Sistema de Qualidade

Sistema de Qualidade

(Parte 1 de 7)

Elaborado por Prof.LinduarteVieira / Prof. Agnaldo Vieira

Planejamento & Controle da Qualidade

Elaborado por Prof.LinduarteVieira / Prof. Agnaldo Vieira

Ferramentas da

Qualidade

Ferramentas da Qualidade Na aula de hoje, iremos entender como prevenir e tratar uma falha.

Entretanto, havendo uma falha épreciso solucionar o problema/defeito de maneira definitiva. Assim, veremos a seguir algumas ferramentas/etapas no tratamento de falhas que nos ajudam a identificar com maior assertividade as causas.

Lembre-se, o custo com a prevenção é menor do que o custo com a correção.

CausaRaíz:o principal motivo ou desvio que gerou a falha.

Ação Preventiva :ação para eliminar falha potencial (poderágerar uma não conformidade) ou outra situação potencialmente indesejável

Ação Corretiva :ação para eliminar a causa de uma não-conformidade identificada ou outra situação indesejável.

Correção:ação para eliminar uma não-conformidadeidentificada

Antes, vamos entender algumas nomenclaturas... Não-conformidade:não atendimento a um requisito

1. Definição do problema Ferramentas da Qualidade –Etapas do processo de solução de falhas

9. Definição do Plano de Ação

2. Arranjo físico da equipe (círculos) 3. Coleta de opiniões 4. Anotações das idéias 5. Revisão do trabalho

8. Simular a falha (Não éobrigatório)

10. Prevenir a reincidência

6. Votação das idéias 7. Determinação das prioridades

Antes de opinar... Ferramentas da Qualidade –Etapas do processo de solução de falhas

Conheça o problema!!!

Ferramenta de obtenção de dados e fornecedora de bases factuais para tomada de decisão

Ferramenta de obtenção de dados e fornecedora de bases factuais para tomada de decisão

Portanto, procure saber...

Como?Como? Quando?Quando?

Quanto?Quanto? Onde?Onde?

Data de venda? Data de venda?

Data da falha? Data da falha?

Como ocorreu? Como ocorreu?

Qual condição? Qual condição?

Ferramentas da Qualidade –Etapas do processo de solução de falhas

Com os dados coletados, o time deve reunir-se, principalmente, com uma equipe multifuncional e através do brainstormingrelacionar todas as possíveis causas.

Brainstorming

Obrainstormingtambém conhecido com “Toróde Palpite”, nada mais édo que uma reunião, com duração máxima de 30minutos,onde todos os participantes apontam LIVREMENTE suas idéias e possibilidades que podem contribuir para gerar um defeito ou efeito.

Ferramentas da Qualidade –Identificação da Causa geradora da falha

Brainstorming

Cuidado -Quando gerenciar este fórum, deve-se direcionar a equipe a tarefa seja produtiva. Deve-se primar pela organização do trabalho e zelar para que os participantes (geralmente entre 6 e 12 pessoas) cumpram as seguintes regras.

•Nunca critique uma sugestão; •Encoraje as idéias bizarras;

•Prefira a quantidade àqualidade;

•Estimule a pessoas a participarem.

Processo gerador de sugestões criativas, sem formalismos e limitações de qualquer ordem.

Processo gerador de sugestões criativas, sem formalismos e limitações de qualquer ordem.

Ferramentas da Qualidade –Etapas do processo de solução de falhas

SISTEMA DA QUALIDADESISTEMA DA QUALIDADE Brainstorming

O pneu furou porque pegou um prego

Sua vez

O operador misturou pneus aprovados/ rejeitados

Acho que pode ter sido alguma rebarba da roda

Pode ser que o pneu tinha uma bolha

Ferramentas da Qualidade –Etapas do processo de solução de falhas

Se o responsável pela reunião do “toróde palpites”, não souber organizar as idéias, só irácausar confusão em torno dos diversos potenciais apontados pela equipe. Para ajudar nesta organização podemos utilizar o diagrama de Causa x Efeito.

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