O uniforme do cozinheiro

O uniforme do cozinheiro

O uniforme do cozinheiro

Os porquês de cada peça da vestimenta de um “chef” de cozinha.

  • Segundo Sparrowe ( 2003), a maioria das pessoas provavelmente descreveria um chef de cozinha como alguém usando um chapéu branco comprido e carregando uma grande faca de cozinha. De fato, faz parte do uniforme tradicional do chef em chapéu branco, comprido e pregueado – a toque blanche. O chapéu tradicional de um chef contém cem pregas. Apesar de o significado das cem pregas não ser precisamente conhecido, diz-se que cada prega representa um dos 100 pratos de ovos que um chef pode criar.

  • A calça xadrez preta e branca que a maior parte dos chefs usa torna as manchas e respingos de comida menos perceptíveis. O jaleco branco ( dolman) com dupla camada de tecido no peito oferece maior proteção contar queimaduras no fogão. Além disso, se o chef precisar aparecer “limpo” de repente, o jaleco pode ser abotoado ao contrário, de forma a esconder algumas das inevitáveis manchas encontradas na roupa de um chef ocupado.

  • O lenço no pescoço, que antes tinha como objetivo absorver a transpiração do rosto e do pescoço, hoje é mais um toque final para o uniforme.

  • O avental grande e branco oferece proteção adicional contar manchas e também protege contar queimaduras.”

Fonte: Hospitalidade Conceitos e Aplicações, CHON e SPARROWE – 2003, Ed. Thompson.

Comentários