Dreno de Torax

Dreno de Torax

DRENAGEM TORÁCICA

Indicações: Os sistemas coletores de drenagem pleural ou mediastinal são empregados em cirurgias torácicas ou cardíacas e destinam-se à evacuação de conteúdo líquido e ou gasoso da cavidade torácica

Pneumotórax Conceito Pneumotórax significa presença de ar na cavidade pleural. Acontece pela ruptura da pleura parietal e/ou da pleura visceral, que aumenta a pressão intrapleural e provoca colapso pulmonar mais ou menos intenso.

As principais formas de pneumotórax são: Espontâneo: atinge pessoas saudáveis e não tem causa aparente. Traumático: aparece como conseqüência de traumatismo com ou sem fratura de costelas ou de uma cirurgia. Secundário a outra doença: como enfisema pulmonar, tuberculose, pneumonia, doença fibrocística etc.

Hipertensivo: um mecanismo de válvula unidirecional permite só a passagem de ar do pulmão para a pleura, levando ao colapso total do pulmão com grave insuficiência respiratória. Hidropneumotórax: quando além de ar acumula-se um líquido, que pode ser seroso, sanguíneo ou purulento.

Sintomas Começa subitamente com dispnéia, tosse seca e dor torácica no lado afetado, que piora com a tosse. Às vezes está associado a algum esforço brusco ou acesso de tosse.

Comentários