Inclusão de surdos

Inclusão de surdos

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Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva

Ministro da Educação Tarso Fernando Herz Genro

Secretário Executivo Fernando Haddad

Secretária de Educação Especial Claudia Pereira Dutra

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Especial

Saberes e práticas da inclusão

Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos surdos

Brasília - 2005

Série: SABERES E PRÁTICAS DA INCLUSÃO

Caderno do Coordenador e do Formador de Grupo Recomendações para a Construção de Escolas Inclusivas

Desenvolvendo Competências para o Atendimento às Necessidades Educacionais Especiais de Alunos Surdos

Desenvolvendo Competências para o Atendimento às Necessidades Educacionais Especiais de Alunos com Deficiência Fisica/neuro-motora

Desenvolvendo Competências para o Atendimento às Necessidades Educacionais Especiais de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação

Desenvolvendo Competências para o Atendimento às Necessidades Educacionais Especiais de Alunos Cegos e de Alunos com Baixa Visão

Avaliação para Identificação das Necessidades Educacionais Especiais

Coordenação Geral SEES P/MEC

Consultoria Maria Salete Fábio Aranha

Revisão Técnica Francisca Roseneide Furtado do Monte

Denise de Oliveira Alves

Revisão de Texto Maria de Fátima Cardoso Telles

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Centro de Informação e Biblioteca em Educação (CIBEC)

D452d Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais de alunos surdos

/ Coordenação geral: SEESP/MEC ; organização: Maria Salete Fábio Aranha. - Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005.

116 p. (Saberes e práticas da inclusão 5)

1. Competência pedagógica 2. Educação dos surdos 3. Currículo I. Brasil. Secretaria de Educação Especial I. Aranha, Maria Salete Fábio II. Série

CDU: 376.214

Apresentação

Prezado (a) Professor (a),

A Educação Especial, como uma modalidade de educação escolar que perpassa todas as etapas e níveis de ensino, está definida nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica que regulamenta a garantia do direito de acesso e permanência dos alunos com necessidade educacionais especiais e orienta para a inclusão em classes comuns do sistema regular de ensino.

Considerando a importância da formação de professores e a necessidade de organização de sistemas educacionais inclusivos para a concretização dos direitos dos alunos com necessidade educacionais especiais a Secretaria de Educação Especial do MEC está entregando a coleção "Saberes e Práticas da Inclusão", que aborda as seguintes temáticas:

• Caderno do coordenador e do formador de grupo.

• Recomendações para a construção de escolas inclusivas. • Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos surdos.

• Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência física/neuromotora.

• Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades/ superdotação.

• Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e com baixa visão.

• Avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais.

Desejamos sucesso em seu trabalho.

Secretaria de Educação Especial

"O quadro a seguir ilustra como se deve entender e ofertar os serviços de educação especial, como parte integrante do sistema educacional brasileiro, em todos os níveis de educação e ensino". (Parecer CNE/CEB N°2/2001)

Sumário

Introdução

Conhecendo a Surdez: anatomia e funcionamento do sistema auditivo, conceitos e classificações

Conhecendo os Dispositivos de Amplificação Sonora: A.A.S.I., implante coclear e sistema F.M..

Conhecendo Concepções e Paradigmas do Trato à Surdez e discutindo Processos e Propostas de Ensino (Educação Monolíngüe e Educação Bilíngüe)

Sensibilizando o Professor para a Experiência com a Surdez

A Singularidade dos Alunos Surdos Expressa na Leitura e na Produção de Textos: ensino e avaliação

Da Identificação de Necessidades Educacionais Especiais às Alternativas de Ensino

Desenvolvendo Interações Sociais e Construindo Relações Sociais Estáveis, no Contexto da Sala Inclusiva

Introdução

Favorecer condições para que professores e especialistas em educação possam identificar e atender às necessidades educacionais especiais de alunos surdos, presentes na escola comum do ensino regular na educação de jovens e adultos no que se refere ao ensino e ao uso da Língua Portuguesa e ao uso da Língua de Sinais.

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