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Normas Apresentação - Apostilas - Politica Parte1, Notas de estudo de Políticas Públicas

Apostilas de Política sobre o estudo das Normas de apresentação dos trabalhos acadêmicos, Capa, Lombada, Folha de Rosto, Errata, Folha de Aprovação, Dedicatória, Epígrafe.

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 10/04/2013

Tucano15
Tucano15 🇧🇷

4.6

(104)

195 documentos

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Pré-visualização parcial do texto

Baixe Normas Apresentação - Apostilas - Politica Parte1 e outras Notas de estudo em PDF para Políticas Públicas, somente na Docsity! 1 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS BIBLIOTECA DA UNISINOS SETOR DE MULTIMEIOS E COMUT Carla Inês Costa dos Santos Eliete Mari Doncato Brasil ELABORAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS São Leopoldo 2006 Carla Inês Costa dos Santos1 Eliete Mari Doncato Brasil ELABORAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS São Leopoldo 20062 1 Bibliotecárias da UNISINOS. 2 Edição revisada em março de 2006. 4 7.6.2.3 Artigo de revista em meio eletrônico ..................................................................41 7.6.2.4 Artigos de jornais ..................................................................................................... 42 7.6.2.5 Artigo de jornal em meio eletrônico.................................................................... 42 7.6.3 Teses e Dissertações....................................................42 7.6.4 Eventos ...................................................................42 7.6.4.1 Considerado no todo (Anais) ................................................................................... 42 7.6.4.2 Considerado em parte em meio eletrônico (trabalho apresentado em Evento)......................................................................................................................... 43 7.6.5 Documentos de Acesso Exclusivo em Meio Eletrônico..................43 8 NBR10520:2002 – CITAÇÕES EM DOCUMENTOS.........................44 8.1 CITAÇÕES DIRETAS...................................................................................................... 44 8.2 CITAÇÕES INDIRETAS ............................................................................................... 45 8.3 SISTEMA DE CHAMADA.............................................................................................. 46 8.4 SISTEMA NUMÉRICO................................................................................................... 48 8.5 SISTEMA AUTOR-DATA.............................................................................................. 48 9 NOTAS DE RODAPÉ .........................................................50 9.1 NOTAS DE REFERÊNCIA.............................................................................................. 50 9.2 NOTAS EXPLICATIVAS ................................................................................................51 REFERÊNCIAS ..................................................................52 APÊNDICE A – MARGENS .....................................................53 APÊNDICE B – CAPA ...........................................................54 APÊNDICE C – FOLHA DE ROSTO (ANVERSO DA FOLHA) .................55 APÊNDICE D – FICHA CATALOGRÁFICA – VERSO DA FOLHA DE ROSTO56 APÊNDICE E – ERRATA ........................................................57 APÊNDICE F – FOLHA DE APROVAÇÃO ......................................58 APÊNDICE G – LISTA DE FIGURAS ..........................................59 APÊNDICE H – LISTA DE QUADROS.........................................60 APÊNDICE I – LISTA DE TABELAS ..........................................61 APÊNDICE J – LISTA DE ABREVIATURAS ..................................62 APÊNDICE K – SUMÁRIO......................................................63 ANEXO A - ABREVIATURA DOS MESES (NBR6023:2002).................64 5 1 INTRODUÇÃO O objetivo primordial na exigência de um padrão na apresentação dos trabalhos acadêmicos é a divulgação dos dados técnicos obtidos e analisados e registrá-los em caráter permanente, proporcionando a outros pesquisadores, fontes de pesquisas fiéis, capazes de nortear futuros trabalhos de pesquisa, facilitando sua recuperação nos diversos sistemas de informação utilizados no país. Este instrumento foi elaborado com a intenção de trabalhar o conteúdo das normas: - NBR6023:2002 - Informação e Documentação – Referências – Elaboração; - NRB 6024:2003 – Numeração progressiva das seções de um documento – Procedimento; - NBR 6027:2003 – Sumários – Procedimento; - NBR 6028:2003 – Resumos – Procedimentos, - NBR 10520:2002 – Informação e documentação - Apresentação de citações em documentos, - NBR 14724:2005 – Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação. Por se tratar de um estudo ao conteúdo das referidas normas, por vezes será utilizado o texto dos originais. Salientamos que não abordamos o conteúdo na íntegra das referidas normas neste instrumento, foi elaborada uma seleção de informações pertinentes. Lembramos que a Biblioteca oferece a consulta aos originais no Setor de Referências, localizado no 3º andar. Conforme a NBR14724:2005 para efeito deste manual seguem as seguintes definições: 6 a) dissertação: documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações; deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato; é feito sob a coordenação de um orientador (doutor), visando a obtenção do título de mestre; b) tese: documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado; deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão; é feito sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa a obtenção do título de doutor, ou similar; c) trabalhos acadêmicos (trabalho de conclusão de curso – TCC, trabalho de graduação interdisciplinar – TGI, trabalho de conclusão de curso de especialização e/ou aperfeiçoamento): documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador. 9 2.1.3 Folha de Rosto Anverso da folha de rosto A folha de rosto deve conter os mesmos elementos da capa, acrescidos de informações complementares necessárias à perfeita identificação do trabalho: - Nome do autor; - Título do trabalho - subtítulo se houver; - Número de volumes (se houver mais de um, deve constar na capa a identificação do respectivo volume); - Natureza (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituição a que é submetido; área de concentração; − Nome do orientador, precedido da palavra “Orientador”; − Co-orientador (se houver): precedido da palavra “Co-orientador”; - Local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; − Data (ano de depósito/ou da entrega) (ver a apêndice C). Verso da folha de rosto A Catalogação Internacional na Publicação - CIP (Ficha Catalográfica) deve ser incluída no verso da folha de rosto. É obrigatória somente para dissertações de mestrado e teses. Sua elaboração é de responsabilidade do profissional bibliotecário com registro no Conselho de Biblioteconomia (ver Apêndice D). 10 2.1.4 Errata Apresenta-se geralmente em folha avulsa ou encartada, sendo anexada à obra depois de impressa. Consiste em uma lista de erros tipográficos ou de outra natureza, com as devidas correções e indicações das folhas e linha em que aparecem. Deve ser inserida logo após a folha de rosto (ver Apêndice E). 2.1.5 Folha de Aprovação Deve conter o nome do autor, do título e subtítulo por extenso, natureza, objetivo, nome da instituição a que é submetida, área de concentração, data de aprovação, nome e titulação dos membros componentes da banca examinadora e suas assinaturas (ver Apêndice F). 2.1.6 Dedicatória Os agradecimentos (elemento opcional), devem ser dirigidos àqueles que realmente contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho, (empresas ou organizações que fizeram parte da pesquisa) ou pessoas (profissionais, pesquisadores, orientador, bibliotecário, bolsistas, etc.) que colaboraram efetivamente para o trabalho. Colocar os agradecimentos em ordem hierárquica de importância. 11 2.1.7 Epígrafe Elemento opcional, colocado após o agradecimento, onde o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho. Podem também constar epígrafes nas folhas de aberturas das seções primárias. 2.1.8 Resumo em Português Elemento obrigatório é a apresentação clara e concisa do conteúdo do trabalho, não devendo ultrapassar 500 palavras, na redação dar preferência ao uso da terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa, não fazendo parágrafos. Após o resumo devem constar as palavras-chave e/ou descritores relativos aos assuntos da monografia, conforme NBR-6028:2003. 2.1.9 Resumo em Língua Estrangeira Elemento obrigatório somente para dissertações e tese, digitado em folha separada (em inglês abstract, em espanhol Resumen, em francês Résumé), seguido das palavras-chave e/ou descritores. 14 2.2.2 Desenvolvimento O texto é à parte do documento onde o conteúdo é apresentado, o desenvolvimento ou corpo do trabalho é a parte mais extensa e visa apresentar os resultados da pesquisa. Divide-se geralmente em seções (capítulos) e subseções (subcapítulos) que variam em função da natureza do conteúdo. Deve conter a revisão de literatura sobre o assunto, resumindo os resultados de estudos feitos por outros autores. A literatura citada e analisada deve constar na bibliografia ao final do trabalho. O método da pesquisa deve apresentar os procedimentos usados para realizar cientificamente o estudo, ou seja, o propósito do trabalho, método de delineamento, técnicas de coleta de dados e técnica de análise. 2.2.3 Conclusão A conclusão apresenta de forma sintética, os resultados do trabalho, salientando a extensão e os resultados de sua contribuição, bem como seus méritos. Deve basear-se em dados comprovados, e estarem fundamentadas nos resultados e na discussão do texto, contendo deduções lógicas correspondentes aos objetivos do trabalho. 2.3 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS Os elementos pós-textuais são: referências, glossário, apêndices, anexos e índices. 15 2.3.1 Referências Elemento obrigatório, elaborado conforme a NBR 6023:2002. Devem ser alinhadas à esquerda do texto, em ordem alfabética de sobrenome de autor, digitadas em espaço simples e separadas entre si por dois espaços simples. 2.3.2 Glossário Elemento opcional é uma lista em ordem alfabética, de palavras especiais, de sentido pouco conhecido, ou obscuro, ou mesmo, de uso muito restrito acompanhadas de suas respectivas definições. 2.3.3 Apêndices Elemento opcional é o texto ou documento elaborado pelo próprio autor, com a finalidade de complementar seu trabalho. O termo APÊNDICE deve ser escrito em letras maiúsculas, centralizado e em negrito. São identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Exemplo: APÊNDICE A – Estatística de uso do Setor de Multimeios e Comut - 2005 16 2.3.4 Anexos Elemento opcional destina-se a inclusão de materiais não elaborados pelo próprio autor, como cópias de artigos, manuais, folders, balancetes etc., não precisam estar em conformidade com o modelo. O termo ANEXO deve ser escrito em letras maiúsculas, centralizado e em negrito. São identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. ANEXO A – Folder do Setor de Multimeios e Comut - 2005 2.3.5 Índices Elemento opcional deve ser elaborado conforme a NBR6034:2004 – Preparação de índices de publicações. 19 LEGENDAS, ILUSTRAÇÕES, TABELAS E NOTAS - devem ser digitados em espaço simples. NATUREZA DO TRABALHO - deve ser incluída na folha de rosto logo abaixo do título; - alinhadas do meio da página para a margem direita e digitadas em espaço simples. REFERÊNCIAS - digitadas em espaço simples e separadas entre si por dois espaços simples; - ordenadas em ordem alfabética por sobrenome de autor ou título. Obs.: quando uma seção terminar próximo ao fim de uma página, colocar o título da próxima seção na página seguinte. 3.5 NOTAS DE RODAPÉ Destina-se a prestar esclarecimentos, comprovar uma afirmação ou justificar uma informação que não deve ser incluída no texto limitando-se ao mínimo necessário. As notas podem ser explicativas ou de referências. 3.6 INDICATIVOS DE SEÇÃO Deve ser grafado em números inteiros a partir de 1 (um) e seguido de seu título. 20 3.7 TÍTULO SEM INDICATIVO NUMÉRICO Os títulos sem indicativos de seção são: errata, agradecimentos, lista de ilustrações, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, resumos, sumário, referências, glossário, apêndices, anexos. 3.8 ELEMENTOS SEM TÍTULO E SEM INDICATIVO NUMÉRICO A folha de aprovação, dedicatória e a epígrafe são elementos sem título e sem indicativo numérico. 3.9 PAGINAÇÃO Todas as folhas, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqüencialmente, mas não numeradas. A numeração é impressa a partir da introdução, em algarismos arábicos. O número deve ser colocado no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior. Os anexos devem ter suas folhas numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal. 3.10 NUMERAÇÃO PROGRESSIVA Conforme a NBR6024:2003 a numeração progressiva tem como objetivo descrever as partes de um documento, de modo a permitir a exposição clara das 21 divisões, subdivisões do texto, seqüência, importância, relacionamento da matéria e permitir a rápida localização de cada parte. 3.11 CITAÇÕES As citações devem ser apresentadas conforme a NBR 10520:2002. 3.12 SIGLAS Quando aparecer pela primeira vez no texto, a forma completa precede a sigla, colocada entre parênteses. Exemplo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). 3.13 EQUAÇÕES E FÓRMULAS Aparecem destacadas no texto, de modo a facilitar sua leitura. Na seqüência normal do texto, é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, índice e outros). Quando destacadas do parágrafo são centralizadas e, se necessário, deve-se numerá-las com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à esquerda. Quando fragmentadas em mais de uma linha, por falta de espaço, devem ser interrompidas antes do sinal de igualdade ou depois dos sinais de adição, subtração, multiplicação e divisão. Exemplo: x² + y² = z² ...(1) (x² + y²)/5 = n ...(2)
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