Relatório de Estágio

Relatório de Estágio

SOCIEDADE PIAUIENSE DE ENSINO SUPERIOR

INSTITUTO CAMILLO FILHO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO GERAL

ALEXANDRE DE CARVALHO SOUZA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

TERESINA

DEZEMBRO/2007

ALEXANDRE DE CARVALHO SOUZA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Administração do Instituto Camillo Filho, como requisito para a conclusão de curso.

TERESINA

DEZEMBRO/2007

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO

  2. DADOS DA INSTITUIÇÃO

  3. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVOS GERAIS

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. ROTINA DE TRABALHO

  2. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

5.1 QUADRO FUNCIONAL

  1. ATIVIDADES RELACIONADAS COM A CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO

    1. RECURSOS HUMANOS

    2. FINANCEIRO

    3. MARKETING

  2. CONCLUSÃO

BIBLIOGRAFIA

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  1. APRESENTAÇÃO

O presente relatório refere-se ao estágio supervisionado, a fim de cumprir uma determinação da grade curricular para a conclusão do curso de Administração Geral, conforme o Regimento Geral do Instituto Camillo Filho.

O relatório é uma forma de demonstração do aprendizado durante o estágio, unindo assim a teoria e a prática para complementar a formação universitária, e justificando-se por permitir a interação do aluno (a) em seu futuro campo de atuação profissional. O estágio aconteceu na biblioteca do Instituto Camillo Filho, Profº Balduíno Barbosa de Deus, com 4 horas trabalhadas por dia, dando-se 80 horas mensais e 1440 horas no final do estágio, num período de 18 meses.

  1. DADOS DA INSTITUIÇÃO

Nome da Instituição: Instituto Camillo Filho.

Localização: Rua Napoleão Lima – nº 1175, Bairro Jóquei Clube, Teresina – PI.

Razão Social: Sociedade Piauiense de Ensino Superior

CNPJ: 03.207.910/0001-38

Ramo de Atividade: Ensino Superior.

  1. OBJETIVOS

*OBJETIVO GERAL

# Caracterizar as teorias da administração dentro do trabalho desenvolvido na biblioteca do instituto.

*OBJETIVOS ESPECÍFICOS

# Identificar as atividades desenvolvidas na biblioteca do instituto;

# Relacionar as atividades com as práticas da administração de empresas.

  1. ROTINA DE TRABALHO

Diariamente:

  • Organizar o sistema de empréstimo da biblioteca;

  • Atender os alunos (Empréstimos e Devoluções);

  • Guardar os livros em seus respectivos lugares no acervo

Eventualmente:

  • Recomendações aos alunos sobre normas da ABNT em trabalhos acadêmicos;

  • Elaborar relatórios aos coordenadores dos cursos sobre os títulos e a quantidade de livros disponíveis de cada área;

  • Pesquisa no acervo para identificar falhas no empréstimo ou devolução dos livros;

    1. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

O INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS PROFESSOR CAMILLO FILHO – ICF é mantido pela SOCIEDADE PIAUIENSE DE ENSINO SUPERIOR – SPES, sociedade civil de direito privado, de dependência administrativa particular, que tem como finalidade a organização e manutenção de cursos na Educação Superior, a realização de estudos e projetos de caráter cultural, científico e educacional, bem como a organização e manutenção de cursos nos outros níveis de Ensino. Foi inaugurado em 5 de julho de 2000, iniciando suas atividades acadêmicas em agosto do mesmo ano.

    1. Quadro Funcional

De acordo com as informações dispostas no site do instituto, o quadro funcional é representado da seguinte forma:

Corpo Diretivo

Diretor-Presidente

Maria das Graças Melo e Lira

 

Diretor Vice-Presidente

Evaldo Freitas Lira

 

Diretor Financeiro

José Camillo Ribeiro da Silveira

 

Estrutura Organizacional

A Administração do Instituto é exercida pelos seguintes órgãos:

 

I - Deliberativos e Normativos

Conselho Superior;

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão;

Colegiados de Cursos;

 

II - Executivos

Diretoria Geral;

Diretoria Acadêmica;

Coordenadorias de Cursos;

 

III - de Apoio Administrativo e Didático-Pedagógico

Secretaria Executiva;

Núcleo de Planejamento Acadêmico;

Biblioteca;

Laboratórios.

Corpo Administrativo

Diretores:

Diretor Geral - Marcelino Leal Barroso de Carvalho: Bacharel em Direito e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí; Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco.

Vice-Diretor - Maria das Graças Melo e Lira: Bacharela em Direito e Ciências Contábeis pela UFPI.  

Coordenadores de Cursos:

Direito– Profa. MSc. Fides Angélica de Castro Veloso Mendes Ommati;

Administração– Prof. MSc. Evandro Tajra Hidd;

Arquitetura e Urbanismo – Ana Lucia Ribeiro Camilo da Silveira: Graduada em Arquitetura pela UnB; Especialista em Controle do Ambiente pela CAPES/ABEAS/MEC;  Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UnB;

Serviço Social – Raimunda Nonato da Cruz Oliveira;

Belas Artes (Pintura)– Paulo de Tarso Libório;

Coordenadorias do Núcleo de Planejamento Acadêmico:

Pedagógica - Profa. MSc. Teresa Virgínia de Rosalmeida Dantas;

Extensão e Cultura - Profa. MSc. Maria Cecília da Costa Araújo Mendes;

Biblioteca

A Biblioteca Prof. Balduíno Barbosa de Deus, do Instituto, possui, no momento, mais de 21.000 volumes, nas áreas da filosofia e das ciências sociais, jurídicas e administrativas, da arquitetura e urbanismo, da informática e da literatura, bem assim dos saberes afins, para atender, prioritariamente, na fase inicial, às disciplinas propedêuticas, contando, porém, com obras relacionadas a todas as disciplinas/atividades dos planos curriculares, à medida de cuja implementação será também, gradualmente, ampliados os acervos específicos dos cursos em funcionamento. O acervo também vem sendo ampliado e atualizado por indicações dos professores e alunos, sendo, a cada início de semestre, providenciada a compra dos títulos selecionados, tendo presente à implantação das disciplinas e atividades da graduação, dos programas de pós-graduação e dos projetos de pesquisa e extensão. Instalada em uma área de 1.280m2, biblioteca do ICF conta com amplos espaços para estudos individuais e em grupo, para os serviços e o acervo, bem como com 9 (nove) computadores interligados à Internet, à disposição dos usuários, bem como para acesso às informações do banco de dados do acervo bibliográfico. A biblioteca mantém, também, um Boletim Bibliográfico, já em seu sexto número, para divulgação mensal das novas aquisições, através do qual, os usuários podem acompanhar a evolução do acervo. Esse boletim é enviado aos professores e às entidades da representação estudantil.

  1. ATIVIDADES RELACIONADAS COM A CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO

    1. RECURSOS HUMANOS

*Agregando Pessoas

A seleção dos funcionários da biblioteca do instituto é feita através de sua bibliotecária Antônia Maria Mendes Melo, onde a mesma realiza a seleção na Universidade Estadual do Piauí – UESP, de onde ela seleciona alguns alunos do curso de Biblioteconomia.

Após isso, o nome dos selecionados é enviado para a direção do instituto, onde os será aprovada ou não a(s) sua(s) contratação(ões).

*Aplicando Pessoas

A parte que cabe nessa área é a de orientação às pessoas, no caso aos funcionários/estagiários que são contratados, com referência nas normas da instituição.

*Recompensando Pessoas

A referência desse quesito na biblioteca é quase inexistente.

*Desenvolvendo Pessoas

Em relação ao desenvolvimento do pessoal de trabalho, ocorre primeiramente com um treinamento, onde o funcionário/estagiário é preparado para operar o sistema de empréstimos da biblioteca e também é orientado de como deve ser feita a devolução dos livros ao acervo, no qual tem uma ordem específica para os livros das diferentes áreas.

Ao desenvolvimento propriamente dito, ocorre com o passar do tempo, quando os funcionários vão adquirindo novos conhecimentos e são delegados ao desenvolvimento e realização de outras tarefas.

*Mantendo Pessoas

A referência desse quesito na biblioteca é quase inexistente.

*Monitorando Pessoas

O monitoramento dos funcionários da biblioteca é realizado primeiramente pela bibliotecária e posteriormente pelos supervisores e diretores do instituto.

    1. FINANCEIRO

A questão financeira que está relacionada à biblioteca, é através da aquisição de livros, periódicos e materiais multimídia.

Os professores de cada curso fazem a relação dos livros que serão necessários para ministrar as aulas do período letivo e entregam na coordenação de cada curso. Os respectivos coordenadores enviam essa relação para a biblioteca, de onde é feita uma pesquisa junto às livrarias e assim é feito um orçamento. Em seguida esse orçamento é enviado para a direção geral do instituto onde passará por um processo de aprovação. Por fim, se aprovado, a relação dos livros com o orçamento é enviada para o diretor financeiro fazer o processo de compra e pagamento dos materiais.

    1. MARKETING

As atividades de marketing da biblioteca são praticamente inexistentes, pois não existe nenhuma política voltada para isso e também nenhum incentivo por parte da direção.

  1. CONCLUSÃO

É imensa a satisfação que sinto pela tão gratificante experiência, pois tenho certeza de ter conseguido tirar proveito dessa oportunidade que me foi dada. E que pude contribuir e aprender de alguma forma com a instituição.

O objetivo maior da instituição é a satisfação não somente dos alunos más também dos servidores, onde os mesmos esperam atuações e resultados positivos, o que se sabe que nem sempre ocorre, pois o processo demanda o tempo, planejamento adequado e compromisso por parte dos diretores.

A instituição é bem vista perante seus alunos, professores, servidores administrativos e também pela sociedade e geral.

BIBLIOGRAFIA

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

______. Introdução à Teoria Geral da Administração: edição compacta. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de A. Metodologia Cientifica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

PRADO, Heloísa de Almeida. Organização e Administração de Bibliotecas. 2. ed. São Paulo: T.A. Queiroz, Editor, 2003.

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