Historia e Geopolitica do petroleo

Historia e Geopolitica do petroleo

HISTÓRIA E GEOPOLÍTICA DO PETRÓLEO

O curso parte de um fundamentação técnica, por que a existência dessa matéria?

  1. A primeira questão é que, ao exercemos uma profissão, espera- se que a gente conheça o seu histórico, ou seja, a partir de que momento e por quais motivações surgiu a profissão de engenheiro do petróleo?

  2. A segunda questão é a seguinte, nós não temos bola de cristal para prever o futuro, assim, devemos usar o passado como referência para que possamos fazer nossas previsões. Querem ver uma coisa? Você adquiriria uma carro zero movido apenas a álcool se esse fosse mais barato 10 % que um carro flex caso o governo se comprometesse em proteger os consumidores que adquirissem carro a álcool? A história da crise do pró-álcool nos mostra que essa é uma opção arriscada .

  3. A análise da história e geopolítica mundial contribuem para a tomada de decisões. Exemplo: se o petróleo continuar com os preços majorados tais como se encontram, a extração do ouro negro de águas muito profundas será compensadora, mas e se o preço cair? Quais as referências que temos para estabelecer se o preço deve cair ou subir?

  4. O que você deve agregar ao seu currículum para ter um diferencial na hora que tiver que encarar o mercado de trabalho? Por exemplo, e se concluirmos que haverá escassez de minério de ferro devido ao alto consumo de aço pela China e que iiso fatalmente levará a um aumento considerável do preço do aço nos próximos anos. Isso afeta a indústria do petróleo positivamente ou negativamente? Isso poderia elevar o preço dos plásticos e, portanto, trazer vantagens para a indústria petroquímica.

  5. Se amanhã descobrissem petróleo num pequeno país africano ou do sudeste asiático e você fosse convidado para trabalhar nesse país? Você pensaria em se mudar em definitivo para lá acreditando numa melhora significativa na qualidade de vida daquela nação?

  6. E tem mais , além de profissionais nós somos seres humanos, devemos ter clareza das nossas atitudes e das conseqüências das mesmas. Durante muito tempo a indústria petrolífera pagou cientistas para discordar das teses relacionadas com o aquecimento global. Por que países como EUA e Brasil priorizam o transporte rodoviário em detrimento do ferroviário? Por que o sistema de bondes elétricos foi complemente desativado nos EUA? O que levou ao suicídio de Vargas em 1953? Por que os EUA invadiram o Iraque e ameaçam o Irã.

Comentários