Apostila de Suspensão e direção

Apostila de Suspensão e direção

(Parte 3 de 8)

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Sistema de coordenadas: Sistema de coordenadas:

-Modelos matemáticos baseados nas leis de NEWTON

-O objetivo édescrever as relações de esforços que atuam em um sistema em relação a um referencial inercial, para tanto se faz necessário a adoção de um sistema de coordenadas.

-COORDENADAS GLOBAIS: Expressa as grandezas do movimento no referencial inercial (FIXO).

-COORDENADAS LOCAIS: Expressa as grandezas de movimento em um referencial local (PRESO AO VEÍCULO).

Embora as grandezas possam ser expressas em referenciais locais, elas são definidas em relação ao referencial inercial ou absoluto.

Suspensão

Suspensãoe e DireDireçção ão

Carlos R. Carlos R.

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A Dinâmica Veicular estA Dinâmica Veicular estáádiretamente diretamente relacionada as forrelacionada as forçças existentes e as as existentes e as propriedades dos pneus. propriedades dos pneus.

Suspensão

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-Pneu + confortável –Perfil + alto -Perfil + alto –Dobra + curva

-Perfil + baixo -Dobra -curva

-Pneu –confortável –Perfil + baixo

-Poder + tração –Profundidade –baixo

-Composto + macio –Poder + tração

-Desgaste + acentuado –Composto + macio

-Piso + escorregadio –Profundidade + alto

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-Suportar o pesodo veículo

-Desenvolver forças longitudinais durante acelerações e frenagens

-Sistema complexo com propriedades não lineares

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-O modelo radial foi gradualmente substituído pelo modelo diagonal em veículos pequenos e leves

-Sistema complexo com propriedades não lineares

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TiposTipose e caractercaracteríísticassticasde de pneus pneus a. Diagonal a. Radial

Carcaça forma da dia gon alme nte Cintasde aço

Cintas radi ais

Ângul o entre as cordas

Ângul o entre as cordas Cordas

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