Processos de usinagem

Processos de usinagem

Apresentação

  • Processos de Usinagem

  • De: Renato de S. Araújo nº. 28

  • Luiz Sergio L. S. Silva nº. 20

Processos Mecânicos de Produção

  • Serramento

  • Lixamento

  • Rasqueteamento

  • Limagem

  • Jateamento

Serramento

  • Processo mecânico de usinagem destinado a seccionamento ou recorte com auxílio de ferramentas (elétrica ou manual) multicortantes de pequena espessura. Para tanto, a ferramenta gira, ou se desloca, ou executa ambos os movimentos e a peça se desloca, ou se mantem parada. O serramento pode ser:

  • *Serramento retilíneo - Processo no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetória retilínea, com movimento alternativo ou não.

  • *Serramento circular - Processo no qual a ferramenta gira ao redor de seu eixo e a peça ou ferramenta se desloca.

Preços e materiais:

  • Preços e materiais:

  • Os preços são diversos dependendo do tamanho do disco e do material de sua fabricação:

  • *Serras para madeiras geralmente se utiliza disco de dióxido de alumínio que custa na faixa de 3,00 à 17,00 R$.

  • *Para metais se utiliza serras de aço carbônico 5,00 R$.

  • *Para materiais cerâmicos utiliza-se serras com dentes de diamantes preço não estipulado.

  • Utilização:

  • *Nas industrias e na construção civil.

  • Serras: Há vários tipos, as alternadas (manuais) Ex: serras de arco, serras circulares (elétricas) maquita.

Lixamento

  • Processo mecânico de usinagem por abrasão executado por abrasivo (lixas) aderido a uma tela que se movimenta com uma pressão contra a peça. O lixamento é uma remoção de material que utiliza partículas abrasivas fixas, que lascam o material de amostra. O processo de lascagem com grãos abrasivos afiados produz as menores quantidades de deformação na amostra, enquanto remove o material na mais alta taxa de remoção. Lixamento Plano (PG):

  • Para obter uma alta e consistente taxa de remoção de material, são preferidos tempos curtos de lixamento e máxima planicidade, e grãos de maior tamanho relativo totalmente fixados. O MD Primo ou o MD Piano são utilizados para o lixamento plano. Eles produzem amostras perfeitamente planas, além de reduzirem o tempo de preparação na etapa posterior de lixamento fino. Em adição, o MD Primo e o MD Piano possibilitam uma retenção de borda muito elevada. O MD Primo contém SiC, e é utilizado para o lixamento de materiais moles com dureza abaixo de 150 HV. O MD Piano contém diamantes e é utilizado para materiais de dureza 150 HV ou maior. O MD Primo e o MD Piano são compostos de partículas abrasivas revestidas de resina. Durante o uso, novos grãos abrasivos são revelados, assegurando uma remoção consistente do material.

Lixamento Fino (FG):

  • Lixamento Fino (FG):

  • Uma alta taxa de remoção de material é obtida pela utilização de tamanhos de grão de 15, 9 e 6 µm. Esta etapa é feita nos discos MD Allegro e MD Largo. O MD Allegro e o MD Largo são discos de compósitos endurecidos (discos rígidos) com uma superfície de um material compósito especial, permitindo os grãos de diamante, cujos são continuamente fornecidos, a se incrustarem na superfície e prover uma ação de lixamento fino. Com estes discos, é obtida uma superfície muito plana da amostra. O MD Allegro e o MD Largo combinam todas as etapas de FG em uma única etapa. Esta possibilita uma alternativa ao lixamento fino com lixas abrasivas de papel, que devem ser substituídas continuamente, gerando muito desperdício. A força sobre a amostra deve ser relativamente alta, durante o lixamento, para se obter lascas maiores.

  • Lixas e suas utilizações: Há diversos tipos de lixas: lixas de ferro (usada para remoção de tintas, lixamento de peças, massas plásticas, massa poliéster, remoção de ferrugem, preparação de chapas metálicas para pintura e lixamento de panelas de freio etc.), lixa ouro, lixa de prata (ideal para lixamento de massas rápidas), lixas planas (ideal para lixamento de superfícies planas) lixas de madeira (ideal para mesas de escrever), etc.

Rasqueteamento

  • É o processo mecânico que consiste em extrair partículas metálicas muito pequenas da superfície de uma peça previamente usinada por limagem, torneamento, fresagem, aplainamento ou retificação. O rasqueteamento é aplicado nas superfícies côncavas dos mancais de deslizamento; também em faces planas dos instrumentos de medida e de controle como réguas, mesas e bases de níveis, e em guias de barramento de máquinas-ferramenta. O ângulo de corte dos rasquetes varia de 60º à 110º. Essa operação tem dois grandes objetivos: *Corrigir a superfície das peças para suavizar os pontos de atrito; *Contribuir para a formação de uma película de óleo entre as superfícies de contato de peças que deslizam sobre si.

O rasqueteamento é executado por meio de uma ferramenta de borda afiada chamada rasquete. Exitem cinco tipos de rasquete: tipo Colher, Plano, Ponta Intercambiável, Triangular liso, Triangular com ranhura e rasqueteadeira elétrica. Constituição dos rasquetes: Os rasquetes são feitos de aços-liga para ferramentas. Essas ferramentas são forjadas, conformadas, temperadas e revenidas. Após o revenimento, são afiadas e acabadas.

  • O rasqueteamento é executado por meio de uma ferramenta de borda afiada chamada rasquete. Exitem cinco tipos de rasquete: tipo Colher, Plano, Ponta Intercambiável, Triangular liso, Triangular com ranhura e rasqueteadeira elétrica. Constituição dos rasquetes: Os rasquetes são feitos de aços-liga para ferramentas. Essas ferramentas são forjadas, conformadas, temperadas e revenidas. Após o revenimento, são afiadas e acabadas.

Limagem

  • LIMAGEM: Processo de usinagem usado para desbastar diversos tipos de superfícies planas, côncavas e convexas com o auxilio de ferramentas multicortantes que apresenta dentes, filetes ou ranhuras efetivando-se a retirada de cavacos por movimentos alternativos e contínuos da aresta de corte, também consiste em desbastar as peças recortadas de modo grosseiro (peça bruta) e manter, com perfeição na mesma, as medidas indicadas no desenho. Tipos de limas: * Serrilhadas ou Picadas – As serrilhas das limas abrem-se a escopro nas máquinas de serrilhar ou picar limas, o picado tem largura e profundidade diferentes; as limas grossas ou de desbastar possuem um picado grosseiro, as bastardas um picado médio e as murças um picado fino. Para diferenciar as limas, basta ver se o picado é simples ou em cruz. * Fresadas – Os dentes das limas de grande rendimento não são picados, mas sim fresados com ranhuras para quebrar aparas. Os seus dentes, ao contrário da ação de rascar dos dentes das limas picadas, atuam por corte em virtude do seu ângulo de ataque positivo ser mais favorável (y = +5º). Essas limas são de custo mais elevado.

Jateamento

  • Processo mecânico de usinagem por abrasão no qual as peças são submetidas a um jato abrasivo para serem rebarbadas, asperizadas ou receberem um acabamento. O uso de jato de areia, óxido de alumínio ou granalha de aço para a limpeza da superfície que recebe o material metalizado tem a função de remover todas as impurezas na superfície do substrato evitando formação de óxidos para não prejudicar a aderência. O uso do abrasivo óxido de alumínio é que predomina atualmente, pois traz mais vantagens técnicas e até econômicas, a areia sílica prejudicial à saúde e a granalha conforme o armazenamento, provoca oxidação.

Fim.

Comentários