(Parte 1 de 2)

Plano de Ação

Objetivo de Comunicação

O que se quer passar ao público alvo (imagem do produto/empresa, fortalecimento da marca, lançamento da marca/produto).

Estratégias de Comunicação

Estratégia é a forma como as empresas deverão atingir os objetivos; o caminho que a empresa deverá percorrer para executar seu objetivo e sua meta.

Tipos de Estratégias de Comunicação (referência bibliográfica: LUPETTI, Marcélia (2002). p. 107 - 1)

Estratégia de Informação: caracteriza-se pela prioridade que dá às informações de um produto ou empresa. É utilizada em lançamentos ou reformulações do produto/serviço ou embalagem. Essa estratégia deve informar algo.

Estratégia de Testemunho ou Testemunhal: Usa o testemunho de alguém (famoso ou não) para dar credibilidade ao produto.

Estratégia de Comparação: Compara os atributos de seu produto com o do concorrente. Ela não ataca o concorrente, apenas faz comparações. Não é muito utilizada no Brasil.

Estratégia de Humor: utilização da piada ou sátira. Deve ser usada com cuidado. Depende do público alvo e do problema a ser resolvido.

Estratégia Ofensiva: Ataca o concorrente, tentando atingir as suas vulnerabilidades. Normalmente é utilizada para ganhar participação de mercado de um concorrente maior.

Estratégia de Defesa: Normalmente utilizada pelos líderes de mercado. Repele o ataque e mostra as forças empresariais.

Estratégia Indiferenciada: Quando a empresa não conhece as diferenças entre o os segmentos de mercado e o público alvo. Ela não prioriza a venda, apenas fixa a imagem de marcas de empresas ou linhas de produtos.

Estratégia de Posicionamento ou Reposicionamento: Destaca um lugar para o produto ou empresa na mente do consumidor.

Tipos de Campanhas (referência bibliográfica: LUPETTI, Marcélia (2002). p. 1 - 124)

Campanha Institucional: Divulga a empresa como um todo. Conceitua a empresa, fixa sua imagem, informa o seu segmento de atuação.

Campanha de Propaganda: Sua característica principal é a divulgação do produto, informando benefícios e atributos levando o consumidor à ação de compra. Ela não interage com o consumidor. É utilizada juntamente com a estratégia de informação. Ela leva o consumidor ao produto.

Campanha Guarda Chuva: ou linha de produtos. Reúne características da campanha institucional e da de propaganda.

Campanha de Promoção: Divulga o produto/marca, informando benefícios e atributos levando o consumidor à ação de compra promovendo uma interação, acelerando as vendas e mantendo contato direto com o consumidor. Ela leva o produto ao consumidor.

Campanha de Incentivo: Não se destina ao consumidor final. Incentiva a equipe interna visando aumento de vendas.

Campanha de Promoção de vendas: Difere-se da campanha de promoção por voltar-se à redução de preço, ou leve 3 pague 2, ou 2 produtos diferentes juntos, você compra 1 e ganha o outro. Essa campanha é uma decisão exclusiva do cliente, a agência não pode interferir.

Campanha Cooperada: Típica de varejo. Veicula vários produtos de marcas diferentes.

Assessoria de Imprensa: Função exercida por jornalistas, caracteriza-se por ser formadora de opinião. Divulga e informa os fatos relacionados com a empresa e ou produto/serviço. A divulgação alcançada não é paga

Relações Públicas: Caracteriza-se por informar, conceituar, educar, fazer crer e mediar assuntos relativos à empresa. Dentre suas funções estão relações com a imprensa, comunicações corporativas, lobbying e orientações sobre assuntos políticos, posição e imagem da empresa.

Também denominado Composto de comunicação, Ferramentas de comunicação ou Composto promocional

São as diversas maneiras pelas quais os profissionais de propaganda se comunicam com seus clientes atuais ou potenciais.

Propaganda

Qualquer forma paga de apresentação impessoal e de promoção de idéias ou serviços por um patrocinador identificado; Possui caráter persuasivo.

Objetivos: Comunicar a existência do produto ou serviço (Brand Awareness); Aumentar níveis de lembrança (Recall); Motivação a experimentação (Trial).

Peças:

Anúncios impressos, rádio, televisão, cinema, cartaz, luminosos e painéis cinéticos, anúncios, encartes, embalagens, Hot Sites e banners, Catálogos e folhetos, Anuários, cartazes, displays de ponto de venda, outdoors, banners.

Merchandising

Estimula a compra por impulso;

Aproveita os três elementos essenciais para a comercialização: produto, consumidor e o dinheiro; É um incentivo, o “empurrãozinho”;

Peças: Cartaz, Folhetos, Bandeirolas, Displays, Faixas de gôndolas, Terminais de vídeo, Placas luminosas, Móbiles e adesivos.

Merchandising Editorial (Tie-in)

Cinema, TV, Revista, Jornal, Livro e e ventos (esportivos, artísticos, musicais e comunitários).

Promoção de Vendas

Incentivos em curto prazo para encorajar a experimentação ou compra de um produto ou serviço; Oportunidade para fechar negócios; A resposta é mais forte e mais rápida. Uso: - Introdução de novos produtos

- Estímulo de vendas

- Estreitar o contato com o consumidor

- Alterações nos produtos

- Manutenção de imagem

- Ponte entre o esforço publicitário e o esforço de venda

Peças: Concursos, sorteios, loterias, Brindes, Amostra grátis, Exposições, Feiras e convenções, Cuponagem, Demonstrações, Financiamentos a juros baixos, Programas de fidelização.

Marketing de Relacionamento

Arte de criar uma relação e interdependência de trabalho mais direta entre pessoas. Identificador de clientes chaves: - Experimentador

- Habitual

-Fiel

- Defensor

(Parte 1 de 2)

Comentários