(Parte 1 de 4)

11 APRESENTAÇÃO

O objetivo desse manual é facilitar a busca dos alunos no que diz a estruturação de trabalhos acadêmicos, além de apresentar e explicar as regras para cada parte de um trabalho científico. É tão somente uma ajuda para consulta por parte dos alunos dos cursos de graduação. Qualquer aprofundamento teórico ou prático deverá ser buscado na bibliografia sugerida no final.

Quando falamos de um curso de graduação ou superior, estamos nos referindo, indiretamente, a uma Academia de Ciências, já que qualquer Faculdade nada mais é do que o local próprio da busca incessante do saber científico. Neste sentido, fica implícito que um trabalho acadêmico deve apresentar algumas características como os objetivos a que se propõe, a pesquisa e a conclusão. Um trabalho acadêmico não é uma cópia simples e pura de um capítulo de livro ou do conteúdo de uma página da Internet; sua confecção tem importância fundamental na formação do profissional do aluno, pois desenvolve nele a capacidade de síntese e uma visão crítica de fatos e textos.

O estilo da redação de documentos técnico-cientificos e acadêmicos apresenta características próprias, diferindo do utilizado em outros tipos de composição, como a literária, a jornalística e a publicitária. Este manual tem o objetivo de auxiliar os docentes e discentes na elaboração e correção de seus trabalhos acadêmicos dentro dos padrões exigidos segundo as Normas da ABNT.

22 APRESENTAÇÃO GRÁFICA DE UM TRABALHO ACADÊMICO

Um trabalho acadêmico ou científico divide-se em três tipos elementos: pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Elementos Pré-Textuais

CAPA: é a proteção externa do trabalho, padronizada pela faculdade – Será OBRIGATÓRIA para o TCC (Encadernação com capa dura e normatizada) e Opcional para o TRM (Encadernação em espiral com capa mole, primeira capa transparente);

FOLHA DE ROSTO: é a folha que apresenta os elementos essenciais à identificação do trabalho é de caráter OBRIGATÓRIO;

VERSO DA FOLHA DE ROSTO: ficha catalográfica (Para Dissertações de mestrado e Teses de Doutorado);

FOLHA DE APROVAÇÃO: autor, título, aprovado em ... , nome do orientador, banca examinadora. (OBRIGATÓRIO para o TCC);

DEDICATÓRIA: a critério do autor, somente para o TCC e de caráter OPCIONAL;

AGRADECIMENTO: é interessante que sejam feitos agradecimentos a pessoas e instituições; somente para o TCC e de caráter OPCIONAL;

LISTAS: de ilustrações; tabelas; abreviaturas e símbolos (nesta ordem), são de caráter OPCIONAL

SUMÁRIO: relação das principais divisões do trabalho na ordem em que aparecem no texto, é de caráter OBRIGATÓRIO;

Elementos Textuais

TEXTO: O núcleo do trabalho, deve apresentar as seguintes seções:

INTRODUÇÃO: na qual o autor apresenta o propósito e objetivo do trabalho e como se pretende desenvolvê-lo;

DESENVOLVIMENTO: é o texto propriamente dito, em que o assunto é apresentado e desenvolvido. Geralmente compreende a parte teórica sobre o assunto, metodologias de pesquisa, os resultados empíricos das pesquisas e a análise desses resultados;

CONCLUSÃO: remete-se à introdução e a desenvolvimento e diz se o que foi pretendido foi alcançado, parcial ou totalmente, dando sugestões para trabalhos posteriores.

Elementos Pós-Textuais

REFERÊNCIAS: todo material que foi usado para consulta, que tenha sido citado ou recomendado; é de caráter OBRIGATÓRIO;

GLOSSÁRIO: lista em ordem alfabética de palavras especiais, pouco conhecidas, obscuras ou de uso restrito; OPCIONAL.

APÊNDICES: Elementos opcionais, compostos por anotações do autor, são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e respectivos títulos – Ex. APÊNDICE A - Título;

ANEXOS: Elementos opcionais, compostos por anotações, documentos, quadros, tabelas, etc. de autoria de terceiros, são identificadas por letras maiúsculas consecutivas, travessão e respectivos títulos – Ex. ANEXO A - Título;

CONTRACAPA - para fins de proteção do trabalho.

Convêm ressaltar que:

LISTA DE ILUSTRAÇÕES: localiza-se antes do samário, em página própria. Relaciona figuras, tabelas, quadros e gráficos, na ordem em que aparecem no texto, indicando o número, o título e a página onde se encontram (Anexo C). Se houver poucas ilustrações de cada tipo, todas podem ser colocadas em uma página só;

LISTA DE SIGLAS, ABREVIATURAS E SÍMBOLOS: também antes do samário, devem ser ordenadas alfabeticamente, seguidas de seus significados. Usar uma nova página para cada lista (NB - 14:01.05.001);

RESUMO: é uma apresentação resumida clara e concisa do texto, com que se procura destacar quais são os aspectos de maior interesse e importância. Deve ser redigido de forma impessoal, não excedendo 500 palavras. O resumo deve ressaltar objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. (Para Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado ou se pedido pelo professor/orientador);

ABSTRACT: é a tradução para o inglês do resumo (Para Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado);

APÊNDICES: o que não é fundamental ao texto, mas que pode lhe servir de apoio.

NOTAS DE RODAPÉ: dentro do texto, destina-se a prestar esclarecimentos, comprovar uma afirmação ou justificar uma informação que não deve ser incluída no texto. As notas devem limitar-se ao mínimo necessário. As notas de rodapé são colocadas no pé da página, separadas do texto por uma linha de aproximadamente 1/3 da largura útil da página, a partir da margem esquerda. A indicação da remissiva para rodapé deve ser feita com números em expoente, como no exemplo:

...Pesquisas comprovam a crescente presença da mulher no mundo dos negócios². Isso se deve a...

No rodapé

_______________________

2 Entre essas pesquisas, destacam-se Anprotec (2003), IBQP (2004), Soares (2000).

2.12.1 Capa

O projeto gráfico da Capa de um Trabalho Acadêmico fica a critério da Instituição de Ensino, mas alguns elementos são obrigatórios na mesma, são eles:

  • Instituição e Unidade de ensino

  • Nome do autor (Se for mais de um autor, omitir os nomes na Capa e apresentá-los na Folha de Rosto)

  • Título do trabalho

  • Cidade e ano. (não citar o mês).

2.22.2 FOLHA de Rosto

É a que contem os elementos essenciais à identificação do trabalho. A folha de rosto deve apresentar na seguinte ordem:

  • Nome do(s) autor(es) - Quando for mais de um autor, relacioná-los em ordem alfabética;

  • Título principal do trabalho;

  • Subtítulo se houver precedido de (:);

  • Natureza do trabalho e objetivo do mesmo;

  • Nome da Instituição e Área de Concentração;

  • Nome professor Orientador e se houver, Co-Orientador;

  • Abaixo é possível verificar alguns exemplos.

  • Local (cidade);

  • Ano.

    ANEXO A

2.32.3 Folha de Aprovação

Elemento obrigatório para o TCC, colocado logo após a Folha de Rosto, constituído pelo nome do autor do trabalho, título do trabalho e subtítulo (se houver), natureza, objetivo, nome da instituição, área de concentração, data da aprovação, nome, titulação e assinatura dos componentes da banca avaliadora. A data e a assinatura dos componentes da banca são colocadas após a apresentação e aprovação do trabalho.

ANEXO B

2.42.4 Dedicatória

Elemento opcional, colocado após a folha de rosto.

2.52.5 Agradecimento(s)

Elemento opcional, colocado após a dedicatória.

2.62.6 Epígrafe

Elemento opcional, colocado após a folha de agradecimento, pode também aparecer nas folhas de abertura das seções primárias.

2.72.7 Listas

São elementos opcionais que irão apresentar a relação de ilustrações, tabelas, abreviaturas e siglas, de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número de página. A exceção acontece para a lista de abreviaturas e siglas pois estas devem aparecer em ordem alfabética e seguida das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso. Recomenda-se uma lista para cada caso.

Convêm ressaltar que:

LISTA DE ILUSTRAÇÕES: localiza-se antes do sumário, em página própria. Se houver poucos itens de cada tipo, todas as listas podem ser colocadas em uma página só;

LISTA DE SIGLAS, ABREVIATURAS E SÍMBOLOS: também antes do samário, devem ser ordenadas alfabeticamente, seguidas de seus significados. Usar uma nova página para cada lista (NB - 14:01.05.001);

ANEXO C

2.82.8 Sumário

É a numeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento na ordem em que estão no mesmo. Todas as seções de um documento devem ficar claramente indicadas. Devemos lembrar que o sumário não deve ser confundido com índice, resumo ou lista do conteúdo do trabalho. O sumário deve ser apresentado da seguinte maneira:

Deve vir apresentado em folha distinta, após a folha de rosto, termo de aprovação, dedicatória, agradecimentos e epígrafe quando existirem.

Relação dos títulos dos elementos pré-textuais, que aparecem após o sumário deve vir sem indicativo de numeração. Pode-se usar numeração especial, exemplo: ( i, ii, iii, ....).

A relação dos títulos dos elementos textuais (capítulos, das seções ou das partes) e dos elementos pós-textuais devem ser apresentados com a mesma formatação gráfica adotado no texto.

Cada capítulo, seção ou parte deve apresentar os seguintes dados:

  • Indicativo numérico quando houver

  • Título

  • Número da folha inicial, ligado ao título por uma linha pontilhada.

  • O espaçamento entre o indicativo numérico e o título deve ser igual para todo o sumário e pode ser adotado um padrão de dois espaços.

  • O Sumário deve vir todo alinhado à esquerda, sem recuos para os sub-níveis.

ANEXO D

2.92.9 Núcleo do Trabalho

O núcleo do trabalho divide-se em seções de acordo com os elementos de qualquer relatório de cunho científico: introdução, desenvolvimento e conclusão. Contudo, a quantidade e a denominação das referidas seções variam em função da temática, do alcance e do tipo de pesquisa. O essencial é que todos os elementos citados sejam contemplados.

2.9.1 Introdução

A introdução deve evidenciar os objetivos do trabalho, a apresentação do assunto, sua problemática e importância, de maneira clara e sucinta, fazendo breve menção a trabalhos anteriores relativos ao tema. Dependendo do tamanho e da complexidade do trabalho ou da orientação do professor que está solicitando o mesmo, a Introdução deve vir em folha distinta.

(Parte 1 de 4)

Comentários