Vestibular1 – A melhor ajuda ao vestibulando na Internet

Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br

CONCLUSÃO

O iluminismo foi sem dúvida, um fato histórico que influenciou o acontecimento de muitos outros, como: A Revolução Francesa, a independência das nações americanas e as muitas reformas que os reis europeus (chamados despostas esclarecidos) fizeram em seus países, baseados nessas novas idéias.

Podemos dizer que o Iluminismo, foi um sistema que desenvolveu-se através de idéias, que pretendia eliminar as “trevas” do período medieval definitivamente. Tendo-se assim a associação das idéias com a luz, surgindo o Iluminismo.

O Iluminismo envolveu na sua época, séculos XVII e XVIII, o pensamento econômico, social e político.

As negociações mais debatidas nessa época, foram o racionalismo, empirismo, a lei natural, e ainda, o liberalismo, direitos naturais e democracia. Que particularmente, caracterizavam as novas idéias impostas ao antigo regime, nas quais o mudaria completamente.

O Iluminismo próprio da classe burguesa, que já estava surgindo desde o fim da Idade Média, foi baseado nas idéias dos grandes filósofos da época como Francis Bacon, René Descartes, Isaac Newton, Thomas Hobbes, Jhon Locke, Benedito Espinosa. E no século XVIII, como foi chamado de século de luzes, as idéias iluministas, foram chamadas de Ilustração, e tinha como principais filósofos Voltaire, Montesquieu e Jean Jacques Rosseau, e também os fisiocratas e liberais que se dedicavam à ciência econômica.

Comentários