Auto Cad 2002 - Desenho Técnico

Auto Cad 2002 - Desenho Técnico

(Parte 1 de 9)

UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura

Curso de

AutoCAD 2002 - módulo 2D

Elaborado por:

Ezequiel Mendonça Rezende Fevereiro / 2003

Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura

Curso de AutoCAD 2002 - Módulo 2D

§ Apresentação:

O AutoCAD é um programa de CADD (Computer Aided Draft and Design - Desenho e Projeto

Auxiliado por Computador - ou somente CAD). A AutoDesk Inc. apresentou a Versão 1.0 do AutoCAD na COMDEX em Las Vegas em novembro de 1982. Por sua arquitetura aberta, torna-se um ambiente ideal para o desenvolvimento de aplicativos por terceiros, permitindo a utilização em praticamente qualquer área de desenho e projeto, tanto como engenharia, arquitetura, agrimensura, indústria, científico, design ou qualquer outra aplicação que necessite de desenho e projeto auxiliado por computador.

1. Equipamentos necessários:

Para utilizar o AutoCAD 2000, é recomendada a configuração mínima abaixo: § Computador PC baseado em processador Pentium 133 MHz

§ Sistema Operacional Windows 95, Windows 98 ou Windows NT

§ 32 MB de memória RAM

§ Placa de Vídeo de 800x600 com 64 mil cores e Monitor colorido

§ Dispositivo Apontador

2. Um pouco de história:

O que é CAD (Desenho e Projeto Auxiliado por Computador)? O desenho e projeto auxiliado por computador tiveram início com a indústria aeroespacial e automobilística, nos fins da década de 60. Até então, os projetos eram limitados a desenhos manuais, sujeitos a imprecisão humana. Com a evolução dos computadores, sistemas complexos de CAD eram desenvolvidos, mas limitados às grandes empresas. Com o advento dos computadores PCs, uma revolução teve início, basicamente pelo baixo custo dos equipamentos, e muitas opções de programas. Um destes programas é o

AutoCAD, criado pela AutoDesk Inc., nos EUA. Inicialmente o programa era destinado a desenhos mecânico. Devido a sua arquitetura aberta, logo se tornou um padrão para desenvolvedores de sistemas, contando hoje com milhares de desenvolvedores por todo o mundo. Outros sistemas de CADD também se firmaram como padrão, como o Micro-Station e o Vector Works.

Sistemas de CAD (projeto e desenho), CAM (Manufatura), CAE (Engenharia), GIS

(Geoprocessamento) específicos tem sido criados, destinados à mecânica, agrimensura, engenharia, arquitetura, topografia, estradas, modelagem, tais como o AutoCAD, AutoSurf, AutoArchitect, AutoBuilding, Cad Overlay, Catia, GisPlus, EMS e Hiteck.

3. Evolução das versões do AutoCad:

Desde o seu lançamento em 1982, o AutoCAD tem passado por diversas revisões e alterações, melhorando os recursos do programa, sendo: -Versão 1.0 R.1 (1/1982)

-Versão 2.0 R.5 (10/1984)

-Release 10 (07/1988)

Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura

4. Compatibilidade de arquivos:

Todas as novas versões do AutoCAD, são compatíveis com os arquivos de versões anteriores, mas não vice-versa. Isto é o AutoCAD 2002 lê os arquivos das versões anteriores, mas as anteriores não podem ler os arquivos do AutoCAD 2002. O AutoCAD 2002 lê e converte os arquivos da versão 12, 13, 14 e 2000 para a versão R2002 e pode exportar os arquivos com formato da versão 12, 13 e 14 como arquivos do tipo DWG ou DXF.

Os arquivos do AutoCAD 2002 são compatíveis com o AutoCAD 2000 e vise-versa (na realidade são os mesmos tipo de arquivos).

5. Carregando o AutoCad:

Ligue o computador, e dentro do Windows, escolha no menu INICIAR a opção PROGRAMAS e depois a opção AutoCAD 2002 e depois o ícone do programa (também está escrito AutoCAD 2002), e dê um click com o botão esquerdo do mouse, iniciando o programa (também se pode utilizar o atalho que está sobre a Área de Trabalho).

Aparecerá o quadro Today onde você poderá escolhe se abre um desenho existente, cria um novo ou utiliza uma biblioteca de símbolos. Também permite acessar a Internet junto com o AutoCAD.

Dependendo da configuração, também poderá utilizar o quadro Start Up solicitando que você utilize uma ajuda para inicializar um rascunho (Scratch), ou começar por um protótipo (Template), novo desenho (Wizard), ou ainda abrir um desenho existente (Open).

Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura

Quando já carregado, o

AutoCAD 2000 apresenta a tela semelhante a representada ao lado.

Esta tela contém vários itens que merecem ser estudados individualmente.

A tela visível é chamada de tela gráfica, onde se visualiza várias informações. Um cursor em forma de duas linhas perpendiculares (x-hair) indica o ponto de inserção das entidades que serão desenhadas.

E várias outras partes do programa a seguir: § Barra de Titulo:

Nesta barra aparece o nome do programa e o nome do desenho em edição. § Barra de Menus Pull-down:

Nesta barra aparece o nome dos principais grupos de menus. § Barra de Menu de ícones padrão (Standard Toolbar):

Nesta barra encontra-se os ícones de comandos mais utilizados, sendo: New, Open, Save,

Print, Print Previw, Spelling, Cut to Clipboard, Copy to Clipboard , Paste from Clipboard, Match Properties, Undo, Redo, Launch Brownser, Oject Snap, UCS, Inquiry, Redraw, Aerial View, Named View, Pan Realtime, Zoom Realtime, Zoomt, Zoom Previous e Help.

§ Barra de Menu de Propriedade de Objetos:

Esta barra permite visualizar e executar principais mudanças em entidades e ambiente de trabalho durante a edição, sendo: Make Object’s Layer Current, Layers, Layer Control, Color Control, Linetype, Linetype Control, Line Weight Control e Plot Style

§ Menus em cascata:

Nos itens de menu que tiveram uma seta à direita, tem-se a opção de abrir em menus tipo cascata, bastando para isso acompanhar o mouse sobre o texto, e quando o item desejado estiver destacado, click com o botão esquerdo do mouse para executar o comando. Neste tipo de comandos não é necessário completar outros tipos de alternativas para a sua execução.

Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura

§ Menu de quadro de diálogo:

Nos itens de menu que tiverem uma reticência à direita, tem-se a opção de abrir quadros de diálogos, bastando para isso acompanhar o mouse sobre o texto, e quando o item desejado estiver destacado, click com o botão esquerdo do mouse para chamar o quadro. Estes quadros devem ser preenchidos em sua grande variedade de opções para que a execução do comando seja realizada.

(Parte 1 de 9)

Comentários