Revista hemo - especial 2009

Revista hemo - especial 2009

(Parte 1 de 8)

0 HEMO em revista

Reconstrução de Santa Catarina

Gastronomia de Floripa

Descubra Florianópolis no Hemo 2009

HEMO Edição Especial Hemo 2009

Turismo na ilha

Edição Especial Hemo 2009aconteceu 2 HEMO EM REVISTA

Edição Especial Hemo 2009índice HEMO EM REVISTA 3

Editorial08
Diretoria SBHH09
Destaque10
Especial14
Reportagem16
Turismo20
Gastronomia28
Hemo Hoje34
Cultura38
Aconteceu4
Giro pela Hemoterapia48

seção 38

Destaque

Hemo Hoje Cultura

O anfi trião

Presidente do Hemo 2009, Dr. Marco Antônio Rotolo, fala sobre bastidores do Congresso

Hemoterapia em Santa Catarina

Estado comemora abertura do primeiro banco de cordão umbilical público da região Sul

Hemofi lia no czar

História da doença tem relação estreita com o império dos Romanov

Rua Cayowaá, 228 - Perdizes São Paulo - SP - CEP: 05018-0 Fones: (1) 3875-5627 / 3875-6296 e-mail: rspress@rspress.com.br site: w.rspress.com.br

Jornalista responsável: Roberto Souza (Mtb 1.408) Editor-chefe: Fábio Berklian | Editora: Lilian Burgardt Reportagem: Amanda Campos / Thiago Bento/ Renata Costa | Fluxo de anúncios: Caroline Frigene Projeto gráfico: RS PRESS Editora / Sidney João de Oliveira Diagramação: Fernando Almeida / Gabriel Rabesco / Leonardo Fial

HEMOÉ uma publicação trimestral da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH) distribuída gratuitamente para médicos. O conteúdo dos artigos assinados é de inteira responsabilidade de seus autores e não representa necessariamente a opinião da ABHH. Tiragem: 5.0 exemplares

expediente Anúncios: (1) 3875-6296 / 5627 | rspress@rspress.com.br

Edição Especial Hemo 2009aconteceu 4 HEMO EM REVISTA

Edição Especial Hemo 2009índice HEMO EM REVISTA 5

Edição Especial Hemo 2009aconteceu 6 HEMO EM REVISTA

Edição Especial Hemo 2009índice HEMO EM REVISTA 7 editorial

Edição Especial Hemo 20098 HEMO EM REVISTA

Hemo 2009 chega à bela Santa Catarina

É COM ORGULHO que entregamos a você, leitor, a edição especial da “Hemo em Revista” sobre o Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, o Hemo 2009, que tem como pano de fundo a bela cidade de Florianópolis, em Santa Catarina.

A expectativa é que sob os auspícios da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH), fruto da união da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (SBHH) e do Colégio Brasileiro de Hematologia (CBH), o encontro seja um sucesso também no Estado.

Nesta edição, o potencial turístico da região foi bastante explorado. Além de aproveitar a programação científi - ca do Hemo 2009, os organizadores esperam que os congressistas apreciem as belas paisagens, experimentem a gastronomia local e se confraternizem com os colegas hematologistas em mais um Encontro que faz a história da especialidade.

Fortalecendo a missão do Hemo em difundir como funciona a especialidade no País, razão pela qual a cada duas edições o Encontro deixa São Paulo rumo a uma das mais variadas capitais brasileiras, uma reportagem especial ainda traz informações sobre o serviço de hematologia/hemoterapia do Estado.

Um ótimo Encontro e boa leitura! diretoria

Edição Especial Hemo 2009HEMO EM REVISTA 9

Nelson SpectorDiretor de Eventos

João Pedro Marques Pereira Vice-diretor de Eventos

Silvia Maria Meira MagalhãesDiretora de Defesa de ClasseSergio Barroca Mesiano Vice-diretor de Defesa de Classe

João Carlos Pina Saraiva Diretor de Comunicações

Fernando Ferreira CostaDiretor CientíficoCármino Antonio de Souza Vice-diretor Científico

Dimas Tadeu CovasDiretor FinanceiroMarília Álvares Rugani Vice-diretora Financeira

Eduardo Magalhães Rego Diretor AdministrativoDante Langhi Junior Vice-diretor Administrativo

Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia

Diretoria

José Orlando Bordin PresidenteCarlos Sérgio Chiattone Vice-Presidente destaque

Edição Especial Hemo 200910 HEMO EM REVISTA

Pioneirismo genético

Presidente do Hemo 2009, o médico

Marco Antonio da Silva Rotolo, nasceu em uma família de médicos com espírito pioneiro. Acostumado a colocar em prática projetos para a concretização de um sonho, realiza pela primeira vez o congresso em Florianópolis

Marco Rotolo é natural de Joaçaba, região oeste de Santa Catarina. A cidade foi fundada em 1917, mesmo ano em que seu avô paterno chegou ao Brasil, vindo de Milão a serviço do governo italiano para verificar como estava a saúde dos imigrantes oriundos de lá que aportavam na região Sul do nosso País. Terminado o trabalho decidiu ficar em Florianópolis e teve quatro filhos: duas mulheres e dois homens, esses últimos seguiram os passos profissionais do pai. Um deles especializou-se em pediatria e deixou a capital do Estado em direção ao interior.

“Não era comum médicos virem ao Brasil e deixar tudo para trás”, comenta Rotolo referindo-se ao avô. “No caso do meu pai, já em 1947, aproximadamente, ele se especializou e mudou-se para Joaçaba, onde encontrou alguns obstáculos, vencendo-os com muito esforço”, lembra.

Aos 14 anos Rotolo perdeu o pai e mudouse para Niterói, RJ, Terra-Natal de sua mãe. Passou um ano morando com a tia; suas irmãs chegariam depois, acompanhadas da mãe para viver por lá. Ele ficou na cidade por 10 anos, alimentando o desejo de voltar para Florianópolis onde quando criança - passava as férias de verão com a família. A realização do sonho, porém, teria de esperar por sua entrada na universidade e sua especialização .

(Parte 1 de 8)

Comentários