Fotos de componentes de Fornos Microondas

Fotos de componentes de Fornos Microondas

(Parte 1 de 2)

UFRGS – Mestrado Profissional em Ensino de Física

Mestrando: Ivo Mai

CAPÍTULO 1

O que são microondas? Como cozer ou aquecer alimentos, através de microondas? Essas perguntas ou dúvidas serão esclarecidas no transcorrer dos trabalhos deste projeto.

O tema é muito interessante e, para estudá-lo, vamos desmontar um forno de microondas, realizar experimentos que ajudem a entender os princípios que explicam o seu funcionamento, estudar textos e visitar endereços eletrônicos para aprofundar os conteúdos que descrevem tais princípios.

O objetivo deste manual é construir um kit “explodido” do forno de microondas servindo como apoio didático para professores e estudantes que poderão montar na sua Escola. Assim, pretendemos contribuir para uma aprendizagem significativa da física a partir da sua aplicação nos produtos da tecnologia presentes em nosso cotidiano.

O forno de microondas é um aparelho relativamente simples, especialmente quando comparado com outros equipamentos tecnológicos. Antes de discutirmos os princípios de seu funcionamento, vamos desmontar um forno de microondas, sempre respeitando as dicas e precauções para evitar acidentes.

1.1. MANUAL DO FORNO DE MICROONDAS

Para conhecer a estrutura física de um forno de microondas e estudar a função de cada componente é importante desmontá-lo. Recomendamos visitar oficinas de suporte técnico para eletrodomésticos, onde facilmente se conseguem doações gratuitas de componentes e fornos fora de uso. Assim, a presente atividade poderá ser desenvolvida em qualquer Escola, pois não é necessário fazer grandes investimentos. Dependendo da marca ou ano de fabricação, a estrutura física pode variar muito, mas os componentes básicos e os princípios físicos aplicados no seu funcionamento são os mesmos. Portanto, não temos grandes problemas em adquirir materiais para desenvolver a atividade. Na figura 1 é apresentado um forno da marca Brastemp, que funciona numa freqüência de 2450 MHz, com uma potência de 1,5 kW e cuja câmara de cozimento possui um volume interno de 27 L.

Inicialmente devemos identificar a localização, tipo e bitola de parafuso que prendem o painel externo e os componentes. Normalmente são parafusos do tipo Phillips das mais diversas bitolas. Antes da desmontagem do forno desligue-o da tomada para proteção segura contra riscos de choque elétrico. A remoção do painel externo com o aparelho ligado poderá expor as pessoas a riscos de alta voltagem.

Para desmontar um aparelho de microondas e construir um modelo explodido, siga os seguintes passos:

1º) Retire os parafusos que prendem o painel externo.

Figura 1.1 – Forno de microondas BRASTEMP de 1,7 kW de potência, para redes elétricas de 220V e corrente 7 A.

UFRGS – Mestrado Profissional em Ensino de Física

Mestrando: Ivo Mai

2º) Com o painel externo removido, podemos visualizar os componentes do forno de microondas, como o cabo de força, que faz a conexão do aparelho a uma tomada devidamente aterrada, de 20 ampères para 127 V e de 15 ampères para 220 V, 60 Hz. A energia do cabo de força vai para um circuito elevador de tensão formado pelo transformador, um capacitor e um diodo, que converte a energia elétrica de baixa tensão em alta tensão, necessária para o magnetron. Também vemos o magnetron que é considerado o coração do forno, ou seja, é o componente que produz as microondas. Fica visível a placa de circuitos do painel de controle, um ventilador e os cabos que interligam os componentes.

3º) CONEXÕES: antes de retirar os cabos e fios das conexões que interligam os componentes, é importante fazer a sua identificação com caneta (marcador permanente) ou etiqueta, para facilitar a remontagem do forno.

Retire os parafusos Retire os parafusos

Figura 1.2 – Retirar os parafusos que prendem o painel externo, com auxílio de uma chave Phillips.

Cabo de força

Transformador Capacitor

MAGNETRONPainel de controleCabo de força

Transformador Capacitor

MAGNETRONPainel de controle

Figura 1.3 – Foto que mostra os principais componentes do circuito elétrico responsável pela geração das microondas.

Figura 1.4 – Recomenda-se para leigos identificar as conexões com números e posição dos componentes com letras como mostram as fotos.

UFRGS – Mestrado Profissional em Ensino de Física

Mestrando: Ivo Mai

4º) MAGNETRON: considerado o coração do forno de microondas, é constituído pelo ânodo, filamento (cátodo) e antena.

A figura 1.6 mostra a cavidade de ressonância do magnetron, partido ao meio para mostrar a sua geometria interna. A cavidade de ressonância por sua vez é o componente mais importante do magnetron, sendo constituído basicamente pelo ânodo, cátodo (filamento) e a antena.

5º) GUIA DE ONDAS: retirando o magnetron, aparece o guia de ondas, que é formado por um tubo metálico, e que tem a finalidade de levar as ondas até a câmara ou cavidade de cozimento onde as queremos. Em alguns sistemas, na extremidade do guia de ondas temos uma ventoinha metálica, para ajudar na distribuição das microondas para a cavidade do forno.

a)b)

Figura 1.7 – a) A foto mostra o guia de ondas do lado externo do forno, onde o magnetron emite as microondas; b) mostra o guia de ondas na parte interna da câmara de cozimento com a tampa plástica retirada.

Ímãs

Antena

Dissipador de calorConectores

MAGNETRON Ímãs

Antena

Dissipador de calorConectores

Filtro

Cavidade de ressonância

Ímãs

ConectorDissipador de calor

Chassi

Chassi Tampa

Filtro

Cavidade de ressonância

Ímãs

ConectorDissipador de calor

Chassi

Chassi Tampa a) b) Figura 1.5 – a) Foto de um magnetron montado; b) Foto de um magnetron desmontado.

(Parte 1 de 2)

Comentários