirá presidência da ABHH no segundo semestre

O curioso Gaucher

Descubra a história do médico francês que deu nome à doença

Drible na leucemia

Narciso venceu a luta

Há nove anos, contra a leucemia

Jornalista responsável: Roberto Souza (Mtb 1.408) Editor: Fábio Berklian | Subeditora: Lilian Burgardt Reportagem: Lilian Burgardt / Tatiana Almeida / Thiago Bento Revisão: Renata Costa | Fluxo de anúncios: Caroline Frigene Projeto gráfico: RS PRESS Editora / Sidney João de Oliveira Diagramação: Leonardo Fial / Carlos Venceslau / Gabriel Rabesco

HEMOHEMOÉ uma publicação trimestral da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH) distribuída gratuitamente para médicos. O conteúdo dos artigos assinados é de inteira responsabilidade de seus autores e não representa necessariamente a opinião da ABHH. Tiragem: 5.0 exemplares

editorial

8 HEMO EM rEvistaabril/maio/junho

Missão cumprida

A RECOMPENSA PARA o empenho que fez a atual diretoria da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH) por meio de viagens e reuniões frequentes junto à diretoria da American Society of Hematology (ASH) concretizar a realização dos Highlights of ASH no Brasil não poderia ser maior do que o sucesso de crítica e público alcançado.

Hematologistas demonstraram absoluta aprovação para com a organização do Encontro, sobretudo, com a qualidade do conteúdo científi co apresentado, o que mostra a capacidade da Associação em organizar eventos internacionais, especialmente porque o retorno positivo não veio apenas dos congressistas latino-americanos, como também de convidados da Europa e dos Estados Unidos, berço dos Highlights. A cobertura completa você acompanha na página 34.

A sensação é de missão cumprida e, ao mesmo tempo, serve de estímulo para que seja investido na realização de novos eventos deste porte. No momento em que a Associação se fortalece, a expectativa é que todas as atividades não só agradem, mas surpreendam os profi ssionais da especialidade de modo que a ABHH cumpra a missão para qual foi fundada: estimular o desenvolvimento, o aperfeiçoamento e a difusão da Hematologia e Hemoterapia no País.

Esta edição da revista também traz à tona a rotina de residentes em hematologia, jovens que começam a trilhar seu caminho na especialidade e a se deparar com os desafi os impostos pela carreira. E para lembrar que desafi os surgem para todos como forma de fortalecimento, resgatamos, na editoria Holofote, a história do ex-zagueiro Narciso que há nove anos venceu a leucemia e é, hoje, exemplo para quem luta contra a doença.

Boa leitura, O EDITOR

Highlights, sucesso absoluto diretoria

João Pedro Marques Pereira Diretor de EventosNelson Spector Vice-diretor de Eventos

Sergio Barroca Mesiano Diretor de Defesa de ClasseSilvia Maria Meira Magalhães Vice-diretora de Defesa de Classe

João Carlos Pina Saraiva Diretor de Comunicações

Cármino Antonio de Souza Diretor Científico

Fernando Ferreira Costa Vice-diretor Científico

Marília Álvares Rugani Diretora Financeira

Dimas Tadeu Covas Vice-diretor Financeiro

Dante Langhi Junior Diretor AdministrativoEduardo Magalhães Rego Vice-diretor Administrativo

HEMO EM rEvista 9abril/maio/junho

Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia

Diretoria

Carlos Sérgio Chiattone PresidenteJosé Orlando Bordin Vice-Presidente destaque

10 HEMO EM rEvista

O próximo presidente

Ansioso por novos desafios, o hematologista Dr. José Orlando Bordin se prepara para assumir, neste segundo semestre de 2009, o cargo de presidente da ABHH. Participante ativo de todo o processo de fusão das entidades (SBHH e CBH), atuará em prol da consolidação das bases da nova associação

TaTiana almeida

Assumir a presidência da Associação

Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH) nos próximos meses será resultado de dedicação não só à carreira médica de hematologista, mas também ao desenvolvimento da especialidade, já que o atual presi- dente do Colégio Brasileiro de Hematologia (CBH), Prof. Dr. José Orlando Bordin, possui em sua trajetória forte ação em assistência, ensino e pesquisa da Hematologia e Hemoterapia.

Sua carreira em entidades de classe da especialidade teve início em 1981 quando assumiu o cargo de segundo secretário do CBH duran-

José orlando Bordin abril/maio/junho 04_destaque_pag10a12.indd 102/6/2009 16:35:09

HEMO EM rEvista 1 destaque te a presidência do Prof. Dr. José Kerbauy. Em 1984, Bordin recebeu um convite que representaria um avanço em sua carreira: fazer um estágio de um ano especialização em hemoterapia e imunohematologia no The New York Blood Center, nos Estados Unidos, para que pudesse dirigir o serviço de hemoterapia do Hospital São Paulo, vinculado à Escola Paulista de Medicina (EPM) quando retornasse ao Brasil.

Ao voltar ao País, em 1986, Bordin deu continuidade à sua carreira acadêmica. Concluiu o mestrado, e foi aprovado em concurso para docente da disciplina de hematologia e hemoterapia EPM. A seguir concluiu doutaramento pela EPM em 1990, e em 1992, mudou-se para o Canadá para realizar período de pós-doutorado na McMaster University, onde permaneceu até o final de 1994. De volta ao Brasil, em 1995, continuou suas atividades acadêmicas e em 1996 foi aprovado em concurso de livre-docência pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

(Parte 1 de 8)

Comentários